Planejamento e Implantação de Servidores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Advertisements

Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça
DNS Domain Name System.
Servidor de DNS Profº Marcio Funes.
Aula 3 Sistema de Nomes de Domínios
Rede Local Instalação de Software Base
Gerência de Redes Aula 03 Problemas em Camadas do modelo OSI
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Configuração de um servidor DHCP
DNS Introdução.
DNS Suporte - DI.
GERENCIAMENTO DE REDES
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Controlador de Domínio Primary Domain Controller
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Segurança na Web SSL - Secure Socket Level TLS - Transport Layer Security SET – Secure Electronic Transaction.
Aula 9 - Camada de aplicação
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Servidores de uma Rede Prof. Wladimir da Costa
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
FTIN Formação Técnica em Informática
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Camada de Transporte: protocolo UDP
Redes Configurações e teste.
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
DNS Willamys Araújo 1. Introdução A internet possui uma infinidade de sites e, para acessá-los, você digita um endereço no campo correspondente do seu.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
DEFINIÇÕES DE DNS DNS é a abreviatura de sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System) Sistema de Resolução de Nomes. É um sistema para atribuir.
Termos – redes de computadores
Microsoft Students to Business
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
IP/DNS NUNO BANDOLA COMUNICAÇÃO DE DADOS CARLOS PEREIRA.
DNS = Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios)
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Ataque ao DNS.
Informática Industrial N8INF
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Alessandro D. R. Fazenda
SOCKET - É um canal de comunicação entre processos que estabelece uma conexão entre eles na forma de cliente-servidor. Por meio de sockets, os computadores.
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
Sistemas Operacionais de Redes Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) IGOR ALVES.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Projeto Física Experimental II Por: Diego M. Pinho, Eduardo Damasceno, Hugo Hennies, Rafael M. Lopes.
Curso Superior em Redes de Computadores DHCP Prof. Sales Filho.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Implantação de Servidores Servidores DHCP e DNS Profª Rafael Folha

Apresentação Servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de diversos meios. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor.

Servidor DNS O DNS (Domain Name System) é o serviço de rede que permite a utilização de nomes de domínios, tais como www.facebook.com ao invés de utilizar o endereço IP do facebook (173.252.110.27). Imagina quando você fosse divulgar a sua empresa ao invés de divulgar pelo nome www.xingling.com.br , fosse divulgado pelo endereço IP 200.192.122.71. Seus clientes conseguiriam memorizar estes números?

Servidor DNS Fato que esse serviço facilita a vida dos internautas, pois é através do DNS que não precisamos decorar IP´s (numeros), possibilitando a associação direta do nomes das empresas junto ao dominio na internet. Este serviço tem seu funcionamento baseado numa estrutura hierárquica cliente/servidor. As conexões clientes/servidores utilizam-se a porta 53 por meio do protocolo UDP. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome

Servidor DNS Devido ao tamanho da internet, armazenar todos os domínios de endereço IP em um único servidor DNS é inviável, por questões de escalabilidade que incluem: Confiablidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço se tornaria indisponível para o mundo inteiro. Volume de tráfego: o servidor deveria tratar os pedidos DNS do planeta inteiro.

Servidor DNS exemplo: suponha que você queira visitar o site www.xingling.com.br. Para isso, primeiramente o servidor raiz é verificado e este indica o servidor de terminação.br, que por sua vez, indica o servidor que cuida do domínio nomedosite.com.br , que informa qual o seu IP, ou seja, qual o servidor onde o site em questão está localizado.

Servidores DHCP DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente. Caso tenha que administrar uma rede pequena - por exemplo, com 5 computadores - você não terá muito trabalho para atribuir um número IP a cada máquina.

Servidores DHCP O protocolo DHCP é uma solução para esse problema, já que, por meio dele, um servidor distribui endereços IP na medida em que as máquinas solicitam conexão à rede. Quando um computador desconecta, seu endereço IP fica livre para uso de outra máquina. Para isso, o servidor normalmente é configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pré-definidos. É importante frisar que, além do endereço IP, também é necessário atribuir outros parâmetros a cada computador (host) que passa a fazer parte da rede.

Servidores DHCP Quando um computador se conecta a uma rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP , Ele então, envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP. O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem à rede, visto que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez. O administrador da rede pode configurar o protocolo DCHP para funcionar nas seguintes formas: automática, dinâmica e Manual.