HISTÓRIA de SANTA CATARINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E GAÚCHO
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
HISTÓRIA DE SANTA CATARINA
A diversidade cultural e a imigração
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
Aula: Fronteira no Século XVIII.
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
História de Santa Catarina
Descobrimento e Administração Colonial
Geografia Santa Catarina Professor Edson.
Formação e Independência dos Estados Unidos
Professor Bruno Barreira
Estrutura político-administrativa da Colônia
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
MIGRAÇÕES.
As Invasões Francesas no Brasil
NOVO HAMBURGO.
Correntes imigratórias
Vestígios Arqueológicos
EXPANSÃO MARÍTIMA.
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
América Latina.
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Brasil Colonial.
Isabela Luz e Natália Turma: 42
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
Estados Unidos da América
Extração de pau-brasil e o escambo
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Os Portugueses no Brasil
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
SANTA CATARINA ECONOMIA.
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Geografia de.
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
Geo A - Aula 30 - Professor Grega
A migração interna no Brasil
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
Fluxos Migratórios.
Primeiros habitantes do RS
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
IMIGRAÇÃO.
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E DO OESTE PARANAENSE
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
RIO GRANDE DO SUL.
NAVEGADOR, PROVAVELMETE NASCEU EM GENOVA VIAJOU A SERVIÇO DA ESPANHA NAVEGADOR FLORENTINO REALIZOU VARIAS VIAGENS A SERVIÇO DE DIFERENTES GOVERNOS EUROPEUS.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
América Aspectos gerais.
Descobrindo informações no mapa. Leitura de mapa  Qual é o título do mapa?  O mapa apresenta uma escala? Qual é?  O que é a escala no mapa?  O que.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Conquista e Formação do Rio Grande do Norte
SISTEMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA SÓCIO-CULTURAL DOS AFRO-DESCENDENTES DO MUNICÍPIO DE LAGUNA/SC. (Ciências Humanas, Linguagens e Artes) Acadêmica: Bárbara Colossi.
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA de SANTA CATARINA

PRÉ-CABRALINOS

em Santa Catarina... Tupi-guarani Litoral (Carijós do litoral). Sedentários, agrícolas e pacíficos. Conheciam os Caminhos do Peabiru. Tupi-guarani

Chamados de Bugres e Botocudos Jê – Kaigang - Xokleng Semi-nômades Belicosos Caça, pesca e coleta Viviam no Planalto e Entre o litoral e o planalto Chamados de Bugres e Botocudos

OS Primeiros Navegadores Do litoral de Santa Catarina Náufragos, desertores e religiosos...

1504 Binot Palmier de Gonnenville Comandando o navio “L’Espoir”, foi o primeiro navegador que atingiu a costa Catarinense em São Francisco. - Juan dias Solis A serviço da Espanha Uma de suas embarcações naufragou e os sobreviventes ali se estabeleceram (Baia de los Perdidos)

1524 Aleixo Garcia Participou da expedição de Solís que fracassou devido a sua morte. Organizou uma expedição por conta própria da qual fez parte um grande número de guerreiros guaranis. A expedição foi atacada por indígenas chamados de "payaguá" pelos guaranis e Aleixo Garcia foi morto.

1526 – Sebastião Caboto É deste navegador a denominação “Santa Catarina” (ou é homenagem à Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir festejada pela Igreja Católica no dia 25 de novembro, ou Catarina Medrano, sua esposa).

1541 – D. Alvar Nuñes CABEZA DE VACA. Nomeado pelo rei da Espanha para tomar posse das terras da Coroa. Chegou com 400 homens, sendo que, 140 deles ficaram nestas terras. Intitula-se “Governador de Santa Catarina”.

De Laguna até Ilha do Mel Capitania de Sant’Ana Santo Amaro e PERO LOPES DE SOUZA De Laguna até Ilha do Mel Santo Amaro e Itamaracá Capitania de Sant’Ana

POVOAMENTO VICENTISTA

CAPITANIA DE SANTA CATARINA 11 de agosto de 1738 José da Silva Paes Primeiro governante organizou um sistema defensivo (FORTES) e promoveu o povoamento AÇORIANOS.

Santa Catarina de Alexandria Protetora dos estudantes. Invocada contra acidentes, pelas mães que estão amamentando. Padroeira das costureiras e estilistas. 

FORTES

Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim. Forte de Santo Antônio, na Ilha de Ratones. Forte São José da Ponta Grossa, em Jurerê. Forte de São Francisco Xavier, na baía norte, junto à Vila de Desterro. Forte de Santana, junto ao estreito, onde hoje está a Ponte Hercílio Luz. Forte de São Caetano, situado perto do Forte São José.

Forte São Luís, junto à Vila do Desterro, hoje Bairro Agronômica. Forte Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, perto da Freguesia da Lagoa da Conceição. Nossa senhora da Conceição da Barra do Sul. Forte São João, no estreito, pelo lado do continente. Forte Santa Bárbara, junto à Vila de Desterro.

Povoamento Açoriano 1500 quilômetros de Portugal

Necessidade de defesa só poderia apresentar bons resultados se houvesse um povoamento no litoral. Abastecimento das forças militares que se achavam em guerra ou guardando alguma posição estratégica.

já me chamam brasileiro, que fará quando eu vier “O imigrante receberá: espingarda, facas, tesouras, machado, martelo, sementes, uma égua, duas vacas e TERRA”. Do edital publicado nos Açores em 07/08/1747 “Inda não fui ao Brasil, já me chamam brasileiro, que fará quando eu vier com o meu baú de dinheiro?’ Do folclore açoriano

Construções como liga de argamassa A pesca da Baleia Concedido por Alvará Iluminação pública e particular Construções como liga de argamassa

A partir da praia,de Canasvieiras os espanhóis ocuparam a Ilha. Em 1777 os espanhóis, comandados por D. Pedro de Cevallos, invadiram a Ilha de Santa Catarina. A partir da praia,de Canasvieiras os espanhóis ocuparam a Ilha.

Tratado de Santo Ildefonso - 1777

CONQUISTA DO PLANALTO DE SC TRATADO DE MADRID - 1750 FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES DAS LAGENS Primeira Cidade do Planalto de Santa Catarina.

PRESSÕES ABOLICIONISTAS Estrangeiros em Santa Catarina PRESSÕES ABOLICIONISTAS LEIS DAS TERRAS

Esta colônia foi praticamente abandonada. Em 1829 166 famílias (Vindas de Bremen) Esta colônia foi praticamente abandonada. Motivos: Relevo acidentado Atraso no pagamento.

Hermann Bruno Otto Blumenau, em 1846, veio para o Brasil verificar em que situação se encontravam os alemães e se seria interessante a vinda de novos contingentes.

Nasce de um dote da Princesa Francisca Carolina de Bragança, filha de D. Pedro I que casa-se com o Príncipe de Joinville, filho de Luís Felipe, rei da França.

O Príncipe de Joinville, casou-se com a Princesa Francisca Carolina em 01/05/1843. Como dote nupcial a Princesa recebeu uma área de 25 léguas quadradas no norte do município de São Francisco do Sul.

Mito de fabulosas riquezas na América. Fatores: Pobreza dos camponeses. Mito de fabulosas riquezas na América. Crise política Unificação.

Herança Cultural

Maior contingente do estado. Rio dos Cedros, Ascurra, Apiúna, Luís Alves, Nova Trento, Azambuja, Criciúma, Urussanga, Tubarão, Turvo. Uva, milho, arroz, fumo (para o rapé) casas de madeira, polenta, pão, macarrão....

Fatores: Precárias condições econômicas. Instabilidade política: Unificação da Itália. Riquezas da América.

Brusque – primeiro núcleo em 1869. Itaiópolis – Colônia Lucena (início do séc XX).

Turcos - Árabes - zonas portuárias e ao longo das ferrovias comércio. Belgas – mineiros exploradores de ferro e carvão, e se estabeleceram às margens do Itajaí-Açu. Outros povos Gregos - Chegaram a Santa Catarina, especificamente na Ilha de Santa Catarina em 1912. Austríacos - camponeses e artesãos do Tirol que fugiam de Hitler.

Japoneses em Santa Catarina Frei Rogério

SEGUNDA GUERRA 6 de setembro de 2012 Morre sobrevivente da bomba atômica. Kazumi Ogawa tinha 83 anos e morava em uma colônia no Meio-oeste de SC.

Colônia industrial do saí 1841 – 1843 em São Francisco do Sul. Liderada pelo médico Binoit Joseph Mure, discípulo de Charles Fourier.

A conquista do Oeste Chapecó Colônia militar Em 1880, frente aos interesses argentinos na região oeste, o militar gaúcho Capitão José Bernardino Bormann implantou a Colônia Militar de Chapecó, embora oficialmente ela fora criada bem antes (1859).

Colonização do estado de Santa Catarina

austríacos alemães italianos

52

Abolicionismo Jornais abolicionistas “O Argos” e “O Abolicionista” em Desterro. “A Verdade” em Laguna. “A União” em Joinville. “O Democrata”, em São Francisco. “O Lageano” em Lages...

As relações entre Senhores e Escravos se processaram como no resto do país. Os Negros Tem-se notícias de um Quilombo na Lagoa da Conceição e outro na Enseada de Brito.

"Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes títulos respectivos”. (Artigo 68 da Constituição do Brasil). Em Santa Catarina são 220 comunidades remanescentes dos quilombos das quais apenas três certificadas e as demais em processo de delimitação.

Fim