3. Uma comunidade relacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Valorize o sacrifício que Jesus fez por você,. Valorize o sacrifício que Jesus fez por você,
Advertisements

Ellen White Afirma: “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros.
“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO.
COMPROMISSO CRISTÃO.
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
Trindade.
A Comunidade.
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
A Paz.
12. A Comunhão da Família de Deus
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Igreja: comunidade de comunidades
Ministério da Fidelidade.
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
O PAPEL DA IGREJA NO AVIVAMENTO
Palavra de Vida Janeiro
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Ministério da Devoção Pessoal. Ministério da Devoção Pessoal.
Neemias 1 Como cumprir a vontade de Deus?
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração...
NOVA EBD LIÇÃO 18.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
Você é cristão? I João
Deus Trindade.
Crescendo em Comunidade
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Caríssimos, Um novo tempo, dentro do Ano Litúrgico, se inicia na Igreja. É a primeira parte do Tempo Comum. Esse tempo compreende ao todo 33 ou 34 semanas.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
1. Uma comunidade simples
25 DE JULHO DE 2015 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (Atos 15:35)
2. Uma comunidade carismática
5. Uma comunidade discipuladora
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
13. Uma comunidade expansiva
6. Uma comunidade adoradora
12 DE SETEMBRO DE 2015 Religião de verdade, que agrada a Deus, o Pai, é esta: cuidem dos necessitados e desamparados que sofrem e não entrem no esquema.
Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo 1 Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo Giovani Jacks.
9| Os cristãos sem igreja
O CHAMADO PARA A VIDA EXIGE UMA DECISÃO DE RELACIONAMENTO!
Uma mulher cheia de Graça!
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Venha conhecer a felicidade
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
Testemunhas.
Vivendo o Propósito da COMUNHÃO COMUNHÃO. FOMOS FORMADOS PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS.
Lição da Escola Sabatina 8 de novembro a 14 de novembro de 2015.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
TAREFA MAIS IMPORTANTE
Uma vida cristã saudável João 15: 10, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos.
20 de fevereiro de Seja um agente da paz Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mt 5:9)
12 de março de Aprenda mais de Jesus Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. (Jo 13:17)
O sofrimento do Filho do Homem
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Transcrição da apresentação:

3. Uma comunidade relacional 11 DE JULHO DE 2015 3. Uma comunidade relacional ... eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. (Jo 17:23)

OBJETIVO Explicar a importância de os membros da igreja de Cristo cultivarem fortes e significativos relacionamentos.

TEXTO BÁSICO ... eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. (Jo 17:23)

Introdução Não nos conhecemos bem, não conversamos de maneira profunda, não passamos tempo juntos. Dessa forma, nós nos distanciamos e nos afastamos; tornamos as relações afetivas com nossos irmãos e irmãs em Cristo em relacionamentos frios e distantes. O certo é que a igreja reproduz as características da sociedade em que está inserida. Isso implica falta de envolvimento e, portanto, relacionamentos superficiais. Contudo, nesta lição, veremos que a igreja deve ser uma comunidade relacional.

O EXEMPLO DA IGREJA PRIMITIVA Hoje, a tendência natural da humanidade é o isolamento. As pessoas trancam-se em suas casas e preferem os relacionamentos virtuais. Contudo, Deus planejou o ser humano como um ser relacional. O problema é que o pecado corrompeu o plano original e, hoje, os relacionamentos são custosos e não são fáceis de serem mantidos. Ainda assim, a igreja do nosso tempo deve esforçar-se para ser uma comunidade relacional. E o que é isso? Uma comunidade cujos membros cultivam fortes relacionamentos. A base desses relacionamentos é a união dos cristãos com Cristo. A base dos relacionamentos 2. A vivência dos relacionamentos

REFLETIDO SOBRE A IGREJA PRIMITIVA 01. Com base em Jo 17:11,21,23-24, responda: O que Jesus pediu ao Pai, em favor de todos os que creriam nele? Como podemos definir a unidade entre os crentes? 02. “Cada comunidade cristã local deve viver em harmonia e comunhão”. Qual deve ser o modelo dessas relações? Qual o objetivo dessa unidade? Leia Jo 17:21. 03. Leia At 2:42,44 e 4:32 e responda: Podemos dizer que a comunidade cristã primitiva, de Jerusalém, era uma comunidade relacional? Em que estava baseada a sua comunhão? 04. Comente sobre a reação que a vivência exemplar da igreja de Jerusalém gerou na sociedade da época. Leia At 2:44.

A PRÁTICA DA IGREJA ATUAL Uma comunidade relacional pode contribuir no crescimento espiritual dos cristãos. O pequeno grupo é uma ferramenta extremamente necessária para que a igreja seja uma comunidade relacional e para que seus membros cresçam espiritualmente. Daí a necessidade de as igrejas se dividirem nos pequenos grupos. Estes favorecem a interação e o fortalecimento dos relacionamentos, com a prática efetiva dos mandamentos da mutualidade (Jo 13:35; Rm 12:10; Cl 3:16). Certamente, as interações sociais servirão para nos aperfeiçoar como cristão.

A PRÁTICA DA IGREJA ATUAL 2. Uma comunidade relacional pode ajudar no crescimento quantitativo da igreja. Nossos relacionamentos uns com os outros são também uma forma de testemunharmos Cristo. As pessoas verão a Deus, quando o revelarmos, por meio de nossas ações de amor uns para com os outros. O mundo conhece a Jesus não apenas pela mensagem falada, mas pelo comportamento dos cristãos.

REFLETIDO SOBRE A IGREJA PRIMITIVA 05. Você já participa de um pequeno grupo? Se sim, compartilhe sua experiência de crescimento espiritual no relacionamento com os irmãos. 06. O que pode acontecer, se a sua cidade ou o seu bairro enxergarem, nos membros da igreja em que você congrega, uma comunidade relacional? Os pequenos grupos, espalhados pela cidade, podem potencializar essa visibilidade?

DESAFIO DA SEMANA Seu desafio desta semana é: se ainda não participa de um pequeno grupo, procure seu pastor e peça para ser encaixado em algum. Os benefícios para a sua vida serão inestimáveis. Também, se, na sua comunidade, ainda não há pequenos grupos, ore para que esse projeto bíblico seja desenvolvido. Encoraje a liderança da sua igreja a desenvolver essa ação.

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 4 Uma comunidade ensinadora