Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto. Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Era uma vez... Era uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e os valores dos homens: O Bom Humor, a Tristeza, o Saber... assim como todos os.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
Olá, Boa tarde! Eu sou o Funções Sintácticas, mais conhecido por FS. Hoje, vou explicar- -vos como se faz a análise sintáctica de uma frase. Espero que.
Pronomes relativos variáveis
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
O discurso directo e indirecto
O EGA chega à Escola.
SÉTIMO V.
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
A Boneca e a Rosa.
ROSAS VERMELHAS Por:
Rotina....
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Imperfeito do Conjuntivo
Clique para passagem de slides / ligue o som
Pronomes Gramática – Aula 5.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
AFE DE PORTUGUÊS.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
CATIVAR....
O Príncipe Feliz.
Classes fechadas de palavras
APREDENDO A ORAR.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
o Bom Humor, a Tristeza, o Saber...
O Poder.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
CASADOS...  .
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Infinitivo Pessoal (Flexionado)
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
A RAZÃO E A EMOÇÃO A RAZÃO E A EMOÇÃO.
... Uma ilha, na qual viviam todos os sentimentos e valores do homem:
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Mulher não trai Vinga-se...
Verbo Língua Portuguesa.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Futuro Imperfeito do Conjuntivo
Discurso Directo Indirecto.
Os dois amigos.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Dizer é mostrar Deixis.
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA?
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Dando uma guinada.
Pretérito Perfeito Composto do Conjuntivo
A Ilha dos Sentimentos.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
2 Reis NÓS SOMOS RESULTADOS DE ALGUÉM.* Ou seja você foi favorecido por alguém agora é sua vez de estender a mão a quem precisa. 1c12.7 Ou seja.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
Transcrição da apresentação:

Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto

Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para: “Queres ir ao cinema comigo?” – perguntou o João à Maria. O João perguntou à Maria se ela queria ir ao cinema com ele. “Não posso.” – respondeu a Maria. A Maria respondeu que não podia. “Mas a próxima vez que fores, avisa-me.” – pediu a Maria ao João. A Maria pediu ao João para ele a avisar a próxima vez que fosse. Alguns verbos que introduzem discurso indirecto acharconfessardizernotarperguntarresponder acrescentarcontarjulgarpedirquerersaber afirmardeclararmencionarpensarreferirsugerir

Marcin Krzysztof Wlodek Discurso directo→Discurso indirecto Presente do indicativo→Imperfeito do indicativo Pretérito perfeito simples do indicativo → Mais-que-perfeito composto do indicativo Futuro imperfeito do indicativo (BR Futuro do presente simples) → Condicional presente (BR Futuro do pretérito simples) Imperfeito do indicativo Presente do conjuntivo→Imperfeito do conjuntivo Futuro do conjuntivo→Imperfeito do conjuntivo Imperativo→Imperfeito do conjuntivo ou Infinitivo Tempos e modos verbais

Marcin Krzysztof Wlodek Discurso directo→Discurso indirecto 1. a e 2. a pessoa (eu, tu, você, nós, vocês) → 3. a pessoa (ele, ela, eles, elas) 1. a e 2. a pessoa (meu, teu…) → 3. a pessoa (dele, dela, seu…) este, esse isto, isso →→→→ aquele aquilo Pronomes pessoais Pronomes e determinantes possessivos e demonstrativos

Marcin Krzysztof Wlodek Discurso directo→Discurso indirecto aqui cá neste lugar →→→→→→ ali lá naquele lugar ontem hoje amanhã no ano passado no próximo ano agora daqui a dois dias →→→→→→→→→→→→→→ no dia anterior / na véspera nesse / naquele dia no dia seguinte no ano anterior no ano seguinte naquele momento / então dois dias mais tarde Advérbios e expressões de tempo e de lugar

Marcin Krzysztof Wlodek A Joana e o Mário estão a conversar: vaisdeste ”Onde vais passar as férias deste ano?” – perguntou o Mário à Joana. seiqueria ”Ainda não sei exactamente, mas queria ir ao Brasil.” – respondeu a Joana. estivestepassei ano passadoconheces ”Já lá estiveste?” – perguntou o Mário. ”Sim, já lá passei duas semanas no ano passado. E tu? Já conheces o Brasil?” – respondeu a Joana. conheçoeuminhadecidimos ano que vemgostaste ”Não, não conheço, mas eu e a minha mulher decidimos ir lá de férias no ano que vem.” – disse o Mário. “E gostaste do Brasil?” – acrescentou. AdoreiÉeumeus chegámosestavaíamos ficavaestávamosForam “Sim. Adorei! É um país muito bonito. Quando eu e os meus amigos chegámos lá, o tempo estava maravilhoso e por isso íamos todos os dias à praia que ficava muito perto do hotel onde estávamos. Foram umas férias fantásticas!” – disse a Joana. tuforesestete esqueçasme “Bem, se tu fores ao Brasil também este Verão, não te esqueças de me mandar um postal!” – pediu o Mário à Joana.

Marcin Krzysztof Wlodek vaisdeste ”Onde vais passar as férias deste ano?” – perguntou o Mário à Joana. seiqueria ”Ainda não sei exactamente, mas queria ir ao Brasil.” – respondeu a Joana. estivestepasseiano passado conheces ”Já lá estiveste?” – perguntou o Mário. ”Sim, já lá passei duas semanas no ano passado. E tu? Já conheces o Brasil?” – respondeu a Joana. conheçoeuminhadecidimosano que vem gostaste ”Não, não conheço, mas eu e a minha mulher decidimos ir lá de férias no ano que vem.” – disse o Mário. “E gostaste do Brasil?” – acrescentou. AdoreiÉeumeuschegámos estavaíamosficava estávamosForam “Sim. Adorei! É um país muito bonito. Quando eu e os meus amigos chegámos lá, o tempo estava maravilhoso assim que íamos todos os dias à praia que ficava muito perto do hotel onde estávamos. Foram umas férias fantásticas!” – disse a Joana. tuforesnestete esqueçasme “Bem, se tu fores ao Brasil também neste Verão, não te esqueças de me mandar um postal!” – pediu o Mário à Joana. iadaquele O Mário perguntou à Joana onde ela ia passar as férias daquele ano. sabiaqueria A Joana respondeu que ainda não sabia exactamente, mas queria ir ao Brasil. tinha estadotinha passado ano anteriorconhecia O Mário perguntou se a Joana já lá tinha estado e ela respondeu que já lá tinha passado duas semanas no ano anterior. A Joana perguntou também se o Mário já conhecia o Brasil. conheciaelesuatinham decidido ano seguintetinha gostado Ele respondeu que não conhecia, mas mencionou que ele e a sua mulher tinham decidido ir lá de férias no ano seguinte. Perguntou também se a Joana tinha gostado do Brasil. tinha adoradoeraela seustinham chegadoestavaiam ficavaestavamtinham sido A Joana respondeu que tinha adorado e que o Brasil era um país muito bonito. Quando ela e os seus amigos tinham chegado lá, o tempo estava maravilhoso e por isso iam todos os dias à praia que ficava muito perto do hotel onde estavam. Considerou que tinham sido umas férias fantásticas. se esquecerlheelafosse naquele Por fim, o Mário pediu para a Joana não se esquecer de lhe mandar um postal se ela fosse ao Brasil também naquele Verão.