HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
Advertisements

COMO ENTENDER A MENSAGEM DO APOCALÍPSE
HISTÓRIA DA IGREJA.
OS MÁRTIRES DA IGREJA.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Projeto de Artes.
A IGREJA NO PERÍODO DOS APÓSTOLOS
São Mateus – Ano litúrgico A
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
As visões e revelações de Daniel
HISTÓRIA DA IGREJA.
MOTIVOS PARA ESTUDAR ESCATOLOGIA
Arte Paleocristã.
Igreja Cristã Maranata Presbitério Espírito Santense
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Área Pastoral Serrana 12 e 13 fevereiro 2011
MATEUS 24 VIGIAI.
Professor: José Edimilson Kober
Reformas religiosas.
AMAR É... ASSOCIAÇÃO QUERIDOS FILHOS AMAR É SANTOS EM 2000 ANOS DE CRISTIANISMO 1ª SÉRIE – 01 a 10 "Queridos filhos! Imitem a vida dos santos;
Atos dos Apóstolos II parte
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
AS ORIGENS DO CRISTIANISMO
A Controvérsia ariana, passo a passo Pablo Nogueira Ilustrações: Ezê
CRISTIANISMO PRIMITIVO, CRISE DE ROMA E ANTIGUIDADE TARDIA
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
Os Romanos na Península Ibérica
Arte Cristã Primitiva.
Índice O surgimento do Império Romano; Augusto, primeiro imperador;
Maria e os Padres da Igreja.
Santo André, Apóstolo.
São João Evangelista São João Evangelista é representado com uma águia ao lado, como símbolo da elevada espiritualidade que transmite com seus textos.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Definições sociológicas importantes:
Introdução ao Novo Testamento.
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
HISTÓRIA DA IGREJA A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.
Cesar e Deus.
BATISMO Na Bíblia e na História.
Professor Romildo Tavares
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Para o mundo profano este dia representa um instante negativo, mas os cristãos sabem que não é verdade. Tanto que este dia lembra um momento histórico.
IMPÉRIO ROMANO.
PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO Requisitos para composição do Cânon Sagrado: A autoridade apostólica; a Ortodoxia e a antiguidade do escrito. Os Evangelhos.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
DECLÍNIO E QUEDA Do IMPÉRIO romano
Sala de aula VOCÊ SABIA QUE O APÓSTOLO PAULO ENSINOU DURANTE 2 ANOS NUMA ESCOLA NA CIDADE DE ÉFESO?
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
Crise do Império Romano
Stº Inácio de Antioquia (?~107). Stº Inácio de Antioquia Inácio foi bispo de Antioquia, sucessor de Sº Pedro na sua primeira igreja, conheceu também Sº.
A CASA DE DEUS SENDO CONSTRUÍDA
Como o Império Romano chegou ao fim?
Uma sociedade desigual
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
O TESTEMUNHO DA igreja primitiva Atos 11.19–12.25
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
HISTÓRIA DA IGREJA.
HISTÓRIA DA IGREJA.
Educação medieval.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.
A crise de Roma e o Império Bizantino
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA IGREJA I CURSO DE TEOLOGIA POPULAR NUCLEO SANTA CRUZ DO SUL

Nascimento da Igreja 1 – Tempos Apostólicos 1- Jesus morto e ressucitado. Anunciado aos judeus. 2- Primeira abertura e ruptura: a mensagem evangélica não está presa em Jerusalem. 3 – Segunda abertura e ruptura: não é necessário fazer-se judeu para tornar-se discipulo de Jesus. 4 – A Igreja se expande com Paulo. 5 – Dois acontecimentos decisisvos: Perseguição de Nero e destruição de Jerusalém. 6 – Composição das Escrituras. (fim do primeiro século).

IMPÉRIO ROMANO “Preparação Evangélica”- Bispo Militão (Séc.II) Pequena história romana. As “cidades”do Império. Comunicações bem organizada. (malha viária e via marítima). A Unidade Cultural. (Koiné)

Uma inquietude religiosa favorável à acolhida do Evangelho As religiões tradicionais (naturistas). O culto ao Imperdor. Segunda religiosidade A filosofia, (Estoicismo) Religiões Orientais e mistéricas,(Plutarco). A mulher e as crianças.

OS CRISTÃOS NUM MUNDO QUE NÃO OS COMPREENDE 1 – As Calúnias Populares: Ateus; Incestuosos; Antropófagos; Pobres e Ignorantes; Maus cidadãos; Oposição a razão; Atrapalham a economia; Reuniões Secretas. Os apologetas: Eusébio de Cezaréia; Justino de Roma; Tertuliano de Cartago; Hipólito de Roma; Carta a Diogneto.

PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO Nero (64): primeiro imperador perseguidor. Trajano (98-117): condenado ao dizer-se cristão. Martírio Inácio de Antioquia. Marco Aurélio (161-180): Condenação de Policarpo, discípulo de João. Séptimo Severo (193-211): proibição do proselitismo cristão – Martírio de Felicidade e Perpétua. De Décio (249-251): Sacrificio ao imperador e certificado. Valeriano (253-260): medidas contra o clero e proibições de cultos e reuniões nos cemitérios. Galiano (261-285): Édito de Tolerância (261). Diocleciano (285): Criação da Tetrarquia: Ocidente: Diocleciano e Galério e Oirente: Maximiano e Constâncio Cloro.

ACABAR COM OS CRISTÃOS.

Constantino e Licínio, paz geral para a Igreja. Édito de Milão (313): integral liberdde de culto a todos os cidadãos do Império, seja qual for a religião.

IGREJA CONSTANTINIANA E IMPÉRIO CRISTÃO