ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amostras utilizadas em Imunoensaios Profa
Advertisements

INTRODUÇÃO A IMUNOBIOLOGIA
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Biotecnologia Prof.
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA DA CÉLULA
COMPOSIÇÃO MOLECULAR DA CÉLULA
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
PROF. VANEIR INOCÊNCIO BEZERRA (MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
VACINAS.
Fernando Santiago dos Santos
Imunidade e controlo de doenças
Onde os Biomédicos atuam?
Bioquímica.
PATOLOGIA Gr. Pathos = doença, sofrimento + Logos = estudo
VÍRUS.
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Características Gerais dos Vírus
Exame de Urina - Sedimentoscopia
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
Nome: Isabelle Sobral 1 Ano do Ensino Médio.
Introdução à Microbiologia
A Bioquímica é uma Ciencia Química : o que se estuda em bioquimica?
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Maria Cecília Menks Ribeiro
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO BECKER
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
Biologia 2 Cap Vírus Prof.: Samuel Bitu.
( Ser ou não ser vivo, eis a questão)
Aplicações da biologia molecular
INTERAÇÃO VÍRUS-CÉLULA E PATOGENIA VIRAL
Vírus.
SISTEMA LEWIS.
Ciclo lisogênico e ciclo lítico
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ??
CITOLOGIA Estudo da Célula.
POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NO RESULTADO FINAL DO EXAME
Profa. Dra. Talita Seydell
Laboratório de Bioquímica Clínica
Órgãos, Células e Proteínas
Introdução à Biologia.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
INFECÇÃO HOSPITALAR.
IMPORTÂNCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS NA PATOLOGIA CLÍNICA
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
PROF(A): MICHELLE FLORES
Sistema Circulatório (cardiovascular)
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA
Características gerais dos seres vivos
Mestre em Ciências Fisiológicas (UFES)
Escola Estadual Nova Canaã
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
Aula 1 Os seres vivos.
VÍRUS Vamos exercitar?.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS

LABORATÓRIO CLÍNICO Objetivo : Suporte clínico  melhor entendimento do paciente e da patologia. Atuação aplicada à: Prevenção. Diagnóstico. Tratamento de doenças. Acompanhamento da evolução .

LABORATÓRIO CLÍNICO Responsabilidade Técnica: Biólogo*** Biomédico Farmacêutico Médico Patologista Clínico Veterinário

O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Áreas de atuação no laboratório: Exames laboratoriais para o diagnóstico. Gerenciamento de laboratórios. Assessoria em análises clínicas. Controle de qualidade. Magistério superior. .

O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Entidades empregadoras: Unidades hospitalares públicas ou privadas. Laboratórios privados de análises clínicas. Laboratórios universitários. Clínicas privadas.

O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Conhecimentos necessários para atuar em um LAC: Bioquímica básica e clínica. Hematologia clínica e suas subclasses, tais como imuno-hematologia. Microbiologia básica e clínica . Imunologia básica e clínica.

O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Endocrinologia básica e clínica. Conhecimento dos líquidos biológicos e derrames cavitários, tais como urina, líquor, esperma, etc. Parasitologia básica e clínica. Citologia e citopatologia.

O BIÓLOGO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS Biologia molecular. Controle interno e externo da qualidade laboratorial.

COLETA DE MATERIAIS Setor de Coleta de Materiais: Setor onde são realizadas as mais diversas coletas de materiais biológicos tais como sangue, secreções, urina, etc.

HEMATOLOGIA Hematologia  origem grega. Haima (de haimatos) = "sangue“. Lógos = "estudo, tratado, discurso". Hematologia: ciência que estuda o sangue. Elementos figurados do sangue: eritrócitos (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos). Coagulação.

HEMATOLOGIA

SOROLOGIA / IMUNOLOGIA Imunologia: ramo da biologia que estuda o sistema imunológico. Funcionamento do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não. Setor que visa o diagnóstico de patologias através da detecção de reações antígeno-anticorpo.

SOROLOGIA / IMUNOLOGIA Anticorpo x Antígeno

PARASITOLOGIA Parasitologia: ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. São realizadas técnicas para exame parasitológico de fezes, visando a pesquisa de parasitos nas fezes, além de outros exames. Parasitas: Protozoários. Helmintos (nematelmintos e platelmintos). Artrópodes  ectoparasitas.

PARASITOLOGIA .

MICROBIOLOGIA Microbiologia: ciência que estuda os microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Setor que visa identificar os agentes infecciosos responsáveis pelos mais diversos tipos de infecções causadas por bactérias e fungos.

MICROBIOLOGIA Divisões: Bacteriologia. Virologia. Micologia.

BIOQUÍMICA Bioquímica: ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. Analitos  marcadores de diversas patologias. Exemplos: Dosagem de glicose  diagnóstico de diabetes mellitus. Dosagem de uréia  diagnóstico de insuficiência renal.

URINÁLISE Urinálise: é uma subespecialidade da patologia clínica que visa a análise da urina para fins diagnósticos e prognósticos, sobretudo no que se refere às patologias do trato urinário. são realizadas as análises físicas, químicas e microscópicas da urina, dosagens e testes na urina.

URINÁLISE

BIOLOGIA MOLECULAR Biologia Molecular: é o estudo da Biologia em nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas.

BIOLOGIA MOLECULAR Setor de Biologia Molecular: Investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese protéica. Obtenção, identificação e caracterização de genes.

CITOPATOLOGIA Citopatologia: é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos.

CITOPATOLOGIA Exame citopatológico  preventivo ginecológico: Avaliação morfológica celular  detecção de uma pré-malignidade. Papanicolaou ou preventivo de câncer de colo uterino.

ENDOCRINOLOGIA Endocrinologia: especialidade médica que estuda as desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas chamadas hormônios.

CONTROLE DE QUALIDADE Setor responsável pela política de qualidade do Laboratório. Política da Qualidade: Garantir a satisfação dos pacientes com serviços; Colaborar para melhoria da qualidade dos serviços prestados; Oferecer aos seus profissionais oportunidades de desenvolver um trabalho com qualidade.

MERCADO DE TRABALHO Mercado amplo e muito promissor. Grande quantidade de biólogos inseridos nessa área.

OBRIGADO