No mundo de hoje, vemos que o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinde a mim.
Advertisements

"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Trindade.
Vimos a Estrela.
veio morar no meio de nós
Pai Nosso.
Vimos uma Estrela.
O Pecado.
De braços abertos.
O Banquete e os Convidados
Juiz ou Salvador?.
O Bom Pastor.
A Comunidade.
O Profeta.
Pescadores de homens.
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
A Voz de Deus.
Juiz ou Salvador.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
Uma Virgem conceberá.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
A Lei.
Palavra sem dono.
Pequei Senhor.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
A Semente.
O Sangue da Nova Aliança
Deus Trindade.
Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé !.
Mãe de Deus.
Ide e Evangelizai.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
A Semente.
A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a fé em Jesus, que tem COMPAIXÃO das ovelhas sem Pastor... Na 1ª Leitura, Jeremias denuncia a infidelidade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Sentinelas de Deus.
Olhando para o Céu Ascensão.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
A Liturgia fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1ª Leitura Elias recebe no deserto um "pão do céu"
Trigo e Joio.
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
"Segui-me, eu farei de vós
Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.
Amou-nos até o fim.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Neste último Domingo do Ano Litúrgico, concluímos a caminhada como "discípulos" proclamando CRISTO, REI DO UNIVERSO. Hoje comemoramos também o Dia do.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e.
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
Trigo e Joio.
Transcrição da apresentação:

No mundo de hoje, vemos que o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia nos fala da PACIÊNCIA DE DEUS e nos convida a convivermos com os dois com paciência e prudência.

Às vezes julgamos certos males como "castigos de Deus". Deus é tolerante e justo, em quem a bondade e a misericórdia se sobrepõem à vontade de castigar. A 1ª Leitura apresenta um Deus indulgente e misericordioso para com os homens, mesmo quando eles praticam o mal. (Sb 12, ) A conquista da terra prometida realizou-se após muitos sofrimentos. Deus não teve pressa em punir, eliminando os povos pagãos. Ama todas as pessoas que criou, mesmo quando praticam o mal.

A 2ª Leitura sublinha a Bondade e Misericórdia de Deus, afirmando que o Espírito Santo "vem em auxílio de nossa fraqueza", guiando-nos no caminho para a vida plena. (Rm 8,26-27)

O Evangelho destaca a Paciência de Deus. (Mt 13,24-43) A presença do "Reino" no mundo é irreversível e nele todos têm lugar para crescer e amadurecer. Na volta da Missão, nota-se a Impaciência dos Apóstolos para com os que não os acolheram: "Queres que mandemos que desça o fogo do céu para destruí-los?" - Jesus critica a pressa dos Apóstolos com TRÊS PARÁBOLAS: O trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento na massa...

+ A 1ª Parábola (do trigo e do joio) nos revela DUAS ATITUDES: - A Impaciência dos homens: "Senhor, queres que arranquemos o joio?" - A Paciência de Deus: "Deixai crescer junto até a colheita..." Deus não quer a destruição do pecador e a segregação dos maus. "Deus é paciente e misericordioso, lento para a ira e rico de misericórdia" (Sl 85)

* A "paciência de Deus" com o joio nos convida a rejeitar as atitudes de rigidez, de intolerância, de incompreensão, de vingança, e a contemplar os irmãos (com as suas falhas e defeitos) com os olhos benevolentes, compreensivos e pacientes de Deus. + Joio e Trigo estão em toda parte: em todos os grupos, inclusive nas igrejas. Mesmo em nossas Comunidades cristãs, vemos presente tanto joio de desunião, de inveja, de fofocas... E qual é a nossa primeira atitude? Arrancar o joio?

"Nossa História de católicos, às vezes, se tornou História de arrancadores de joio, enquanto deveria ter sido história de perdão, de misericórdia e de amor." - Esquecemos que o mal e o bem se misturam no mundo, na vida e no coração... - Esquecemos que o Reino de Deus é um mundo de trigo e de joio, de guerra e de paz, de gozo e inquietação... - Esquecemos que o joio de hoje poderá se tornar amanhã trigo para Deus... - Esquecemos que mesmo dentro de cada um nós há trigo e joio.

- Para LÍDERES de comunidade que querem uma comunidade perfeita da noite para o dia? - Para alguns PAIS que querem os filhos mudados num piscar de olhos? - Para ANIMADORES de movimentos ou pastorais, que querem todo mundo atuando como eles? - E Cristo ainda hoje continua repetindo: "Deixai crescer junto, até a colheita". * O Reio de Deus é uma realidade irreversível, que está num processo de crescimento no mundo. + O que essa Parábola diz?

E então, ficar de braços cruzados? Não, as outras duas parábolas complementam a mensagem: + Devemos ser a SEMENTE DE MOSTARDA, pequena, insignificante, mas que cresce até aninhar os pássaros em seus ramos. + Devemos ser o FERMENTO, que leveda toda a massa, o mundo em que vivemos...  Assim transformaremos o JOIO em TRIGO. O Reino de Deus já está presente entre nós, mesmo misturado com o joio, mesmo pequeno como o grão de mostarda, ou um pouco de fermento... * E NÓS? - Somos TRIGO LIMPO: de amor, dedicação e colaboração? - ou talvez JOIO de ódio, discórdia e calúnia?...

+ Dia da Amizade, Dia do Amigo: Lembrando que Jesus é o nosso melhor Amigo, queremos celebrar em ação de graças pelos amigos que Deus nos deu. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Oração por meus amigos Pe. Zezinho Paulina COMEP Acesse o Endereço: