Multi-function System on Chip (SoC) Solutions.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Redes de computadores Meios de transmissão.
Infra-Estrutura de Redes Professor: Fábio Alencar Mendonça 2º semestre Curso: Redes de Computadores.
Comunicação de Longa Distância
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Placas de Rede Wireless
Redes de computadores: Meios de Transmissão
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Introdução Meios de transmissão.
TCP Serviço de Transporte Confiável
Comunicação local Assíncrona
Comunicação de longa distância
Protocolos e Divisão em Camadas
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Apresentação PowerPoint
Meios físicos de Transmissão de Dados
Software de Rede Willamys Araújo.
Meios físicos de transmissão
Modelo de referência OSI
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 3
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Redes de Banda Larga sem Fios
Comunicação de Longa D i s t â n c i a.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Visão Geral de Meios de Transmissão
CCNA 1 – Teste de Cabos.
Introdução a redes Wireless
Fundamentos de RC (parte 2)
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
REDES Pacotes.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Módulo 3 Implantação do IPv6.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
MATA59 - Redes de Computadores I
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
Redes Wireless Prof. Deivson de Freitas Objetivos Apresentar características e funcionalidades de redes wireless e pontos de acesso (Access Point)
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Características, protocolos e funcionamento
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
2.2.3 Bandas de radiofrequências
CCNA Exploration Camada Física OSI
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Transmissão de Dados O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de Rede
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Comunicação de Longa Distância (Portadoras, Modulação e Modems) Marcello / Rogério Tecnologias e Mídias Digitais 25/03/2002 Sair Windows.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Fundamentos de Redes de Computadores
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
COMUNICAÇÃO ENTRE OS MÓDULOS PROCESSADORES
O M ODELO OSI E SUAS 7 CAMADAS Redes. OSI corresponde a Open System Interconection, ou Sistema de Interconexão aberto. É interessante notar que a ordem.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Multi-function System on Chip (SoC) Solutions

Modelo Geral da Camada de comunicação sem fio Os sistemas sem fio são complexos e são constituídos por um grande número de funções. Para ajudar a gerenciar um enorme número de funções, a sua estrutura foi dividi-las em diferentes camadas de funcoes. A camada mais baixa é sempre usado para meios de comunicação. No caso de um protocolo sem fios, isto é o ar. A camada mais elevada é sempre o utilizador, neste caso, um ser humano. No caso do Z-Wave uma estrutura de três camadas acabou sendo mais útil.

Modelo Geral da Camada de comunicação sem fio Camada de Rádio : Esta camada define o caminho; um sinal é trocado entre um transmissor e um receptor. Isto inclui questões como frequência, codificação, acesso hardware, etc. Camada de Rede : Esta camada define como os dados de controle real são trocadas entre dois parceiros de comunicação. isso inclui questões como o endereçamento, a organização da rede, roteamento, etc. Camada de Aplicação : Esta camada define que mensagens precisam ser trocadas para aplicações específicas, tais como a mudança de uma luz ou se aumenta a temperatura de um dispositivo de aquecimento.

Modelo Geral da Camada de comunicação sem fio Camada de Rádio : Esta camada define o caminho; um sinal é trocado entre um transmissor e um receptor. Isto inclui questões como frequência, codificação, acesso hardware, etc. Camada de Rede : Esta camada define como os dados de controle real são trocadas entre dois parceiros de comunicação. isso inclui questões como o endereçamento, a organização da rede, roteamento, etc. Camada de Aplicação : Esta camada define que mensagens precisam ser trocadas para aplicações específicas, tais como a mudança de uma luz ou se aumenta a temperatura de um dispositivo de aquecimento.

Estimativas de Distância em Redes Sem fio Os princípios gerais a considerar são os seguintes: Distância à perturbação fontes; espessuras de parede; Preste atenção à blindagem materiais; Atenuação por materiais de construção e mobiliário; Se necessário verificar se a transmissão de rádio funcionará devido às reflexões.

ATENUAÇÃO A principal coisa a considerar é a distância sem fio entre o transmissor e receptor. Esta distância tem de ser menor que o distância máxima de parâmetro do dispositivo técnico (50m ou 100m). Em seguida, todos os obstáculos possíveis são determinados entre o transmissor e do receptor. Se o sinal de rádio penetra o obstáculo a um ângulo diferente (mais de 90 graus), então o efeito de atenuação será aumentada. Se o intervalo resultante, no final, é maior do que a distância medida entre transmissor e receptor, os componentes devem funcionar bem.

Peças de mobiliário, instalação de componentes de rádio, revestimentos metálicos, plantações e alta umidade do ar devem ser considerados quando se planeja a melhor rota para o seu sistema sem fio. Uma vez que estas atenuações são aproximados, um teste é recomendada antes da instalação fixa é feita.

Espessura efectiva das paredes As localizações do transmissor e do receptor deve ser seleccionado de tal forma que a linha de conexão direta só funciona em uma distância muito curta através do material, que provoca a atenuação. Peças metálicas do edifício ou peças de mobiliário podem bloquear as ondas eletromagnéticas. Atrás de uma estrutura como esta, pode haver uma das chamadas áreas sombra, onde a recepção directa é possível.

Wireless Shadows

Apesar das áreas de sombra, é possível que os sinais sem fio possam ser refletidos por estruturas metálicas e ainda chegar ao destino final. Reflexões são imprevisíveis e é recomendável que você testar seus sistemas até que você crie uma fixação mais permanente.

Interferências

Codificação Z-Wave Z-Wave utiliza a banda de frequência ISM na Europa, que é fixado em 868,42 e utiliza uma modulação por frequência muito robusta (Gaussian Frequency Shift Keying), que permite a transmissão de dados com até 40 KB / s. Dispositivos mais antigos ainda utilizam 9,6 kb/s, de modo que (por razões de compatibilidade), todos os dispositivos também compreender uma codificação de linha com base em 9,6 kb/s. A nova família Z400 hardware, que foi introduzido em 2009, ofertas um rádio adicional, usando a freqüência de 2,4 GHz

Codificação Z-Wave Uma boa antena para 868 MHz permitirá uma distância de ligação de até 200m ao ar livre. No entanto, no interior de edifícios a distância máxima é limitada a 30 m ou mesmo abaixo, dependendo das estruturas e os níveis de atenuação no edifício. Geralmente, porém, todos os dispositivos usam hardware compatível assim, portanto,os detalhes de modulação e codificação de linha não é de interesse para a extremidade utilizador.

Camada de Rede A camada de rede está dividida em três sub-camadas: Camada de Acesso de Mídia : A camada MAC controla o uso do hardware sem fio. Suas funções são invisíveis para o usuário final e, portanto, só de pouca relevância para ele. Transport Layer : Esta função torna-se, que uma mensagem pode ser trocada livre de erros entre dois nós sem fio. O Utilizador-fim não pode influenciar as funções desta camada, mas os resultados desta camada são visíveis. Encaminhamento da camada : Esta camada faz, que - através da utilização de outro nós, se necessário - uma mensagem é passada entre o original remetente e o receptor desejado. As funções do encaminhamento camada são visíveis para os usuários finais e pode ser otimizada por ele.

Camada de acesso ao meio e camada e transporte Em muitas redes de comunicação sem fios, uma comunicação entre um emissor e um receptor é conseguida simplesmente enviando uma mensagem através do ar. No caso, a mensagem perde-se (devido a interferências ou posicionamento de a receber demasiado longe do remetente), o remetente não existe nada feedback, se a mensagem foi recebida e o receptor foi capaz de executar o comando adequadamente. Isso pode resultar em problemas de estabilidade e frustrar o usuário dessa rede. No Z-Wave o receptor irá reconhecer cada comando enviado pelo transmissor. Isto dá uma indicação se a comunicação foi bem sucedida ou não.

Camada de acesso ao meio e camada e transporte Esta abordagem pode ser comparada com a entrega de uma carta pela serviço de correio tradicional. Não ter mensagens reconhecidos é como envio de uma carta normal padrão para um destino. Na maioria dos casos esta carta será entregue corretamente e o receptor será capaz de ler a carta. No entanto não há nenhuma garantia e alguma incerteza permanece. Mensagens importantes são, portanto, para enviar como "carta registada com aviso de recebimento "

Camada de acesso ao meio e camada e transporte