PROFESSOR: TIAGO CARVALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA RENAL PROF. PAULO S. H. CURY.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Depura sangue Prof.César Lima
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
Primeiros Socorros Camila Sarti
Funções gerais que os rins desempenham:
A OSMORREGULAÇÃO.
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA
Rins O sistema Bacinetes Urinário Ureteres Bexiga Uretra rim ureter
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA RENAL.
Prof. Regis Romero.
SISTEMA EXCRETOR Prof. João Paulo Gurgel Biologia
Fisiologia Humana Sistema urinário.
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA URINÁRIO.
Aula 45 Excreção Humana.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
SISTEMA URINÁRIO CONCEITO
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Disciplina de Fisiologia
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Feito por: Jéssica Victória Nº7 11ºTAS
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA URINÁRIO.
ÓRGÃOS URINÁRIOS Profa. Dra. Marta Luppi.
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Profa Msc Melissa Kayser
Estrutura e função do rim
Constituição e funções
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
E. M. E. F. ANTONINA WALDEVINO DOS SANTOS
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR: TIAGO CARVALHO Email: tiago.araripina@hotmail.com SISTEMA urinário PROFESSOR: TIAGO CARVALHO Email: tiago.araripina@hotmail.com Abril/2015

O sistema urinário contribui para a manutenção da homeostase, produzindo a urina que elimina resíduos do metabolismo, água, sais, glicose, uréia e outros. Abrange os rins, que secreta a urina, os ureteres, vias que conduzem a urina para a bexiga (que funciona como reservatório), e o ureter, que lança a urina para o exterior.

Os rins são órgãos glandulares que poupam ou excretam a água e sais nas quantidades adequadas. São responsáveis pela eliminação dos detritos que as células liberam e depositam no organismo, recolhidas pelo sangue. Uréia creatinina, ácido úrico). Estão localizado na parede abdominal posterior, um de cada lado da coluna vertebral, no nível das vértebras T12- T13. O acúmulo dessas substâncias pode ser letal, pois rapidamente prejudica as funções de diversos órgãos e sistemas importantes (coração, sistema nervoso, pulmão).

Os níveis dos rins modificanm-se durante a respiração e com mudanças posturais. Cada rim move- se 2-3Cm em direção vertical durante o movimento do diafragma na respiração profunda. O rim direito esta aproximadamente um dedo superior à crista ilíaca.

Na urina temos a eliminação de: Água em excesso; Sais minerais; Células mortas; Resíduos das atividades celulares. Composição do sistema Par de rins; Par de ureteres; Uma bexiga; Uma uretra.

CARACTERÍSTICAS Rim: formato de feijão localizado na região lombar. 10 Cm comprimento e 5 Cm de espessura; Néfron: unidade funcional dos rins; Ureteres: túbulos musculosos e elásticos; Bexiga: saco muscular elástico. Na sua base temos um esfíncter uretral.

Mais que um filtro: um purificador para eliminar os detritos celulares e manter a quantidade adequada de água em todo o corpo é necessário o funcionamento dos rins. Impulsionado pelo sistema vascular até os rins, o sangue penetram em pequenos grãozinhos existentes nos rins: as cápsulas de Bowman. No interior destas, as arteríolas assumem o calibre de capilares e enrolam-se sobre si mesmas, como novelos de lã chamados de glomérulos, onde o sangue é filtrado.

Uma vez dentro dos glomérulos, o sangue deixa passar água e sais pelas paredes permeáveis dos capilares. Os materiais filtrados são também absorvidos pelas permeáveis paredes das cápsulas de Bowman, que os deixam passar para a espécie de funil em que estão inseridas. Assim, os filtrados penetram em tubos sinuosos - túbulos contorcidos proximais - onde ocorre a absorção de água e íons importantes para o funcionamento do organismo, como sódio, cloro, glicose, cálcio, fosfato e magnésio.

Após efetuarem muitas voltas, para permitir maior absorção, os túbulos formam grandes alças chamadas alças de Henle, onde o excesso de água e parte do sódio são absorvidos passando, então, a novamente formar tubos contorcidos (túbulo contorcido distal) - os quais completam a absorção das alças que os antecedem e desembocam em túbulos coletores. Considerado a unidade funcional dos rins, o conjunto de glomérulos e túbulos recebe o nome de Néfron

Por sua vez, os túbulos coletores desembocam em vias de calibre maior (ductos capilares), que se dispõem lado a lado, arrumados como pirâmides, com os vértices voltados para o interior do rim. Esses vértices inserem-se em estruturas semelhantes ao nome que possuem: cálice renal. Cada cálice se une num cálice maior, que se comunica com a maior das câmaras de saída: a pelve renal. Essas câmaras recebem a urina e afunilam-se formando os ureteres, pelos quais ela é depositada numa bolsa muscular, a bexiga, capaz de armazenar mais de um litro de líquido.

A ineficiência renal, por qualquer fator traumático ou por doenças, pode levar à perda desnecessária de água e de substâncias importantes para o organismo, bem como à liminação excessiva de água e de elementos indispensáveis ao nosso corpo, como as proteínas, por exemplo. A porção final do sistema urinário é a uretra, tubo muscular curto e estéril (não tem microrganismo) por onde a urina é expelida para o exterior através do meato urinário.

NEFRON

Até mais!