Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Advertisements

Subdesenvolvimento.
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
As causas do aquecimento global
Protocolo de Quioto.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
URBANIZAÇÃO.
Camada de ar que envolve a Terra
Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
As grandes cidades são diferentes?
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Espaço urbano e suas paisagens
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Aquecimento global e o Efeito estufa
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
JAPÃO: DINÂMICA POPULACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
A primeira Revolução Industrial
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Histórico e Hierarquias urbanas
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Urbanização Capítulo 25.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
A questão ambiental no Brasil
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Problemas Ambientais.
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Aquecimento Global.
O espaço urbano e o processo de urbanização
Área Urbana - Concentração de pessoas em um espaço restrito a atividade secundaria ou terciária. Para se considerar uma área urbana é levada em conta a.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Fluxos e fontes de energia
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
CIDADES GLOBAIS, METRÓPOLES MEGACIDADES E MEGALÓPOLES
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Natureza e Tecnologia.
Thais Kater Vanessa Vaz. Definição de Energia Perspectiva Histórica Aquecimento Global Protocolo de Quioto Desenvolvimento Sustentável Papel de Instituições.
Desmatamento: A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar.
Rede Urbana.
Globalização e Sociedade Leitura para casa Capitulo 12 Pag. 167 a 175.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
Cidades.
O Efeito Estufa.
As cidades e a questão ambiental
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Urbanização.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável Urbanização: É o crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado do que a população rural. Cidade: Sede de um município, independentemente do seu número de habitantes. No espaço urbano: São maiores as disponibilidades de alimentos, roupas, remédios, eletrodomésticos e outros tipos de serviços como educação, saúde, transportes e lazer. A divisão social do trabalho: Consiste na especialização de uma atividade para consumo.O aumento entre o campo e a cidade sinaliza uma sociedade moderna onde se cria vários ramos de trabalhos nos setores primário, secundário e terciário.

Êxodo Rural e Urbanização Êxodo Rural: Saída do campo para a cidade. Geralmente atrás de trabalho. Ocorreu durante e pós Revolução Industrial, m situações de guerras, crescimento demográfico elevado, maior acesso a tecnologia. A urbanização é mais recente nos países subdesenvolvidos. Hoje, a cada 5 habitantes, 4 vivem em cidades. No campo, o homem foi substituído pela máquina. A urbanização não elimina a pobreza mas transforma. Os pobres são assalariados do comércio,transportes,indústrias e serviços. São também consumidores e participam da economia de mercado.

Êxodo Rural e Urbanização Metrópole: Cidade-mãe ou seja, é aquela que tem os melhores equipamentos do país. Megalópole: Se forma pela conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. Conurbação: É o encontro de duas ou mais cidades próximas em razão do crescimento. Classificação de metrópoles globais: Nova York, Los Angeles, Tóquio, Londres, ...

Sociedade de Consumo e Desenvolvimento Sustentável Desenvolvimento sustentável: Capaz de suprir as necessidades da geração atual sem causar danos às futuras gerações. Depende do planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais são limitados. O capitalismo e o produtivismo: Não incluíram o meio ambiente como preocupante na economia política. Surgem diversas conferências em vários países com o objetivo de diminuir esta situação, entre elas, o ecomalthusianismo, ongs, ministérios, etc. Aquecimento global: É o aumento da concentração de gases-estufa na atmosfera, provocado pela combustão de carvão mineral, petróleo e gás bem como pela queima da vegetação, aumentando a retenção de calor e um aquecimento exagerado do planeta. Derrete as calotas polares e eleva o nível dos oceanos provocando inundações.

Sociedade de Consumo e Desenvolvimento Sustentável -

Protocolo de Kyoto ( 1997) Cada europeu: Lança cerca de 8 vezes mais CO2 na atmosfera do que cada africano. Cada norte-americano: Lança quase 13 vezes mais CO2 do que cada brasileiro ou seja, os EUA geram ¼ de dióxido de carbono em relação ao mundo. 60% das emissões de CO2 devem-se à Alemanha, Japão e EUA. Fixou metas de redução de 5% sobre os níveis de emissões até 2012. Criou sistemas de créditos de emissões entre os países bem como limites de emissão de gases estufa. Entrou em vigor em 2005 porém o presidente dos EUA retirou o país do tratado alegando a perda da economia norte-americana.

Desmatamento de florestas: Ritmo de 1% ou 2% ao ano. América Central: Matas pluviais extintas. África: Bacia do Congo degradada. Amazônia: Maior parte preservada mas com grandes riscos predatórios.

ATIVIDADES DAS PÁGS. 62 E 73