Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Do Encontro com CRISTO ao
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
O Conselho Pastoral Paroquial
Anteprojeto Metodológico
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Encaminhamento para o AGIR
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Conselho Missionário Diocesano
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Renovação Carismática Católica do Brasil
Animação Missionária.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pontifícias Obras Missionárias
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Execução - Pistas de ação
Diocese de São João da Boa Vista
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Congregação Missionária de Jesus Crucificado
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Documento 85 Peregrinação da Cruz e do Ícone de N. Senhora JMJ Rio 2013 Semana Missionária CF 2013 Encontro de Revitalização PROCESSO E EMBASAMENTO:
Motivação Recentes documentos da Igreja e o Papa Francisco propõem colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Presbíteros e bispos.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Conselho Missionário de Seminaristas
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
EXIGÊNCIAS E ORIENTAÇÕES PARA UM BOM ANDAMENTO DAS SMP NA DIOICESE/PARÓQUIA.
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Dc Julio Bendinelli Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – CND Manaus – AM 22 de agosto de 2012.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Transcrição da apresentação:

Dias 9 a 12 de julho 2015 PUC Minas -Belo Horizonte – MG Hospedagem nas famílias em três paróquias e algumas casas religiosas Tema: O missionário presbítero para uma Igreja em saída Lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco)

Motivação Recentes documentos da Igreja e o Papa Francisco propõem colocar todas as atividades de evangelização em chave missionária. Presbíteros e bispos são lideranças fundamentais nessa tarefa e muitos estão empenhados nesse caminho eclesial.

Entretanto, é comum ouvirmos queixas sobre a falta de espírito missionário no clero, sendo urgente uma formação mais focada no eixo pastoral-missionário, conforme sugerem o Documento de Aparecida e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (cf. DAp 100e; Doc. 93 da CNBB).

Programação - Estudo da Cartilha de Preparação nos seminários em todo o Brasil Congresso: -Conferências -Testemunhos -Partilha em grupos -Celebrações

Cartaz

Explicação do cartaz Na imagem um jovem sobressai do globo entre os mapas dos continentes. Os traços ligam o jovem presbítero ao mundo indicando a realidade onde ele deve viver sua missão. Uma das linhas contorna a cabeça do jovem e desce ao longo do corpo em forma de cajado. Esta com outro traço vindo do mapa formam uma cruz sobre seu coração. O missionário presbítero como bom pastor, tem a missão na mente e no coração.

A veste na mão esquerda tem estilo de uma túnica para indicar que o jovem deve viver atento à vocação a qual foi chamado, mas ao mesmo tempo, deve vivê-la junto ao povo, por isso a manga direita é de uma camisa. Tudo está unido à missão de Deus Trindade retratado nas três linhas que contornam a parte esquerda do desenho.

O cartaz contém as cores missionárias dos continentes (vermelho, amarelo, verde, azul e branco) que somados ao globo e ao mapa simbolizam a missão universal, na qual as Igrejas locais estão convocadas a cooperar. Essa visão é reforçada pelo tema Autoria: Silas de Oliveira, da Comunidade de Ação Pastoral, em Pouso Alegre (MG) Arte final: Wesley T. Gomes, designer das POM.

Objetivo do Congresso Animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

Objetivos específicos 1- Alimentar uma mística missionária capaz de animar os futuros presbíteros para missão universal. 2- Evidenciar a natureza missionária no ministério presbiteral para uma Igreja em saída 3- Incentivar a criação e a articulação de Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises)

4- Aproximar as casas de formação da atividade de animação e cooperação missionária da Igreja local através dos Conselhos Missionários 5- Motivar o envolvimento dos seminaristas nos projetos diocesanos de missão 6- Incentivar experiências missionárias significativas durante a formação

7- Suscitar eventos de formação missionária (Formises) para seminaristas nos diversos níveis 8- Favorecer uma experiência de partilha entre os seminaristas do todo o Brasil

Participantes: cerca de 300 Seminaristas, reitores, formadores, coordenadores Comires, bispos e convidados

Inscrições As vagas são limitadas e já foram distribuídas por meio dos Comires na Assembleia do Comina (6 a 8 de março 2015) Taxa de inscrição: R$ 100,00 Prazos: Até dia 30 de abril: enviar as inscrições para as POM em Brasília e devolver as vagas não preenchidas Dia 30 de maio encerram as inscrições

Fase de Preparação - Reuniões da coordenação - Equipes de trabalho - Distribuição de vagas - Pré-congressos - Formises -Estudo da Cartilha - O Congresso já está acontecendo

Cartilha de Preparação

Cartilha de preparação Quatro roteiros de Encontro a partir do documento “Missão e Cooperação Missionária” 1. Os fundamentos e desafios da missão 2. Conversão eclesial para uma Igreja “em saída” 3. Animação e cooperação missionária 4. Os sujeitos da cooperação e da animação missionária. Anexo: Organização dos Comises

Roteiro dos encontros -Apresentação do tema -Iluminação bíblica -Perguntas para refletir -Compromisso Tarefa Fazer uma síntese do estudo e enviar cópia para as POM. A mesma síntese deve ser levada ao Congresso, pelos participantes, como contribuição do seu Seminário

Expectativa É importante que os participantes do Congresso sejam delegados pela comunidade formativa e levem para o Congresso as reflexões e as propostas vindas dos encontros de preparação. Como fruto imediato, espera-se o fortalecimento ou a criação dos Comises, além de outras iniciativas que favoreçam o caminho de uma Igreja “em saída”.

Pontifícia União Missionária Pe. Jaime Carlos Patias, imc Tel. (61)