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Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas

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Apresentação em tema: "Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas"— Transcrição da apresentação:

1 Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Curso: Licenciatura PLENA em Física Disciplina: DIDÁTICA Professora: Giovana Gomes Albino Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas

2 As crianças e jovens vão à escola para aprender cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender e transformar o mundo. Para isso, é necessário pensar – estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva e desenvolver as competências do pensar. LIBÂNEO, 2004

3 A educação deve ser um despertar para a vida...

4 CARACTERÍSTICAS Surgem com o ingresso dos estudos psicológicos na educação no final da década de 1980 e início dos anos 1990, chegando aos anos 2000. Concebem a ideia de que o aluno não é só um ser que aprende (uma tábula rasa); ele também tem conhecimentos e uma realidade social que precisa ser considerada, vista e trabalhada.

5 Ganham espaço no contexto educacional destacando a necessidade de se refletir sobre: “como o aluno aprende?”. As teorias influenciaram tanto que a educação passou a adotá-las como norteadoras do seu trabalho, visando entender melhor os processos de ensino e de aprendizagem.

6 Toda essa revolução das teorias psicológicas apanhadas pela educação começou a integrar as escolas e mudar a concepção de aluno e de professor. A escola passou a não se preocupar apenas em transmitir o conhecimento, mas em compreender como o aluno irá adquiri-lo e como ele deve se encaminhar na sua aprendizagem.

7 Principais Representantes
Piaget Vygotsky Wallon

8 Piaget: Para ele o conhecimento é construído através da ação do individuo sobre o meio.
Wallon: Foi o primeiro a levar não só o corpo da crianças, mas também suas emoções para dentro sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Vygotsky: Tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro.

9 Cultura Homem Sociedade Concepções
Apresenta-se de modo individualista, consumista e de superação. Essas tendências psicológicas enfatizam o ser como essencial, visando quebrar este conceito e ampliar a capacidade de interação, de inter-relação entre os seres. É considerado como um sistema aberto, em contínua formação, com capacidade de pensar e usar o conhecimento adquirido na sociedade. Concepções Sociedade É consumista, capitalista. Tem a escola como mecanismo para elevar a capacidade de atuação dos indivíduos. Valoriza o ter sobre o ser e por este motivo impulsiona a competição, o status e as competências individuais.

10 A EDUCAÇÃO É vista como um trunfo indispensável à humanidade.
É o meio primordial para se ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados e desenvolver-se enquanto ser, indivíduo capaz de compreender e agir no mundo. 

11 Escola: estimula a capacidade de aprender a pensar, de aprender a aprender e a ideia de construção do próprio conhecimento. É uma agência formadora do ser social, podendo enfatizar uma visão mais passiva ou crítica no decorrer dessa formação que oferece.

12 Professor: orientador, instigador e responsável por planejar situações de ensino em que os conteúdos e os métodos sejam coerentes com o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, proporcionando uma aprendizagem autônoma. É o mediador entre o conhecimento e o aprendiz.

13 Aluno: Cabe-lhe um papel essencialmente ativo na construção de seu conhecimento.
Deve ser autônomo diante dessa construção; ser crítico, pensante e desenvolver relações entre o saber adquirido no meio escolar e sua realidade social.

14 RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO
Baseia-se na afetividade, na confiança e no respeito mútuo. Prima pela liberdade de expressão durante todo o processo educativo.

15 PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
A centralidade sai do ensino e concentra-se na aprendizagem.

16 CONTEÚDOS ESCOLARES São valorizados como conhecimentos que promovem o desenvolvimento cognitivo e a evolução do indivíduo. Não devem ser impostos, mas construídos, reconstruídos, debatidos... Precisam impulsionar o pensamento, a reflexão e a busca de novos saberes. Destacam-se a partir de experiências e vivências proporcionadas aos alunos.

17 METODOLOGIA Valoriza a utilização de objetos como meios de descobertas e a realização de experiências, de pesquisas, do diálogo, da interação e das atividades em grupo. Prima pela diversidade metodológica, considerando, sobretudo, o envolvimento e a aprendizagem do aluno.

18 AVALIAÇÃO Ocorre de forma contínua e por diferentes meios.
Tem como fim destacar as necessidades e os progressos do aluno para trabalhar os conhecimentos a partir desses elementos. Não visa notas ou conceitos, mas o acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem.

19 NA ATUALIDADE São muito discutidas nos contextos de formação docente.
Aparecem com mais frequência nas práticas de educação infantil, apesar de não se limitarem apenas a elas. Suas evidências dependem das concepções e crenças dos professores. Não aparecem puramente expressas, mas permeadas por práticas de outras tendências.


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