DESCRIÇÃO Ver com a imaginação.... Tipologia: DESCRIÇÃO É o ato de especificar seres, objetos, sentimentos, ambientes ou comportamentos, atribuindo-lhes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Informáticas A 11º Ano
Advertisements

Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Linguagem Corporal.
Dra. Elizabeth Teixeira
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Movimentos e Forças.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
8Força De Atrito Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo.
Imprimir apresentações em diversos formatos
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Diagrama de Classes.
Como passar pelas tempestades da vida
Folha de Cálculo TIC 10.
A Rocha.
Introdução aos Princípios e elementos de design
OH! PAI EU QUERIA TANTO VER
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Interpretação Textual
Relato de Viagem com Descrição
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
A MÁQUINA DA CANABRAVA.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Teorias do Jornalismo.
Elementos da Narrativa
Certa vez, recebi uma mensagem dizendo que receber s faz bem à saúde.
A Lua.
O SONHO DOS RATOS (nova velha fábula)
A Janela dos Outros (Martha Medeiros)
GênerosTextuais Tipos textuais.
Tipologia textual O texto descritivo.
MENSAGENS REFLEXIVAS A LIMITAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
AUTOR DA MINHA FÉ Letra e Música: Paulo César da Silva
Integral Autores: Sílvia Maria Medeiros Caporale João Paulo Rezende
Função argumentativa da narrativa dos fatos
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Descrição Descrição n.f. 1. Ato ou efeito de descrever. 2. LP Momento de pausa numa narração. 3. LP Passagem de um texto onde se faz esse momento de pausa.
O trabalho de campo.
O Bosque RECEBIDA NO ... (SEM AUTOR) Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa.
A Janela dos Outros (Martha Medeiros) No livro, de ficção ( os desafios da terapia) do psiquiatra Irvin Yalom,, ele discute alguns relacionamentos padrões.
O SISTEMA SOLAR.
TIPOS DE COMPOSIÇÃO TECENDO PALAVRAS....
A Noite na Ilha Autor: Pablo Neruda.
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
PONTUAÇÃO.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Rádio como forma de propaganda
9ª Pedra - A PEDRA DA CONQUISTA.  Js  “ Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
O que é Força de Atrito ? É uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato com outro e sofre a ação de outra força que tende a colocá-lo.
Nicholas Sparks Apresentação elaborada por: Maria José – 8º C.
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
As marcas ideológicas dos textos
Atrito e Aerodinâmica.
Gerenciamento de Configuração de Software
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A Janela dos Outros (Martha Medeiros) No livro, de ficção ( os desafios da terapia) do psiquiatra Irvin Yalom,, ele discute alguns relacionamentos padrões.
Para Falar de Amor Há algum tempo venho indagando meu coração sobre minha racionalidade, porque me incomodam as análises e conclusões calculadas que.
Roteiro do universo As constelações Onde observar as estrelas
O SONHO DOS RATOS (nova velha fábula)
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
David Hume (1711–1776).
Amado Filho... Até você aparecer, eu jurava que já havia chegado ao limite máximo do amor... Até você aparecer, eu pensava que a gravidez durava somente.
Texto escrito: o texto descritivo
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Nota de classe 1 – Contos de lugares distantes Modelos de resposta Questão 1 sobre o conto “Ressaca” Comandos: identificar e relacionar Resposta modelo.
Atrito O atrito resulta da interacção entre dois corpos Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato mecânico.
IMPRESSIONISMO.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

DESCRIÇÃO Ver com a imaginação...

Tipologia: DESCRIÇÃO É o ato de especificar seres, objetos, sentimentos, ambientes ou comportamentos, atribuindo-lhes características. A descrição pode aparecer em outras tipologia como a narração e a dissertação, por exemplo.

A descrição pode ser: OBJETIVA: representa somente aspectos visíveis e irrefutáveis (que não se pode dizer o contrário), sem emitir opinião do autor. Geralmente é usada para dar as primeiras características. “Era uma pista de skate flutuante que boiava perto da costa litorânea. Feita de madeira, possibilitava que dois skatistas, ao mesmo tempo, pudessem fazer manobras radicais em pleno mar.”

Pista de skate flutuante

A descrição pode ser: SUBJETIVA: representa aspectos que dependem de uma opinião, de um julgamento, de sensações do autor. Nem sempre é fisicamente visível. “Aterrorizante... O ambiente era frio, sem cor, sem vida. Os azulejos de um branco encardido imprimiam um aspecto ainda mais pesado. Dois espelhos redondos refletiam a feiura do lugar sem piedade. Uma porta depressiva dava o toque final ao cubículo e havia a impressão de que, a qualquer momento, uma sombra escura faria uso das torneira de cada uma das pias esqueléticas.”

Ambiente sombrio

A descrição pode ser: ESTÁTICA: descreve aspectos inertes, que não se movem ou que não sofrem mudanças. Pode conter descrição objetiva, subjetiva ou as duas ao mesmo tempo. “Duas carnes, dois queijos, salada, picles, molho especial num pão com gergelim.”

A descrição pode ser: DINÂMICA: descreve aspectos móveis, mutáveis. Pode apresentar descrição objetiva, subjetiva ou as duas ao mesmo tempo. “A pobre ave não pôde imaginar e nem pôde prever o movimento veloz da serpente. Os dentes se aproximavam com rapidez e a morte já era inevitável.”

“Mandando bem na descrição” Antes de iniciar um texto descritivo, quatro questionamentos podem ser feitos para “nortear”, orientar sua produção: 1- Qual é o objeto da minha descrição? 2- Qual é a finalidade da minha descrição? 3- Quais são as características de tal objeto? 4- Qual o enfoque que devo utilizar na referida descrição (objetiva, subjetiva, estática, dinâmica)?

IMPORTANTE! Não é necessário que as características da descrição trabalhem separadamente, muito pelo contrário, usando os quatro enfoques ao mesmo tempo é possível redigir um texto descritivo com excelência!