Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A NATUREZA E AS QUESTOES AMBIENTAIS
Advertisements

Meio ambiente.
Aquecimento Global.
Ecologia.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Crise Ambiental.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
GOVERNAN IDADE GOVERNANÇA para a SUSTENTABILIDADE.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Quais são os principais problemas ambientais a serem enfrentados?
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Química & Biologia.
Manejo de bacias hidrográficas
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Dinâmica da Atmosfera.
A Questão Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
Estratégias para a Amazônia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CUROS DE TECNOLOGIO EM AGRONEGÓCIO
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE DIREITO
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Química ambiental – Problemas ambientais
Ciências Naturais – 8.º ano
Impacto Ambiental.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Ecologia Poluição do Ar: Efeito Estufa
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
MEIO AMBIENTE.
Globalização e Meio Ambiente
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados. O meio-ambiente e os desafios do desenvolvimento estão ligados através de temáticas institucionais e geográficas e através de fronteiras sociais e ambientais.

O crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico, em especial nos últimos 20 anos, provocaram fatores de desequilíbrio ambiental. O texto nos fala sobre implantação de políticas ambientais a fim de fazer com que haja equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional.

Interligações com o Ambiente Humano Existem interligações entre a interferência humana e as alterações climáticas, a destruição da camada de ozônio, a poluição do ar, a perda da biodiversidade, a degradação dos solos e da água e a poluição química.

Fatores de Mudança Mudança ambiental e desenvolvimento humano são conduzidos pelos mesmos fatores: dados demográficos, econômicos, inovações científicas e tecnológicas, padrões de distribuição cultural, processos sociais, políticos e institucionais, os quais variam de acordo com as circunstâncias sociais e ecológicas.

De acordo com estimativas, a população passará de 6,7 bilhões em 2007 para 9,2 bilhões em 2050. No mesmo período, a população das regiões menos desenvolvidas deverá aumentar de 5,5 bilhões para 8 bilhões, em contraste com a população das regiões mais desenvolvidas, que deverá permanecer praticamente inalterada em 1,2 bilhão.

De acordo com estimativas, a população passará de 6,7 bilhões em 2007 para 9,2 bilhões em 2050. No mesmo período, a população das regiões menos desenvolvidas deverá aumentar de 5,5 bilhões para 8 bilhões, em contraste com a população das regiões mais desenvolvidas, que deverá permanecer praticamente inalterada em 1,2 bilhão.

Impactos do crescimento da população sobre o meio ambiente: Impactos do crescimento da população sobre o meio ambiente: * Aumento do consumo de matérias-primas; * Aumento na produção de resíduos; * Aumento da necessidade de alimentos, água doce, madeira, fibras e combustíveis; * Aumento da poluição e das alterações climáticas.

Impactos e Consequências das Atividades Humanas sobre os Processos Biofísicos As atividades humanas têm vários impactos diretos sobre o meio- ambiente e consequentemente sobre os ecossistemas e o bem-estar humano:

Alterações climáticas. Gestão de recursos hídricos. Emissão de dióxido de carbono provocando alterações climáticas e acidificação dos oceanos. Liberação de nitrogênio reativo (Nr) a partir da queima de combustíveis fósseis e do uso de fertilizantes. Alterações climáticas. Mudanças em curso no Ártico (cobertura vegetal, biodiversidade, formação de gelo marinho e espessura das calotas polares). A degradação da terra, levando à perda de diversidade genética e de espécies. Gestão de recursos hídricos. Aumento nos níveis de radiação UV-B.

Interligações e Políticas Ambientais Uma análise da paisagem das políticas ambientais ao longo dos últimos 20 anos mostra que os Estados têm criado um número crescente de instituições, autoridades, tratados, leis e planos de ação para conservação e proteção do ambiente, e para uma nova compreensão das consequências da mudança ambiental global. Apesar dos Estados estabelecerem objetivos comuns, muitas das respostas colocadas em prática em níveis regional, nacional e internacional, não são necessariamente bem adaptadas por problemas de ajuste entre as instituições.

Nível regional – as regiões fornecem um contexto delimitado, dentro do qual as políticas e os programas podem ser concebidos e executados. Nível nacional – a política ambiental depende de um poder Executivo, que funcione bem com o Legislativo e o Judiciário e com a participação de todos os intervenientes, incluindo o eleitorado, a sociedade civil e o setor privado. Nível internacional – os principais intervenientes em relação às políticas e gestões pertinentes ao meio-ambiente são as Nações Unidas, o AMA e as formas de lidar com o desenvolvimento, o comércio, as finanças e áreas afins.