NARRATIVA l D. Epston. NARRATIVA l D. Epston TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE (a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Com Som.
Advertisements

Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Afeto e Comunicação Afetiva
FÍSICA TRADICIONAL FÍSICA QUÂNTICA TGS CIBERNÉTICA COMUNICAÇÃO SISTÊMICA CIBERNÉTICA DE 1ª ORDEM (1ª e 2ª Cibernética) CIBERNÉTICA DE 2ª ORDEM CONSTRUTIVISMO.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
CTA SANTO AMARO.
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
Os tipos de comportamento no meio social
Palavra de PODER Ministério Casa Nova.
A FORÇA DOS NOSSOS PÉS.
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
Rotina....
ESTAR SOZINHO....
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Sawabona Shikoba.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Transição automática, não clic, som
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
Qual é o real motivo das pessoas frequentarem as academias?
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O TRABALHO EDUCATIVO: REFLETINDO COM OS FUNCIONÁRIOS.
Paz no Mundo.
COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
QUE LOUCURA, A VIDA VIROU PELO AVESSO, NÃO IMAGINA O QUE ESTAVA POR VIR, ME CONTARAM, MAS NEM ERA O COMEÇO, DO QUE SERIA TE TER, AQUI MEUS HORÁRIOS, MEU.
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Rotina....
Cida Valadares Irismar Andrade Santiago Quando, o peso dos anos se fazia sentir.. Por quê isso? Se és tão jovial?
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Carinhosamente,Graziela
Um homem foi a uma barbearia com a pessoa que o atendeu.
H – Olá, estive o dia inteiro a pensar em ti !! M – Olá.
Isso seria eternamente minha responsabilidade.
O que é rezar Rolagem automática dos Slides com som.
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
­Oração pelo Bicentenário
Estive a Pensar.
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
O que queremos fazer hoje?
Rotina....
Aproveite o poder mental das palavras
Quando me amei de verdade
Relação Dialógica Abordagem Gestáltica 4/12/2017.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Música: Bate o Sino Fotos retiradas da internet
A FORÇA AOS NOSSOS PÉS Ligue o som Silvana Duboc.
Quando me amei de verdade. Quando me amei de verdade.
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
As intervenções verbais do terapeuta
MEU FILHO, CONFIA-TE AO SENHOR PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XLIX EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO.
Capítulo 13 Revisão.
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
POR AMOR, VENHA! De Sidnei Piedade Com som Apresentação de Nadir Berto.
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
Preciso lhe encontrar Autor: Sidnei Piedade..
Eliene Lima Você que um dia surgiu em minha vida sem eu ao menos esperar E se instalou em meu coração me fazendo calar diante da emoção. Não imaginava.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
Esqueci de te dizer... Progressão automática. Nas últimas vezes... que nos falamos, Nos últimos dias e meses... E em todos esses anos, acabei não lembrando.
15 Atitudes que levarão Você ao TOPO!
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
Transcrição da apresentação:

NARRATIVA l D. Epston

TEORIA SISTÊMICA de FAMÍLIA HOJE (a partir do final da dec. de 90) Proposta de mais bem estar como pessoa e como psicólogo! TERAPIA NARRATIVA BASE SISTÊMICA ABORDAGEM COLABORATIVA E REFLEXIVA VERTENTES CONSTRUTIVISTAS E CONSTRUCIONISTA SOCIAL

Terapia não é uma técnica... É uma forma pela qual o “terapeuta” engaja-se nas relações com seus clientes. Foi um alívio abandonar as relações hierárquicas que tentava conduzir o processo e, estabelecer relações mais igualitárias em que o cliente e o “terapeuta” conversam juntos e trabalham juntos como dois parceiros igualmente importantes. T. Andersen

Contemplar nosso próprio EU. 1.AUTOCONHECIMENTO Conhecer a sí mesmo - Quem eu sou? Temos sensações, idéias e emoções, mas não somos elas. Nossas sensações, idéias e emoções podem mudar, oscilar, acabar. Se tivermos apego a elas, vamos sentir carência, solidão, angústia. Trabalho pessoal: é ir além destas sensações, idéias e emoções... Contemplar nosso próprio EU.

AUTOCONHECIMENTO Com qual personagens encaro minha vida? Conhecer a sí, liberta, aumenta o bem estar. O que sou é o que penso de mim – CRENÇAS. O que penso que sou, acredito e sinto como tal. Posso então mudar o que penso de mim! A mudança vai acontecer na conversa interna (dialética), consigo mesmo (PERSONAGENS INTERNOS) e com o outro, nas relações e repetições reflexiva. Com qual personagens encaro minha vida?

2.COMUNICAÇÃO Somos diferentes um do outro e somos seres relacionais! Então a comunicação serve para: Possibilidade de harmonizar as diferenças nas relações humanas. Possibilidade de desarmar bombas de mau humor e agressividade. Treino... RETÓRICA → Saber falar de sí e do outro, para o outro. DIALÉTICA → Saber escutar o outro e a sí quando outro fala, dialogando independente da concordância ou discordância.

COMUNICAÇÃO Dialogar começa consigo mesmo, ajustando idéias, valores, priorizando necessidades e segurando os desejos. Há pelo menos dois dentro de nós. Dialogar entre dois ou mais, é a oportunidade de ver de um outro jeito, compartilhar, treinar a aceitação e a humildade.

Exercício para manter a mente sistêmica Falar sem buscar a concordância ou discordância. Manter a mente no presente, no aqui e agora. Não se apegar demais no positivo e negativo das emoções...Elas passam. Viver sem julgar o que sente, e sem julgar os outros. Ser ecológico e não jogar lixo emocional (medo e culpa) nos outros e no mundo. Ver o mundo como construção, possibilidade e não como verdade absoluta.

Personagens internos...

NARRATIVA l O máximo que podemos fazer é “identificar” nossa própria experiência da experiência como ela é expressa pelos outros. D. Epston

NARRATIVA l As histórias... A experiencia... A linguagem e seus significados A construção da realidade

PRATICA NARRATIVA Máxima importância as vivencias das pessoas Favorece a percepção de mundo como mutável, diante das experiências vividas e da dimensão temporal. Modo subjuntivo de pensar ao levantar suposições, estabelecer significados implícitos e gerar perspectivas múltiplas. Estimula a polifonia, o uso da linguagem coloquial, poética e pitoresca nas descrições de vivencias e na intenção de construir novos relatos. Convida a adotar uma postura reflexiva e a apreciar a participação de cada um nos atos interpretativos. Estimula o sentido da autoria e da re-autoria da própria vida e das relações de cada pessoa ao contar e recontar a própria história. Reconhece que as histórias se co- constroem e busca condições para que a pessoa se converta em autor privilegiado. Introduz consistentemente o uso dos pronomes EU e TU nas descrições dos eventos privilegiado.

que ela recorda e como recorda. A vida de uma pessoa não é o que aconteceu, mas o que ela recorda e como recorda. Gabriel Garcia Marques

Identificar nossa própria experiência ela é expressa pelos outros. EXERCÍCIO Identificar nossa própria experiência da experiência como ela é expressa pelos outros. o que vivencio, vendo a colega expressar o que ela esta vivenciando?

Eu conto a história... Eu experimento contar a história... Tu experimenta a minha experiência do meu contar... O que é meu ... O que é do outro?

PERCEBER A CONSTRUÇÃO QUE FAÇO PARA A SEQÜÊNCIA DA HISTORIA! As historias, os filmes, livros e pessoas, tem lacunas e nos preenchemos com o nosso mundo interno.

Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem. A noite era quente e calma, e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença,aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos. Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci. Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão. Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite. Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama, te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força. Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do seu corpo.

Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo Filho da Puta Só assim, livrar-me-ei de ti, pernilongo Filho da Puta!!!! Carlos Drummond de Andrade

SE OS MEUS PROBLEMAS FALASSEM...

FIM