PROTAGONISTAS NEGRAS NAS NOVELAS BRASILEIRAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
Advertisements

Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Projeto: Promoção da Igualdade de Oportunidades no Setor Público no Brasil.
Velho e o neto ..
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
Conto.
Deus em nossas vidas By
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
Prof. Júnior Oliveira.
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
A mensagem é linda e profunda.
O PODER DA ORAÇÃO.
Influência Televisiva
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS IV O VELHO JOVEM PESCADOR.
O Segredo do Sucesso.
O Brasil que se vê Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Textos Informativos: – Cinema – história do cinema Conjunto de títulos que merecem ser vistos Contexto.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Poder da Palavra.
ACREDITE SE QUISER Silvia Schmidt.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Ontem foi o meu primeiro Dia de aulas... Eu ia fazer novos amigos... A mamã tinha dito que Eu ia fazer novos amigos... O papá contou-me que eu Ia.
Essa história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente que estava fazendo uma palestra. Essa história que eu vou contar agora aconteceu.
Discurso Direto.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Victor Santos 2PPNoite A Influência da TV e Mídia no comportamento dos Jovens.
PROJETO QUEM SOU EU? IDENTIDADE _____________________________
Juventude eterna.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
By Búzios Slides A JUVENTUDE ETERNA Cecília Meireles.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
mudar a sua vida, nada mais.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
PROJETO PEQUENO LITERATOS
O casamento de Isaque e Rebeca
Treze de Maio Gabriel Novis Neves Imagens da série “Os Africanos” Galeria Toucanart.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
PROJETO PEQUENOS LITERATOS LAYS MARIA SOBRINHO CARVALHO SOUZA.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
Tenho a nítida impressão de que quando o aniversário da gente Se aproxima vamos ficando mais saudosistas, talvez seja uma Estratégia cerebral para nos.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
KETLYN.
Aprendi Clique.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Tema. Sou uma poetisa.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Como fazer dar certo o seu próprio negocio
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
As marcas ideológicas dos textos
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
DISCUTINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SÉCULO XXI
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
GRADE “Telenovelas e interpretações do Brasil” ESTHER HAMBURGER.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
O SONHO DOS RATOS (nova velha fábula)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Transcrição da apresentação:

PROTAGONISTAS NEGRAS NAS NOVELAS BRASILEIRAS Beatriz Albuquerque e Castro biaaecastro@hotmail.com

As novelas são responsáveis por influenciar atitudes e modismos no Brasil e nos países para onde são exportadas. As tramas tem a capacidade de pautar a agenda social brasileira, definindo o que será discutido.

Ao observar telenovelas mais antigas, percebe-se que os negros têm papéis estereotipados. No livro A Negação do Brasil, Joel Zito de Araújo relembra que a Rede Globo adotava a política blackface em suas novelas. Este fenômeno surgiu nos no cinema americano, quando atores brancos se maquiavam de preto para viverem personagens negros. Um exemplo, no Brasil, ocorreu em 1969 quando o ator Sérgio Cardoso, precisou ser maquiado e colcoar rolhas de cortiça no nariz para avolumá-lo, para interpretar o papel principal na novela "A Cabana do Pai Tomáz". A atriz Sônia Braga ganhou um bronzeado especial para fazer Gabriela, porque, segundo os diretores da novela, não havia atriz negra com o perfil da personagem.

Taís Araújo: primeira negra a ser protagonista de uma novela (Xica da Silva, 1996, na TV Manchete), primeira negra a ser protagonista na Rede Globo (Da Cor do Pecado, 2004), primeira negra a apresentar um programa de beleza (Superbonita, 2006, no GNT), primeira negra a ser protagonista de uma novela das oito da Globo (Viver a Vida, 2010, uma das Helenas do autor Manoel Carlos). “Dispensaria todos esses títulos que também mostram o preconceito e o atraso existentes no meu país, que tanto amo.” (http://colunas.revistaepoca.globo.com/60anosdetv/2010/09/20/entrevista-tais-araujo/) Outras novelas que tiveram protagonistas negras: Cobras & Lagartos (2006) - Taís Araújo Cama de Gato (2009) - Camila Pitanga Cheias de Charme(2012) - Taís Araújo

Em um de seus trabalhos na Globo, "Sinhá Moça" (2006), Ruth de Souza, 88, uma das primeiras atrizes negras a fazer TV no Brasil, reclamou: seu papel não tinha nome, era apenas "a velha". Seu par, vivido pelo ator também negro Clementino Kelé, era o Pai Tobias. "Eu disse: "Será possível que a pobre dessa personagem não tenha nem nome?". Aí botaram Mãe Maria. E falei: "É Mãe Maria, Pai João e o moleque de recados. Como sempre. E nós já estamos no século 21." Hoje: "Está na moda. Estão acreditando que podemos fazer. Até então, éramos vistos como Pai João, Mãe Maria e o moleque de recados", diz a atriz, que protagonizou "A Cabana do Pai Tomás" (1969), ao lado de Sérgio Cardoso.

O diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho diz que há um “modismo”: Embora "a escalação [de atores negros] não seja estratégia de marketing", diz ele, "há um marketing em cima desse crescimento". Para Ruth e Lázaro Ramos faltam autores negros. "Como o autor vai escrever um bom papel se ele só vê as negras na cozinha dele? Ou no samba com o bumbum rebolante?", questiona Ruth. "A tendência da TV, com os mesmos autores, é que as histórias fiquem no mesmo universo", diz Lázaro. Os autores apontam para outro lado: até então, "existia uma grande carência de atores mais jovens", afirma Silvio de Abreu, de "Belíssima" (2005). "O que muda não é a cor da pele, mas o interesse do autor. Ninguém vai arriscar escrever um papel importante se não tiver ator para interpretá-lo." (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2510200918.htm)

Questionamentos iniciais - A mulher negra consegue o mesmo destaque que as brancas quando fogem do estereótipo de empregada doméstica para interpretar protagonistas e de classe média? - O que significa essa ausência de atrizes negras em papel de destaque? - Por que as atrizes negras estão tendo mais espaço? Para Joel Zito Araújo, autor do livro e do filme Negação do Brasil o fato é reflexo da estética da TV e do cinema dos EUA, que popularizou artistas negros como Will Smith, e de mudanças sociais: passou de 45% para 51% a porcentagem dos que se declaram pretos e pardos no Brasil (de 1998 para 2008). E cresceu de 8% para 15% a presença no grupo do 1% mais rico do país. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u642372.shtml)

Atividade Analisar a prensença de protagonistas negras nas novelas da Rede Globo.