WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - REVESTIMENTOS CERÂMICOS,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS São classificados em: Metálicos Cerâmicos Poliméricos
Advertisements

Corrosão e Proteção de superfícies metálicas
Evonik: Excelência para a Indústria Automotiva
Soldagem do aço Inoxidável
Materiais Compósitos em Raquetes de Tênis
Nanotecnologias: Perspectivas da Indústria Brasileira
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Elementos Básicos de Operações
DEFINIÇÃO DE CORROSÃO Processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original. Corrosão é a destruição ou deterioração.
Redes de Sensores Sem Fio
Comportamento de superfícies revestidas com filmes de carbono.
TÍTULO E OBJETIVO TÍTULO
AULA: 01 PROF: Elias Junior.
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Perspectiva Histórica
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Engenharia de Materiais Rodrigo Magnabosco © –Slide 1.
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
Varistores LAMATE – Laboratório de Materiais Elétricos
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
Propriedades Bioestabilidade: dispositivos como fios de sutura e liberadores de drogas devem ter sua degradação controlada, enquanto implantes permanentes.
PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA REVESTIMENTO DE DUTOS PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Aluno: Rannier Marques.
IMPLANTES ORTOPÉDICOS Palestrante: Iêda M. V. Caminha
José Eduardo Ribeiro de Carvalho, MSc.
promoveu evento de soluções em Engenharia Naval
Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha
Tratamentos termoquímicos Combinam a ação do calor com a ação química e o resultado é o enriquecimento de uma camada, ou mesmo todo o volume, de uma peça.
Professor : Sidnei Luiz Zamberlan
De que é feito a bicicleta?
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Engenharia Submarina:  Qualificação de risers flexíveis.
TREFILAÇÃO.
Difusão.
CONTENTOR PARA QUÍMICOS E CORROSIVOS
Ensaios Mecânicos de Polímeros
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Roberto R. de Avillez Minha área de atuação/conhecimento; Difração de raios X, Cristalografia e Método.
PRF AULA 09 SOLDA OXIACETILÊNICA Prof: Elias Junior.
Tenacidade à Fratura de Juntas Soldadas de Aços Dissimilares
CONSIDERAÇÕES GERAIS NA SELEÇÃO DE MATERIAL PARA IMPLANTE CIRÚRGICO
Propriedades dos materiais
SOLDAGEM E SUA AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS
EM 739-Material Compósito
Diagrama de Fases – Parte 2
Materiais Metálicos Aula 09.
Resumo perspectiva histórica da CEM
RESISTÊNCIA AO CHOQUE OU AO IMPACTO
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel Workshop – PUC-RJ Grupo de Transformação de Fases e Caracterização de Materiais Rio de Janeiro 18 de fevereiro.
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Desde 1940 a Engenharia Metalúrgica se propõe a prever.
WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Alvaro Saavedra Petrobras/Cenpes a) Semelhante ao caso.
Faculdade de Engenharia Mecânica
Fratura Assistida pelo Meio
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
II Simpósio sobre aços: "Novas Ligas Estruturais para a Indústria Automobilística ” 15 de Maio de São Paulo.
Usinabilidade dos Materiais
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
1° Workshop de Engenharia de Materiais FEG-UNESP Título do projeto (letra minúscula Book Antiqua n. 66) (autores, minúscula, book antiqua n. 32) Resultados.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Para ter acesso a esse material acesse:
Método eletroquímico de controle
Para ter acesso a esse material acesse:
1° Workshop de Engenharia de Materiais FEG-UNESP INFLUÊNCIA DA IMPANTAÇÃO IÔNICA POR IMERSÃO EM PLASMA (3IP) NA VIDA AO DESGASTE DO AÇO INOXIDÁVEL 15-5.
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
Para ter acesso a esse material acesse:
Estudo de Caso: Economia na obra a partir da concepção do projeto Autores: Vinícius Almeida Caputo Dieyner Paganini de Souza Unidade: O-DSG Chefia imediata:
Pesquisa, desenvolvimento, produção, transformação e aplicação de materiais com objetivos tecnológicos. Qual o campo de atuação.
Para ter acesso a esse material acesse:
Química Geral Profa. Dra. Carla Dalmolin
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
GRUPO DO TITÂNIO 2 INTRODUÇÃO O Ti é de importância industrial Grandes quantidades de TiO 2 são usadas como pigmento e como “carga”, e o metal Ti é importante.
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Identificação do problema e sua relação com a área de Materiais Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - REVESTIMENTOS CERÂMICOS, NANOESTRUTURADOS E QUASICRISTALINOS 1 - (nanoaluminas e membranas dopadas com lantânio, estrôncio e magnésio) 2 - (alumina, sílica, dióxido de titânio, poliamida 11 e poliuretana) 3 - (nanotubos de carbono, epóxi e poliuretana) Camada aspergida Substrato metálico Caso B - USO DE TECNOLOGIAS DE MATERIAIS BI-METÁLICOS Cladeamento, Liner ou Weld- overlay

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Relevância e impacto econômico ou social Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - Possibilidade de uso de tubos de aço carbono revestidos, ao invés de aços inoxidáveis especiais, em colunas de poços e linhas de produção, com grande potencial de redução de custos para campos de produção do pré-sal. Caso B - Necessidade de uso de tubos de aço carbono revestidos em linhas de produção submarinos (equip., riser e flowlines) com grande resistência a corrosão. Aços inoxidáveis não atendem todos o requisitos necessários.

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Objetivos gerais do programa de pesquisa e/ou desenvolvimento Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - Obtenção de nanocompósitos poliméricos com propriedades químicas, mecânicas, tribológicas e de resistência ao impacto otimizadas pela adição de nano-componentes. Caso B - Obtenção de solução técnica para escoamento do Pré-sal, com garantias de integridade estrutural (corrosão e mecânica).

WORKSHOP 18 de fevereiro de 2011 Desafios científicos e/ou tecnológicos Luciano Piana CENPES/PDP/TMEC Caso A - O desenvolvimento encontra-se ainda em fase de prospecção. As soluções propostas, mesmo que tecnicamente aprovadas, podem não ser viáveis em escala industrial. Caso B - Garantir a integridade das instalações submarinas. Evitar/controlar a fragilização por hidrogênio causada pela proteção catódica. Avaliar a performance mecânica da solicitações propostas. Avaliar a viabilidade das soluções (END, custo, etc)