ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTÍCA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Oração.
Advertisements

Igreja Evangélica Assembléia de Deus
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
Seminário de Pequenos Grupos
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Desenvolvendo Auxiliares
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTÍCA
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Por Moisés Sampaio de Paula
TREINAMENTO DE LÍDERES
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Igreja: comunidade de comunidades
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
OS VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
Tomando posse de quem somos, do que possuímos e do que podemos em Cristo.
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Igreja: Família de Deus
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A formação integral do cristão
As cinco funções da célula
IGREJABATISTABRASILERIA
A tarefa suprema da Igreja
Professor Roney Ricardo
Professor Roney Ricardo
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
RM 13:11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
A GRANDE COMISSÃO Mt 28:18-20 “DISCIPULAR AS NAÇÕES”
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Atuação dos Ministérios segundo os propósitos da Igreja
Para que você nasceu ?   .
ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTÍCA
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
LIÇÃO 4 PASTORES E DIÁCONOS Prof. Lucas Neto 1.
Autor: Célio Augusto Machado
 A Doutrina do Homem.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
DEUS É TRIUNO PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO
REVELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
OS DONS ESPIRITUAIS.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
IGREJA Princípios e propósitos. IGREJA Princípios e propósitos O que é? Manifestação do Deus vivo na terra.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
Liderança e Capacitação Mardunas – 02 e 03/04/16.
TLC - Treinamento de Líderes de Células
Pontos em comum:. Em ambas o tema da alegria e do encontro se repete.. As parábolas estão unidas pelo significado da intensidade da busca e pela alegria.
PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça… PARA DISCIPULAR OS NOVOS DA FAMÍLIA DE DEUS Desça…
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTÍCA Prof. Pr. Simeão Rosa de Lima (Tel: 8157.33.28) Bel. Teol. Pelo Instituto Bíblico Betel. Ex- Pr. e prof. Capelão do C.R.E. Prof. faculdades BETEL, FACECADS, FAETEL Escritor e pesquisador da influência da mídia. Líder de Jovens há mais de 25 anos. PALESTRANTE DE SEMINÁRIOS PARA FAMÍLIA.

Como será nosso curso! 36 Aulas no total 30 Aulas - Sobre o Conteúdo Acadêmico 02 Provas - Que se somarão - Peso 2 01 Debate - Nota de grupo - Peso 1 03 Trabalho de classe - Peso 1 * A máquina do tempo, A cruz e o Punhal !

PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL. O que significa Administração Eclesiástica 04 Administração da Vida Pessoal. 06 aulas Administração de Dptos. “Organograma” 04 aulas A igreja como Pessoa Jurídica 02 aulas A Igreja e as instruções Cívicas 02 aulas Regras Parlamentares 02 aulas Administrando liderança x liderados. 02 aulas Treinamento de líderes 06 aulas “Especiais” Provas 02 aulas - Debate 01 aula Trabalhos individuais 03 aulas Fechamento do Semestre 01 (Comemoração)

1ª. O QUE É ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA ? O que significa A. E. sob ponto de vista Bíblico. Objetivos da Organização. A administração Secular. O que é Administrar ? Pag. 13 à 19

O QUE SIGNIFICA A. E. É o estudo ligados ao trabalho do Pastor Observando sua função de líder E Administrador da Igreja que “serve” A Igreja é uma Organização – pessoas Organismo porque tem vida, Espiritual! Com uma missão estabelecida por Deus Estabelecer o Reino de Deus! A 1ª tem defeitos a 2ª é perfeita por que? .

A. E. SOB O PONTO DE VISTA BÍBLICO A Bíblia é rica de princípios administrativos Um exemplo Moisés e Jetro (Ex. 18.13x27) Divisão de tarefas Delegação de poder Supervisão de líderes Sacerdotes (I Cr. 24.) A organização presente na Arca, no Egito, na reconstrução de Jeruzalém. Salomão recebeu de Deus um dom Especial

ISTO SE REPETE NO MINISTÉRIO DE CRISTO Mt. 10.1 Primeiro os 12 depois os 70 Organizados de dois em dois Na multiplicação dos pães Dividiu-os em grupos de 50 e cem No inicio da Igreja os diáconos At.6.1-4 Ele censura o o homem que não planejou Lc. 14.30 I - Co. 14.40– Deus não é Deus de confusão * até aqui

A BOA ADMINISTRAÇÃO ! Não impede a ação do Espírito Santo Ao contrário o E. Santo foi o 1º organizador No inicio do mundo durante a criação No meio do caos, “Ele” estabeleceu ordem Ele é o maior interessado no progresso Do reino de Deus aqui na terra! O que você como mordomo deve fazer?

OBEJTIVOS DA ORGANIZAÇÃO 1 – Simplificar o trabalho A– Há diversas formas de se fazer as coisas B - Deve-se buscar a mais eficiente 2– Facilitar a Produção a- Demorou séculos até Taylor, Fayol, Ford b - Descobrirem este segredo c– Iniciarem a revolução Industrial

A ADMINSTRAÇÃO SECULAR Possue três grandes ramos : 1º - Administração de Pessoal A - Cuida das pessoas, disciplina, integração B - Treinamento, produtividade, férias C - Transferências, Demissões.

2º - FINANCEIRO Analisa as receitas ou entradas Faz projeção do Orçamento anual Faz projeção de investimentos Planeja custos de produção Programa folha de pagamentos Pagamentos de despesas gerais

3º- O.M . Estuda e pesquisa a maneira de operar Estabelecendo as sequências lógicas Buscando minimizar esforço Economizar tempo Tornando a tarefa “Ergonométrica” Aumentando a produção e o lucro.

QUESTIONÁRIO - 1 1 - Qual significado do termo A. Eclesiástica ? 2 – Por que a Igreja é uma organização e ao mesmo tempo, um organismo ? Explique! 3 - Cite ao menos dois exemplos de A. E. Na Bíblia! 4 - A Boa Adm. Atrapalha a operação do E. Santo? Porque? 5 – Quais os três ramos, que trabalham a administração secular ?

O QUE É ADMINISTRAR ? Gerir # gerar = Gerenciar Governar – Mando superior de um Estado Reger - Vem de Régio = Rei Administrar não é fazer mil coisas “Azáfama” Quem EXECUTA não administra Quem ADMINISTRA Gerencia, lidera

O erro da centralização Quando pequena funciona. Quando grande atrapalha. A centralização é boa só no inicio. Com crescimento é preciso mudar. Descentralizar as tarefas. Delegar poderes para crescer. Do contrário vai estagnar. Depois pensar que é incapaz de gerir.

Olhe para Jo. 2.7 Ele disse “ Enchei as talhas“ (1º passo) “Tirai a Pedra” (Prioridade) “ Recolhei os pedaços” Aproveitamento O trabalho do Administrador é : Ajudar as pessoas a crescer capacitando-as Ajudá-las a fazer o trabalho direcionando-as Em vez de fazê-lo sozinho!

CINCO PASSOS DA ADMINISTRAÇÃO : Prever = Preparar o futuro Organizar = Reunir meios e recursos Comandar = Determinar providências normas vigentes Coordenar = Manter O funcionamento homogênio Controlar = Estabelecer relatórios, gráficos

PLANEJAMENTO Preparar o futuro com antecedência Como? (Mt. 7.24,27) Previsão : Estimativa do futuro Estabelecer Objetivos: “Resultado final” Programação: Sequência cronológica Cronograma: Prazos para cada etapa Orçamento: Recursos necessários Procedimentos : Padronização de métodos

ORGANIZAR * REUNIR MEIOS E RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS Desenvolver Estruturas organizacionais: - Identificar e agrupar o trabalho nos # cargos. Delegação : Confiar responsabilidade e autoridade a outros e exigir resultados Estabelecer relações: Criar condições necessárias, para os esforços mútuo do povo.

COMANDAR * DETERMINAR PROVIDÊNCIAS PARA QUE A ORGANIZAÇÃO FUNCIONE C/ NORMAS VIGENTES 3.1 - Tomada de Decisão - Conclusões e avaliações 3.2 – Comunicação. - Criar um sistema de se fazer compreender 3.3 - Motivação Seleção de Material - Meios de motivação Pessoas e Cargos 3.4 - Desenvolvimento Pessoal - Ajudar pessoas a melhorar habilidades

MANTER O ORGANISMO EM FUNCIONAMENTO HOMOGÊNIO (IGUAL) SEM ANOMALIAS COORDENAR MANTER O ORGANISMO EM FUNCIONAMENTO HOMOGÊNIO (IGUAL) SEM ANOMALIAS Proporcionar o desenvolvimento geral Evitar conflitos e atritos entre as equipes* Manter o equilíbrio do grupo * Reconciliação Ganhar tempo na execução dos projetos* - África

AVALIAR E REGULAR O TRABALHO ORGANIZAR AVALIAR E REGULAR O TRABALHO - Estabelecer Padrões de Execução I - Medição de Desempenho - Registrar e relatar o trabalho andamento II - Avaliação do Desempenho - Método, Falhas, onde falhamos. III - Correção de Desempenho Regular e aperfeiçoar os métodos e resultados A administração perfeita está nos céus Pv. 8.22

A IGREJA A missão da Igreja A Igreja Universal “Ek+Klesia” chamados - Salvos de todas as épocas A igreja Local - Salvos de determinado congregação A missão da Igreja - Adoração, (Jo. 3.23, At. 13.13) - Edificação (Ef. 3.14, 4.11, Gl. 4.19, 20) - Evangelização (At. 1. 8, Mt. 28. 18,20)

Teorias corretas e erradas A Igreja já cumpriu sua missão! A igreja deve erradicar a pobreza CORRETAS: Não há outro poder que transforme o homem A tarefa deve continuar até a volta de Cristo

O GOVENO ECLESIÁSTICO * Conta com Oficiais “ Obreiros” Há três formas de Governos Eclesiásticos 1º - Episcopal ou Preládica. Poder nas mãos do prelado ou Bispos “Roma” 2º - Presbiteriana ou Oligárquica. - Poder nas mãos do Sínodo, “Presbitério” 3º - Congregacional ou Independente. Governo através dos seus membros “Batistas”

A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO * Métodos de Evangelismo Pregava-se para (II Co. 8.1, I Ts. 2.14) Prega-se ao público em geral Serviam-se da casa dos crentes (At. 17.1) Usavam uma sinagoga ou escola (Ts. 5.12) Homens cheios do Espírito Santo eram chamados.

A Base da comunhão na igreja local Acordo dos membros acerca das doutrinas Cooperação - instrução para um credo I Co 1.10 Unidos em um mesmo parecer sobre Atividades, Vícios, Diversões, Costumes A maneira de tratar os membros em disciplina

NOSSO CREDO: ASS. DEUS A - Cremos em um só Deus constituído pelo Pai filho E. Santo B - Eterno Imutavél, Onipotente, onisciente, Onipresente C - Cujo Cáráter é Santo, Justo, Fiel, Misericordioso, Bondoso D - Que criou miríades de anjos que trabalham a seu favor E - Que parte deles se rebelaram com satanás e foram expulsos F - Que o ser Humano é criação de Deus em sua semelhança corpo alma espírito G – E passou a ter uma natureza pecaminosa por causa do pecado de Adão H - Que através de Cristo tornou-se a imagem de Deus I - Que o pecado destruiu a Humanidade J - Cremos em Jesus Cristo, sua Morte e Ressureição K – Sua Divindade, sua Expiação, Propiciação e Remissão L – Sua Salvação, Justificação, Regeneração, Santificação e volta. M - Cremos no Espírito Santo, e nos seus dons N - Igreja Ordenanças Ceia E Batismo O - Nas Últimas coisas “ Apocalipse.”

O que faz a Igreja Ajuda o homem a conhecer a Deus Sua Grandeza, Majestade, Glória, poder e amor. Sua Pureza, Beleza, Magnificência e poder Conhecer a redenção o caminho da Salvação através de Cristo Ajuda o homem a conhecer seus deveres e responsabilidades.

Corpo Eclesial O que faz a Igreja ? - Pastor, Ministro, Ancião , Presbítero, Bispo - Todas estas funções são paralelas - Diáconos auxiliares do ministério Filiação ( Membros) Perigos a serem Evitados Controle: Cartas de recomendação , mudanças.

QUESTIONÁRIO II 1ª -- O que é administrar ? - R: 2ª - Qual é o perigo da centralização? 3ª - Quais os cinco passos da Administração? 4ª - Quais as principais funções da Igreja? - R 5ª - Quem forma o corpo Eclesial da Igreja?

RESPOSTAS O que é administrar ? - R: Gerir, Governar , Reger Qual é o perigo da centralização? - R: Quando o trabalho cresce, a centralização estagna-o. Quais os cinco passos da Administração? - R: Prever, Organizar,Comandar,Coordenar, Controlar. Quais as principais funções da Igreja? - Adoração, Edificação, Evangelização. Quem forma o corpo Eclesial da Igreja? - Pastor, Ministro, Ancião , Presbítero, Bispo, Diáconos auxiliares do ministério, (Membros)

Membros da Igreja local Inicia-se com o Batismo nas águas È o testemunho público de sua fé Formas de membrar-se O batismo era a porta de Entrada Os candidatos se apresentam A Igreja “Coletividade” vota se aceita ou não Em comunhão com o igreja

Aceita-se um membro: A - Pelo Batismo: Mt. 28:19, At. 2:38 Exigi-se que seja casado ( I Cr. 7.2,10,11- Hb. 13.4 ) ou solteiro, que tenha tido a experiência de salvação pela fé em Cristo. B - Por carta de Transferência de outro local C - Por Aclamação de outras denominações evangélicas. que não dão cartas, não existem mais, ou que os documentos foram extraviados.

DEVERES DOS MEMBROS A - Consagrar-se B - Aprender a levar as almas a Cristo C -Honrar, respeitar, sustentar a obra com dízimos D - Participar dos Cultos E - Votar nas várias reuniões E - Participar da Ceia F - Tomar parte das atividades da Igreja

PERIGOS À EVITAR Pensar somente no número de membros Pensar apenas no aspecto financeiro A construção do Templo do passado e o Basta x do presente (Catedrais atuais) Aceitar membros sem compromisso Aceitar membros que crêem em outras doutrinas Pessoas excluídas de suas igrejas locais, sem consultar o seu antigo pastor! (Joio)

TIPOS DE CARTAS Recomendação : Membros em comunhão em viagem validade 30 dias Mudança: Que estejam se transferindo para outra localidade. Declaração: Membro que se transfere para outra igreja que não seja da mesma fé e ordem Apresentação: Entre as congregações do mesmo campo.

Casos de Rebatismo Se não feito conforme o modelo Bíblico Se foi batizado sem antes ter a convicção da salvação. Se a pessoa pede por um motivo justo

DISCIPLINA O QUE É A DISCIPLINA NA IGREJA? Uma benção (At. 5.1,11. Rm. 16:17 - I Co.5:1) QUAL O PROPOSITO DELA ? Corrigir uma situação má (II - Co.7:9) Restaurar o caído (Gl. 6:1- Mt. 6.14,15) Manter o bom testemunho da Igreja ( I Tm. 3.7) Advertir os demais membros da Igreja (I Co. 5:6,7) QUAIS OS MOTIVOS PARA APLICÁ-LA Conduta desordenada (II Ts. 3.11-15) Imoralidade ( I Co. 5.1) Contenciosidade (Rm. 16.17 – 18.2 – Pv. 26.20) (II Co. 13.1) Propagação de falsas Doutrinas ( Tt. 3.10,11)

CATEGORIA DE OFENSAS: Particulares : Ofensas de irmão contra irmão, marido contra Mulher, maledicências, coisas internas. Correção: Aconselhamento, orientação, repreensão Públicas: Aquelas que se tornaram de conhecimento público, crimes, roubo, agressão, adultério, homicídio etc. Correção: Suspensão da comunhão, exclusão do rol de membros.

MÉTODO OU PROCEDIMENTO Modelo Bíblico 9 Mt. 18.15,18) Na medida do possível, entre as pessoas afetadas. Diante de duas ou mais testemunhas Se não houver arrependimento, leva-se à Igreja Na recusa de pedir perdão ou reconhecer a sua falta deve-se ser excluído! ( Mt. 18.18) (II – Ts. 3.14) (I Co 5.11)

COMO TRATAR O DISCIPLINADO Não vê-lo como inimigo (II Ts. 3.15) Não expor à igreja a fraqueza da ovelha Ex. * Trabalhar para ganhá-lo de novo (Tg. 5.19,20) Esta é uma tarefa para espirituais (Gl.6.1) O disciplinado quando arrependido, deve ser restaurado à igreja!

Casos Especiais

QUESTIONÁRIO III