A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA IGREJA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA IGREJA."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA IGREJA

2 De religião aceite a religião perseguida
Jesus propôs uma nova religião, baseada em novos princípios: amor e respeito pelos outros, igualdade entre todos e existência de um Deus ÚNICO; Esta religião inicialmente foi aceite pelo romanos; Rapidamente as autoridades identificaram esta nova religião, uma ameaça à ordem Romana porque: tinha uma religião politeísta; o culto ao imperador era obrigatório; era uma sociedade escravista. A recusa de prestar culto ao Imperador e aos deuses tradicionais, levou alguns Imperadores como Nero e Doiocleciano a mover intensas perseguições aos cristão.

3 Muitos foram mortos, alguns devorados por leões durante os espetáculos no Coliseu, outros queimados ou crucificados, tornando-se mártires; No entanto, a prática do culto continuava. Escondidos em subterrâneos – Catacumbas, os crentes mantinham viva a fé e os rituais. Após a morte de Cristo, os apóstolos continuaram as pregações, convertendo inúmeras comunidades de pagãos; O fato de em todo o Império se falar o latim tornou mais fácil a propagação da nova religião; Também a diáspora judaica contribuiu para este processo, muitos judeus tinham aderido à nova religião; A rede de estradas, os intensos contactos comerciais e a preponderância de cidades dinâmicas e populosas propiciaram, também, a rápida difusão das novas ideias.

4 Esta intolerância religiosa obrigou os cristãos a praticar o seu culto em catacumbas ou em outros lugares secretos: Catacumbas de Roma.

5 IRMÃOS QUE PAGARAM COM A VIDA SEU COMPROMISSO COM CRISTO
COMO FOI O INÍCIO ? MÁRTIRES: IRMÃOS QUE PAGARAM COM A VIDA SEU COMPROMISSO COM CRISTO

6 COMO FOI O INÍCIO ? · ESTEVÃO (APEDREJADO, JERUSALÉM, 34 DC).
· TIAGO, O APÓSTOLO (ESPADA, JERUSALÉM, 44 DC). · FILIPE, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, FRIGIA, 54 DC). · MATEUS (LANÇA, ETIÓPIA, 60 DC). · TIAGO, IRMÃO DE JESUS (APEDREJADO, JERUSALÉM). · MATIAS (APEDREJADO E DECAPITADO, JERUSALÉM). · ANDRÉ (CRUCIFICADO, ÁSIA). · MARCOS (FEITO EM PEDAÇOS, ALEXANDRIA).

7 COMO FOI O INÍCIO ? · PEDRO (CRUCIFICADO, ROMA).
· PAULO (DECAPITADO, ROMA). · JUDAS, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, ÁSIA, 72 DC). · BARTOLOMEU (CRUCIFICADO, ÍNDIA). · TOMÉ (LANÇA, ÍNDIA). · LUCAS (ENFORCADO, GRÉCIA). · SIMÃO, O ZELOTE (CRUCIFICADO, ÁFRICA, 74 DC). · BARNABÉ (73 DC). ... E MUITOS OUTROS ! ATÉ HOJE !

8 O SER HUMANO PODE ESTAR DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE JULGA SER VERDADE, MAS NINGUÉM ESTÁ DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE SABE QUE É MENTIRA.

9 Porque a nossa leve e momentânea tribulação
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos... Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2Coríntios 4:8-9 e 17-18).

10 A HISTÓRIA DA IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO
DESTAQUES

11 O QUE ACONTECEU NO PRIMEIRO SÉCULO?
OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPILADOS. O CRISTIANISMO SE ESPALHA. O INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES.

12 DETALHANDO UM POUCO MAIS…
OS ENSINOS DE JESUS SÃO COLETADOS E PRESERVADOS. OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPLETADOS. UMA NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES SUCEDE AOS APÓSTOLOS. APESAR DISSO, A EXPECTATIVA DE QUE O SENHOR VOLTARÁ A QUALQUER MOMENTO CONTINUA EM ALTA. “O FIM ESTÁ PERTO”. O EVANGELHO É LEVADO À UMA GRANDE PARTE DO MUNDO CONHECIDO DO IMPÉRIO ROMANO; E ATÉ PARA REGIÕES ALÉM DESTE.

13 RUÍNAS DE PELLA NA ATUALIDADE

14 IGREJAS LOCAIS COMEÇAM NAS SINAGOGAS JUDAICAS EM TODAS AS PARTES DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO É VISTO, EM PRINCÍPIO, COMO PARTE DO JUDAÍSMO. A IGREJA PASSA POR UMA FORTE CRISE PARA ENTENDER-SE A SI MESMA COMO UMA FÉ UNIVERSAL, E EM COMO RELACIONAR-SE COM AS SUAS RAÍZES JUDAICAS. O CRISTIANISMO COMEÇA A SE DISTANCIAR DO JUDAICO. UMA TRANSIÇÃO-CHAVE TOMA LUGAR QUANDO DA REVOLTA DOS JUDEUS CONTRA A AUTORIDADE ROMANA. NO ANO 70 OS CRISTÃOS NÃO TOMAM PARTE NA REVOLTA E SE MUDAM PARA PELLA, NA JORDÂNIA.

15 OS JUDEUS, REUNIDOS EM JAMNIA, CONFIRMAM O CÂNON DAS ESCRITURAS HEBRAICAS. OS MESMOS LIVROS SÃO RECONHECIDOS COMO AUTORITATIVOS PELOS CRISTÃOS. ANO 90 PERSEGUIÇÕES TESTAM A IGREJA. O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO, EM SUA OBRA ANTIGUIDADES, LIDA AO PÚBLICO MAIS TARDE NESSE SÉCULO, PARECE EXPRESSAR SURPRESA PELO FATO DE OS CRISTÃOS AINDA ESTAREM EXISTINDO.

16 PRINCIPAIS PERSEGUIÇÕES INCLUEM NERO EM ROMA, QUE ACUSA OS CRISTÃOS PELO INCÊNDIO DEVASTADOR QUE ASSOLOU A CIDADE NO ANO 64. ELE USA CRISTÃOS COMO TOCHAS HUMANAS PARA ILUMINAR OS SEUS JARDINS. O IMPERADOR DOMICIANO ORDENA SER CULTUADO COMO "SENHOR E DEUS". (51-96d.C) O LIVRO DE APOCALIPSE É ESCRITO DURANTE O REINADO DELE, E PROCLAMA A CRISTO COMO O ÚNICO DIGNO DO NOSSO CULTO.

17 Depois que os apóstolos morreram as igrejas continuaram sendo atacadas doutrinariamente.
João, o último a morrer, nos primeiros cap. de Apocalipse mostra os problemas das 7 igrejas da Ásia. Outro problema: alguns homens, que se diziam cristãos, assenhoraram-se da herança de Deus.

18 Pedro já advertira a respeito disso: “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho” (I Pe 5.1,2). Diótrefes, no tempo do apóstolo João, queria dominar a qualquer custo uma igreja local. “Escrevi à igreja; mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe" (3 Jo 9). 

19 CONTEXTO EXISTENTE PARA AS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS...

20 CONTEXTO POLÍTICO... NO IMPÉRIO ROMANO AS RELIGIÕES APENAS ERAM TOLERADAS QUANDO CONTRIBUÍAM PARA A ESTABILIDADE DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO EXIGIA SUPREMA LEALDADE MORAL E ESPIRITUAL A CRISTO, COLOCANDO CÉSAR EM SEGUNDO PLANO. OS CRISTÃOS SE RECUSAVAM A OFERECER INCENSO NOS ALTARES DEVOTADOS AO IMPERADOR. AOS OLHOS DOS ROMANOS OS CRISTÃOS ERAM DESLEAIS.

21 CONTEXTO RELIGIOSO... OS ROMANOS NÃO SE OPUNHAM A ADORAR NOVOS DEUSES, DESDE QUE SE SUBORDINASSEM À PRIMAZIA DA RELIGIÃO DO ESTADO. A ADORAÇÃO DOS ROMANOS ERA MECÂNICA E EXTERNA. OS CRISTÃOS NÃO ADORAVAM AS VÁRIAS DIVINDADES, NÃO TINHAM ÍDOLOS E SEU CULTO ERA ESPIRITUAL E INTERNO E, POR CAUSA DISSO, ERAM VISTOS COMO ATEUS.

22 CONTEXTO SOCIAL... O EVANGELHO AVANÇAVA PRINCIPALMENTE ENTRE OS POBRES, PREGANDO A IGUALDADE DE TODOS OS HOMENS EM CRISTO (COLOSSENSES 3:9-11). ISSO TRAZIA DESPREZO E MEDO POR PARTE DOS LÍDERES DA ARISTOCRACIA. OS CRISTÃOS NÃO PARTICIPAVAM DOS FREQÜENTES AJUNTAMENTOS PAGÃOS NOS TEMPLOS, TEATROS E LUGARES DE RECREAÇÃO. SEU INCONFORMISMO COM OS PADRÕES SOCIAIS VIGENTES LHES TROUXE GRANDE ANTIPATIA, LEVANDO OS PAGÃOS A CHAMÁ-LOS DE INIMIGOS DA RAÇA HUMANA. O SIGILO DOS CULTOS CRISTÃOS SUSCITOU UMA SÉRIE DE BOATOS (INCESTO, CANIBALISMO, PRÁTICAS DESUMANAS, ETC).

23 CONTEXTO ECONÔMICO... POR TRÁS DAS VÁRIAS RELIGIÕES PAGÃS, OPERAVA UMA LUCRATIVA MÁQUINA ECONÔMICA. ESSA MÁQUINA, IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DO IMPÉRIO, ESTAVA SENDO SERIAMENTE AMEAÇADA PELOS CRISTÃOS (ATOS 19:24-27).

24 AS DEZ PRIMEIRAS PERSEGUIÇÕES
1. Nero, 67 d.C 2. Domiciano, 81 d.C 3. Trajano, 108 d.C 4. Marco Aurélio, 162 d.C 5. Severo, 192 d.C 6. Maximino, 235 d.C

25 7. Décio, 249 d.C 8. Valeriano, 257 d.C 9. Aureliano, 274 d.C 10. Diocleciano, 303 d.C

26

27 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO
A PRIMEIRA DAS PERSEGUIÇÕES GENERALIZADAS DE ROMA CONTRA A IGREJA FOI QUANDO NERO ERA O IMPERADOR. NERO SE DEIXOU LEVAR POR SEUS SONHOS DE GRANDEZA E PODER, LEVANDO O POVO A ESPERAR PELO PIOR. NA NOITE DE 18 DE JULHO DE 64 DC, UM GRANDE INCÊNDIO COMEÇOU EM ROMA. O POVO SUSPEITOU QUE O PRÓPRIO IMPERADOR ERA O RESPONSÁVEL.

28 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO
NERO COLOCOU A CULPA NOS CRISTÃOS E ESTES FORAM ALVOS DE INTENSA CRUELDADE. APÓS UM PERÍODO DE INTENSA PERTURBAÇÃO SOCIAL NO IMPÉRIO COM A MORTE DE NERO, COUBE AO IMPERADOR DOMICIANO, QUE SUBIU AO PODER EM 81 DC, A FAMA DE TORNAR A PERSEGUIR OS CRISTÃOS.

29 AÇÕES DO ESTADO ENTRE 100 E 380 DC
TRAJANO, QUE GOVERNOU ENTRE 98 E 117 DC, ESTABELECEU AQUELA QUE PASSARIA A SER A POLÍTICA OFICIAL DO ESTADO EM RELAÇÃO À IGREJA: (I) O ESTADO NÃO DEVERIA GASTAR RECURSOS CAÇANDO OS CRISTÃOS; (II) SE ALGUÉM FOSSE DENUNCIADO E ADMITISSE A ACUSAÇÃO POR TRÊS VEZES (NÃO INVOCANDO OS DEUSES, NÃO ADORANDO O IMPERADOR E NÃO AMALDIÇOANDO A CRISTO) DEVERIA SER MORTO.

30 NESSA ÉPOCA, A IGREJA PASSOU A VIVER O PROBLEMA DOS “ESPONTÂNEOS” : CRISTÃOS QUE SE AUTO-ACUSAVAM PERANTE AS AUTORIDADES ROMANAS. MUITOS DESSES NEGARAM A FÉ. A PERSEGUIÇÃO AUMENTOU COM O GOVERNO DE MARCO AURÉLIO (161 A 180 DC), DESEJOSO DE RESTAURAR OS DEUSES ANTIGOS. BUSCOU CASTIGAR OS CRISTÃOS PELA “OBSTINAÇÃO” DELES. SÉTIMO SEVERO (193 A 211 DC) PROCUROU ESTABELECER UMA POLÍTICA RELIGIOSA SINCRETISTA, FUNDINDO TODAS AS RELIGIÕES NO CULTO AO “SOL INVICTO”. JUDEUS E CRISTÃOS, QUE SE OPUNHAM A TAL POLÍTICA, VOLTARAM A SER PERSEGUIDOS (CONFORME A POLÍTICA DE TRAJANO). TODA CONVERSÃO ERA PUNIDA COM A MORTE.

31 APÓS UMA PERSEGUIÇÃO DEBAIXO DO IMPERADOR MAXIMINO (235 A 238 DC), A IGREJA PASSOU NOVAMENTE A TER RELATIVA PAZ. ENTRE 249 E 311 DC A PERSEGUIÇÃO SE INTENSIFICOU. DÉCIO, IMPERADOR ENTRE 249 E 251 DC, BUSCOU RESTAURAR A DECADENTE GLÓRIA DE ROMA. AMEAÇADO NAS FRONTEIRAS PELOS BÁRBAROS, E ASSOLADO POR SÉRIAS CRISES ECONÔMICAS, PROCUROU O FAVOR DOS ANTIGOS DEUSES ROMANOS. OS CRISTÃOS PASSARAM A SER PERSEGUIDOS NÃO SOMENTE POR RUMORES E OBSTINAÇÃO, MAS PORQUE DÉCIO ACREDITAVA QUE OS PROBLEMAS TINHAM SURGIDO PELO ABANDONO DAS VELHAS TRADIÇÕES.

32 A PERSEGUIÇÃO FOI DIFERENTE DAS ANTERIORES: DÉCIO PROCURAVA FAZER “APÓSTATAS”, E NÃO “MÁRTIRES”,
ATRAVÉS DE AMEAÇAS E TORTURAS. A IGREJA PASSOU A CONVIVER COM O PROBLEMA DOS “CAÍDOS” (QUE SUCUMBIAM À TORTURA, NEGANDO A FÉ). OS QUE RESISTIAM ERAM CHAMADOS DE “CONFESSORES”, TIDOS EM GRANDE HONRA PELOS IRMÃOS (ATÉ ENTÃO, OS QUE NÃO NEGAVAM A FÉ ERAM MORTOS). O PROBLEMA ESTAVA EM SE A IGREJA DEVERIA, OU NÃO, RECEBER OS “CAÍDOS”.

33 APÓS UMA PERSEGUIÇÃO SOB O IMPERADOR VALERIANO (257 A 260 DC), A IGREJA TEVE CERTA PAZ. ENTRETANTO, COM A SUBIDA DE DIOCLECIANO (284 DC) UMA NOVA ONDA DE PERSEGUIÇÃO ACONTECEU. A PERSEGUIÇÃO PARECE TER SE INICIADO NO EXÉRCITO (POR VOLTA DE 295 DC). VÁRIOS CRISTÃOS SE NEGARAM A FAZER PARTE DO EXÉRCITO ROMANO, OU TENTARAM ABANDONAR A TROPA (POR PACIFISMO E PELO CARÁTER PAGÃO DE VÁRIAS CERIMÔNIAS MILITARES).

34 A questão religiosa surge no Império Romano em meados do século 3
A questão religiosa surge no Império Romano em meados do século 3. Sucessivos imperadores, preocupados em manter a ordem das instituições e em restabelecer a unidade moral do Império, favoreceram o culto do Sol em detrimento do tradicional politeísmo. Esse culto do ‘Sol Invictus’ reunia sob uma mesma identidade as divindades tradicionais e as divindades orientais. O imperador Aureliano, no poder de 270 a 275, fez do culto solar a religião de Estado. O próprio imperador se apresentava como a emanação do deus sobre a terra e por isso reivindicava ser adorado como uma divindade. Diocleciano, no poder de 293 a 305, quis ir mais longe: reforçar a coesão cultural e política do Império. Em decorrência, seu reinado foi marcado por violentas perseguições aos cristãos que recusavam submeter-se ao culto imperial. O imperador obrigou os cristãos a escolher entre a retratação e o “martírio”.

35  Do ano 270 até 370, foram criados os altares nas igrejas (ANTES NÃO EXISTIAM), altares cada vez mais suntuosos e com recursos "extraídos" dos fiéis. A palavra grega para peixe é ICHTHUS e as suas cinco letras formam o acrônimo grego com a frase: Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador. O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. Onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe. Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo

36 Sabe-se que os emblemas cristãos mais antigos - antes da representação da aparência corporal de Jesus - foram o Carneiro, o Bom Pastor e o Peixe. A origem deste último emblema, que tanto embaraçou os arqueólogos, torna-se, assim, compreensível. Todo o segredo repousa no fato, facilmente perceptível, de que, ao passo que na Cabala o Rei Messias é chamado de "Intérprete ou Revelador do Mistério e mostrado como a quinta emanação, no Talmude - por razões que explicaremos agora -, o Messias é muito frequentemente designado como "DAG" ou Peixe. Trata-se de uma herança dos caldeus e tem relação - como o próprio nome indica - com o Dagon babilônio, o homem-peixe, que foi o instrutor e o intérprete do povo, a quem ele apareceu. Abarbanel explica o nome, dizendo que o sinal de sua vinda (do Messias) "é a conjunção de Saturno e Júpiter no signo de Pisces". Em consequência, na medida em que os cristãos queriam a todo preço identificar o seu Cristos com o Messias do Velho Testamento, eles o adotaram tão prontamente, que se esqueceram de que a sua verdadeira origem datava de uma época bastante anterior ao Dagon babilônico. Para termos uma ideia da extensão em que os cristãos primitivos confundiam o ideal de Jesus com qualquer dogma cabalístico, basta consultar a linguagem com que Clemente de Alexandria se dirigiu a seus irmãos em religião.

37 ACRÓSTICO

38 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO
A “Grande Perseguição” começou em 299 com a exclusão do exército de soldados batizados. Posteriormente, de fevereiro de 303 a fevereiro de 204, quatro éditos imperiais, que levaram o horror aos cristãos, ordenavam a queima dos livros santos e de arrasar com as igrejas em todo o Império. A perseguição atingiu seu paroxismo com um édito de 304 que prescrevia um sacrifício geral em todo o Império, sob pena de morte ou condenação a trabalhos forçados nas minas. Os funcionários locais executavam o édito com um zelo relativo. Desejoso de se reconciliar com os cristãos, o imperador Galério, doente, assina em seu leito de morte um primeiro édito de tolerância em 30 de abril de 311.

39 FOI PUBLICADO UM EDITO CONTRA OS CRISTÃOS EM 303 DC, ORDENANDO A DESTRUIÇÃO DE TODOS OS EDIFÍCIOS E LIVROS SAGRADOS. ESTA LEI MAIS TARDE TROUXE NOVO PROBLEMA PARA A IGREJA, NA FORMA DA “CONTROVÉRSIA DONATISTA” (COMO OS “TRAIDORES”, QUE ENTREGARAM OS LIVROS SAGRADOS, DEVERIAM SER TRATADOS). DIOCLECIANO, DOENTE, ABDICOU EM 304 DC. GALÉRIO TORNOU-SE UM DOS “AUGUSTOS”, APÓS UMA LUTA PELO PODER. DEPOIS DE PERSEGUIR OS CRISTÃOS POR TODA SUA VIDA, POUCO ANTES DE MORRER GALÉRIO PROMULGOU O FAMOSO “EDITO DE TOLERÂNCIA” (30 DE ABRIL DE 311 DC), QUE PÔS FIM À MAIS CRUEL, E PRATICAMENTE ÚLTIMA, DAS PERSEGUIÇÕES QUE O IMPÉRIO ROMANO MOVEU CONTRA A IGREJA.

40 O Édito de Milão suspendeu as interdições que pesavam sobre a comunidade cristã. As igrejas locais tiveram devolvidos os bens sequestrados, mesmo aqueles que haviam sido vendidos a particulares. O cristianismo seduzia menos pelo conceito de um Deus único e transcendental que por seus preceitos novos de amor fraternal e de igualdade entre todos os seres humanos, para além das barreiras étnicas, sociais ou de gênero. Com a fundação da “Nova Roma” – Constantinopla, o imperador buscou excluir toda a presença do paganismo. Só o cristianismo teria direito de reconhecimento formal. Em Roma, Constantino se empenhou na construção da Basílica de São Pedro.

41 O Édito de Tessalônica, também conhecido como Cunctos Populos ou De Fide Catolica foi decretado pelo Imperador romano Teodósio I a 27 de fevereiro de 380 d.C. pelo qual estabeleceu que o cristianismo tornar-se-ia, exclusivamente, a religião de estado, no Império Romano, abolindo todas as práticas politeístas dentro do império e fechando templos pagãos.

42 ANO 100 DC: DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
PERCENTAGEM DE CRISTÃOS: 0.6% ETINIAS NA IGREJA: OUTRAS: 70%; BRANCA: 30%; EVANGELIZAÇÃO: 28% DO MUNDO ESCRITURAS: 6 IDIOMAS TOTAL DE MÁRTIRES DESDE 33 DC: (1.2% DO TODOS OS CRISTÃOS; 370 POR ANO)

43 OS PRIMEIROS ATAQUES À IGREJA NÃO VIERAM POR PARTE DOS ROMANOS, MAS DOS JUDEUS, CRENDO QUE, ASSIM FAZENDO, ESTARIAM SERVINDO A DEUS (JOÃO 16:1-3). MAIS TARDE, QUANDO O CRISTIANISMO TORNOU-SE A RELIGIÃO DOMINANTE, A SITUAÇÃO SE INVERTEU. MOTIVADOS PELAS HISTÓRIAS DE PERSEGUIÇÕES, MUITOS DESENVOLVERAM UM SENTIMENTO ANTI- JUDAICO, LEVANDO A MATANÇAS DE IGUAL CRUELDADE.

44 Períodos da História da Igreja
1. Era de Jesus e dos Apóstolos (30-100) 2. Pais da Igreja – (30-460) 3. Império Cristão ( ) 4. Reforma e Contra Reforma (1517) 5. Restauração e Plenitude do Evangelho (1517 até hoje)

45 PARA CASA Aula 3: ATOS 7,8,9,10 E 11


Carregar ppt "HISTÓRIA DA IGREJA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google