Como fazer um trabalho de pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Como Fazer Um Trabalho Escolar?
Produção de um trabalho de pesquisa… etapas a seguir.
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Pesquisa e Sistematização
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Desenvolvimento de PROJETOS.
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
PROJETO MAPAS 3°B.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como se faz um trabalho escolar?
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
1. Sugestões para o trabalho individual

Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
ARTIGO CIENTIFICO.
Projeto de Pesquisa.
Como organizar um trabalho de pesquisa?
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Como fazer um trabalho prático? Curso de Ciências Socio-Económicas
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Como se faz uma pesquisa? Como se trabalha em grupo
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Produção de Artigo Acadêmico
ELABORAR RELATÓRIOS.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Como estruturar um trabalho de pesquisa
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
Como criar uma apresentação em PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Como fazer um trabalho de pesquisa

Baseado no modelo de pesquisa “Big6” Para quem? Porquê?

ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA 1ª - Definir bem o tema 2ª - Pesquisar a informação 3ª - Selecionar os documentos 4ª - Recolher a informação 5ª - Tratar a informação 6ª - Avaliar o trabalho

1ª Etapa Definir bem o tema 1 - Qual o objetivo do trabalho? Após definição do tema, registar o(s) objetivo(s) do trabalho. N.B.:: O tema não deve ser muito vasto.

Definir bem o tema ( cont.) 2 - Qual a forma e dimensão do trabalho? (Daí depende o tipo e quantidade de informação a recolher) Exemplos: - Trabalho escrito em formato A4 - Desdobrável - Livro digital - Apresentação em PowerPoint - Uma página na Internet - Um blogue - Um cartaz - Um filme - Uma maqueta …

Definir bem o tema ( cont.) 3 - O que já sei? O que ainda não sei? Preencher uma grelha para registar tudo o que já se sabe sobre o assunto e o que ainda é necessário investigar. Fazer uma lista ordenada das questões a investigar, partindo do mais simples para o mais complexo e do mais abrangente para o mais específico.

Definir bem o tema ( cont.) 4 - Plano de trabalho (Plano Prévio) Com base em cada uma das questões anteriores, elabora-se o esquema do trabalho. Este plano prévio deve ser idêntico ao do plano definitivo.

2ª Etapa Pesquisar a informação Informação é o conjunto de todos os dados que se podem consultar, recolher e utilizar na produção do trabalho. N.B.: Devemos recorrer sempre a fontes fidedignas.

Fontes de Informação Revistas Internet Para obter definições e informações gerais Livros Entrevistas / Inquéritos Internet Revistas Enciclopédias FONTES DE INFORMAÇÃO Para recolher informação segura e imagens Para encontrar artigos mais específicos e atuais Para recolher imagens e informações em geral N.B.: Nem todos os sítios têm a mesma qualidade. Devemos fazer a avaliação das páginas Web Para consultar especialistas no assunto, recolher opiniões, testemunhos, fazer estatísticas...

Onde procurar A quem recorrer locais e formas de acesso: - biblioteca escolar - biblioteca municipal - biblioteca pessoal - livraria pessoas que podem orientar a pesquisa/recolha de informação: - o professor da disciplina - o professor bibliotecário - os pais /encarregados de educação - especialistas / estudiosos

Para encontrar a informação necessária: 1 - Fazer uma lista de palavras-chave / descritores… que possam ajudar a encontrar a informação, tanto no catálogo da Biblioteca, como na Internet. 2 - Consultar o catálogo: selecionar “descritores” e escrever a palavra-chave no espaço “Termo/Palavra”; Copiar as cotas dos documentos aí encontradas. 3 – Consultar os livros, folheá-los e observar os índices. 4 - Com as mesmas palavras-chave, pesquisar na Internet e tomar nota dos endereços que parecem mais apropriados.

3ª Etapa Selecionar os documentos 1 - Avaliar os documentos selecionados Consultar todos os documentos encontrados (livros, publicações periódicas, registos vídeo e áudio, sites na Internet …), escolher os que se consideram úteis e registar informações sobre os mesmos. 2 - Registar os documentos considerados pertinentes

4ª Etapa Recolher a informação 1. Ler, visionar, ouvir as fontes selecionadas e tomar notas. Através de… resumos textos que apresentam, de forma breve, as ideias desenvolvidas nos textos originais; as ideias fundamentais são expressas por palavras próprias, respeitando o conteúdo e a ordem por que aparecem citações cópia de um texto, tal como ele foi escrito pelo seu autor; esse texto deve aparecer entre aspas e com uma nota, referindo o nome do autor e da obra citada e a página em que o mesmo se encontra recolha de imagens cópia de uma imagem, esta deve apresentar o nome do autor

4ª Etapa Recolher a informação ( cont.) 2. Fazer entrevistas Selecionar a pessoa a entrevistar acerca dos assuntos tratados no trabalho; Elaborar as questões; Contactar a(s) pessoa(s) e fazer a entrevista. 3. Fazer o inquérito Determinar o que se pretende saber com a aplicação do questionário e a amostra a que se vai aplicar; Elaborar as perguntas (claras e objetivas); Aplicar o questionário; Tratar os dados.

5ª Etapa Tratar a informação 1 - Reler as notas tiradas e organizá-las, em cada capítulo, de acordo com a sua importância. N.B.: Não copiar! O plágio, além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. 2 - Analisar a(s) entrevista(s) e transcrever as informações mais importantes. 3 - Fazer o tratamento dos inquéritos (construir gráficos, grelhas, tabelas…).

5ª Etapa Tratar a informação ( cont.) 4 - Estrutura do trabalho Capa (exemplo) Identificação do agrupamento e da escola; Título do trabalho; Disciplina a que o trabalho se destina; Identificação de quem o realizou; Local e data.

Introdução (apresenta o trabalho e delimita-o com clareza) 4 - Estrutura do trabalho (cont.) Índice Contém os títulos principais e a indicação da página em que se encontram. Introdução (apresenta o trabalho e delimita-o com clareza) Identificação do tema do trabalho; Definição dos objetivos que se procuram alcançar; Razões que levaram à abordagem do tema; Indicação do caminho que se vai seguir (resume as partes indicadas no plano); Metodologia que se vai usar.

Desenvolvimento (A parte central do Trabalho) 4 - Estrutura do trabalho (cont.) Desenvolvimento (A parte central do Trabalho) (Deve ser uma exposição ordenada, mostrando nexo e sequência lógica) Construção dos vários capítulos; Formulação clara dos temas/problemas em estudo; Contextualização dos problemas (atenção às épocas históricas; teorias; autores de referência…) ; Inserção e legendagem de imagens, esquemas e gráficos nos locais certos; Referência às fontes das citações que foram utilizadas.

Conclusão Balanço da reflexão; 4 - Estrutura do trabalho (cont.) Conclusão Apresentação (síntese) das conclusões do estudo; Balanço da reflexão; Expressão da opinião pessoal sobre o tema e sobre o modo como o trabalho foi realizado.

Livro digital Blogue PowerPoint Trabalho escrito Debate Folheto Cartaz 5 - Apresentação do trabalho Livro digital Blogue PowerPoint Trabalho escrito Debate Folheto Cartaz ou outro N.B.: Reler, verificar a ortografia, a construção frásica. Verificar o tipo, a cor e o tamanho de letra, o espaçamento das linhas, a formatação, entre outros aspetos.

6ª Etapa Avaliar o trabalho Avaliar a forma como decorreu o trabalho Segui as etapas e sugestões deste guião? A informação que encontrei corresponde às necessidades identificadas? O que aprendi? O meu trabalho está organizado e bem apresentado? Citei corretamente as minhas fontes? Sinto-me orgulhoso do meu trabalho?