História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

«Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades»
Olhando fixamente para o sol... Classe de casais – IPJG Abr/12
VALORES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
TEATRO DRAMÁTICO.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
O que pesquisa o historiador
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
APRENDENDO A MEDIR O TEMPO
Imagem que transforma.
"Ninguém te despreze por seres jovem" (I Timóteo 4,12)
Filosofia Professor Breno Cunha
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
Calendários.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A História do Calendário!.
Prof. Everton da Silva Correa
Introdução ao Estudo da História
ESTER, a Rainha.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
Bom dia!... By Vânia Maria.
Verbo Língua Portuguesa.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O TEMPO E afinal, o que é o tempo?
3ª das 12 Efusões de Energias - Arcanjo Miguel - 09/05/09 Frases Expoentes: 01/11 Chegou a hora de mudar o seu mundo dissociado da Unidade. Isto significa.
III Dimensões da ação humana e dos valores
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
Introdução ao estudo da História
Interpretando as Escrituras Sagradas
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Relacionamento com Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Colégio Adventista de Diadema
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Seja Bem Vindo.
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
O TEMPO EM HISTÓRIA.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Projeto “Páscoa do Amor”
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
MÚSICA: O RELÓGIO DE DEUS (AUTOR: Agailton Silva)
Para a História, Espaço e Tempo são fundamentais.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
História.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
Transcrição da apresentação:

História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”

Que história vamos estudar? Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.

VIVER A HISTÓRIA História é formada pelas ações humanas ao longo do tempo. Somente o ser humano tem a capacidade de transformar sua vida e a vida dos outros. O ser humano faz história agindo sobre a natureza e relacionando entre si. Estamos sempre fazendo história. Nossa maneira de atuar no presente com certeza irá influenciar o futuro.

Estudar história Os historiadores são os especialistas que estudam a história. Para recuperar e interpretar o passado eles utilizam documentos (fontes históricas). Vestígios podem ser: textos (livros, cartas, documentos oficiais, etc.); imagens (pinturas, fotografias, desenhos e filmes); sons (depoimentos pessoais, músicas, etc.); objetos (utensílios, adornos, etc.).

Cada historiador pode atribuir um sentido diferente para o mesmo acontecimento Veja o exemplo:

atividade 1-Os historiadores são os especialistas que estudam a história. Pra você o que é história? PESSOAL. 2-O que são fontes históricas? 3-Cite cinco exemplos de vestígios históricos: 4-“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”. De acordo com a frase acima, marque a alternativa correta: a) A frase se refere ao homem pré-histórico. b) A frase se refere ao homem que adquire consciência devido à sua atuação na sociedade. c) A frase se refere ao homem sem consciência e sem sociedade. 5-O que é historiografia? 6-Quem é o autor da frase da questão 4?

Tempo e história O tempo tem um papel importante em nosso estudo. Vamos conhecê-lo melhor? Formas de dividir e marcar o tempo: Segundos; Minutos; Horas; Dia; Noite; Mês; Ano; Estações, etc..

Para os judeus o dia começa no pôr do sol; Será que todos os povos, em todas as épocas dividiram o dia de forma igual? Os mesopotâmicos dividiam o dia em 12 partes e se iniciava ao meio dia; Para os judeus o dia começa no pôr do sol; Outros povos, chegaram a estabelecer que o início do dia era quando o sol aparecia, e alguns nem se preocupam com isso.

Os calendários Foi observando a natureza e suas mudanças que os homens estabeleceram a duração das horas, dos dias, das noites, dos meses e das estações. Alguns calendários antigos são ainda hoje utilizados, como o calendário CRISTÃO, o MUÇULMANO, o JUDEU e o CHINÊS.

Calendário, cristão, muçulmano e judeu. Cristão: o ano 1 começa segundo o nascimento de Cristo – (a.C. – d. C.), também é comum usar a sigla a. D., do latim anno Domini, que quer dizer ano do Senhor. Judaico: o 1 ano começa com criação do mundo, que segundo a Bíblia, ocorreu há 3.760 a. C.. Muçulmano: o ano 1 foi a partida de MAOMÉ de Meca para a Medina. O ano corresponde ao ano 622 do calendário cristão.

ATIVIDADE 1-Marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Para organizar as tarefas do dia a dia, os seres humanos criaram unidades de medida do tempo, como hora, dia, mês, ano, século. ( ) Essas unidades de medida não auxiliam o historiador a delimitar a duração dos diversos acontecimentos. ( ) O Big Bang é um famoso relógio construído na capital da França, Paris. ( ) Foi observando a natureza e seus fenômenos, que os seres humanos passaram a contar o tempo.

ATIVIDADE - CONTINUAÇÃO 2-O que é uma ampulheta? 3-Qual o significado das siglas? a. C. d. C. a. D. 4-Quantos anos tem: 1 século 1 quartel de século Meio século 1 milênio 5-Que aparelho você mais utiliza para contar o tempo?