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Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?

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1 Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas

2 Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução? Qual é a principal conclusão do trabalho?

3 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Planejamento do Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Monitoramento e Avaliação Educação, Comunicação e Sensibilização Devido à variedade de objetivos e usuários, a interpretação das listas é variável, e são mais utilizado para mais de uma finalidade, independentemente da sua intenção original = QUAIS SÃO OS USOS ADEQUADOS DE LISTAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS? GlobalRegionalLocal

4 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

5 POLÍTICA E LEGISLAÇÃO USODISCUSSÃO. Legislação nacional Internacional / regional Subsídio para: Criação de sub-listas nacionais / regionais de espécies ameaçadas Estratégias Nacionais de Biodiversidade e Planos de Ação. Mudanças genuínas em status de espécies ao longo do tempo. Decretando na legislação nacional a proibição de todo o comércio de qualquer espécie que está listado como ameaçado. Comércio bem regulado pode contribuir positivamente para a conservação de algumas espécies ameaçadas, e pode ser essencial para a subsistência humana. Acordos internacionais. Orientar ou informar decisões em convenções internacionais, incluindo: Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens (CMS), incluindo os vários acordos CMS Regionais Os acordos de pesca Incluir espécies ameaçadas em listas sem considerar a causa da ameaça e outros fatores relevantes.

6 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

7 PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO E GESTÃO AMBIENTAL USODISCUSSÃO Gestão de recursos regionais e nacionais e desenvolvimento. Guiando a gestão dos recursos naturais em escalas que variam de local para as políticas nacionais de desenvolvimento e legislação (por exemplo, nas áreas de ordenamento do território, certificação, transportes, energia, gestão de bacias,etc). Depender exclusivamente sobre a situação global da Lista Vermelha para o planejamento local. Planejamento em nível local e Avaliação de Impacto Ambiental. Guiando a avaliação do nível local, a Lista Vermelha é um insumo fundamental para uma avaliação. Avaliando-se os possíveis efeitos de grande escala, as iniciativas de desenvolvimento de infra-estruturas ou a avaliação de impactos do projeto a nível local. Listas de espécies ameaçadas são uma das poucas ferramentas à disposição das agências reguladoras e do público para limitar os impactos ambientais negativos decorrentes do desenvolvimento.

8 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

9 PLANEJAMENTO PARA CONSERVAÇÃO USODISCUSSÃO Informando ações de conservação para espécies individuais. Usando dados da Lista Vermelha (incluindo informações sobre os requisitos de habitat, as ameaças que precisam ser abordadas, ações de conservação que são recomendadas, etc.) Baseando-se unicamente na Categoria na Lista Vermelha sem incorporar informações de apoio e / ou fontes de dados relevantes adicionais. listas de espécies ameaçadas pode ter valor limitado como indicadores de mudanças no estado do ambiente por causa de: tratamento taxonômico desigual; variação no esforço de observação; e fato de que alterações nas listas de mais frequentemente refletem a mudança no conhecimento do estado em vez de mudança em si mesmo estado Definição de prioridades Geograficas: no nível do local, o nível de paisagem / e nível global. Informando a conservação de amplas espécies e espécies ameaçadas de processos ecológicos escala de largo, como a qualidade da água É importante estar ciente de que os mapas da Lista Vermelha da IUCN mostram a distribuição das espécies em larga escala - no nível local que eles fornecem uma boa indicação de que as espécies podem estar presentes, esta informação deve ser verificada através de pesquisas locais.

10 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

11 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO USODISCUSSÃO Avaliando o estado da biodiversidade e acompanhar as alterações no estado da biodiversidade. Medir a eficácia e o impacto das atividades de conservação Documentando extinção O estado geral da biodiversidade; variedade da biodiversidade entre regiões, países e regiões; a taxa em que a biodiversidade está sendo perdida; onde a biodiversidade está sendo perdida mais rapidamente; e os principais fatores de declínio e perda de biodiversidade. Índice da Lista Vermelha da IUCN é uma ferramenta útil para monitorar alterações no status de espécies ao longo do tempo. Determinar as taxas de extinção entre os grupos de espécies globalmente e exaustivamente analisados. Até agora, apenas alguns grupos de espécies foram completamente avaliados. Uma mudança de categoria, não significa necessariamente que o estado das espécies mudou. Muitas extinções não são documentadas, e muitas espécies podem ter sido extintas antes que pudessem ser formalmente descrito.

12 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

13 PESQUISA CIENTÍFICA USODISCUSSÃO Estudos específicos sobre espécies e levantamento e estudos ecológicos. Usando as lacunas de dados identificados no processo de avaliação (por exemplo, dados insuficientes sobre espécies ou para orientar pesquisas e oportunidades de financiamento para lacunas nos dados conhecidos de espécies ameaçadas)

14 ARGUMENTAÇÃO Política e Legislação Desenvolvimento e Gestão Ambiental Planejamento para Conservação Pesquisa científica Educação, Comunicação e Sensibilização Monitoramento e Avaliação

15 EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO USODISCUSSÃO Educação. Informando trabalho acadêmico (por exemplo, as atribuições da escola para casa-trabalho, ensaios e teses de graduação, etc.). Mídia. Promover o conhecimento do estado da biodiversidade, em espécies questões de conservação, espécies em risco, etc. Angariação de fundos. Criação de uma base factual sólida para financiamento de propostas para se envolver em trabalhos de conservação significativa.


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