Sobre o livro... Conhecido como um dos maiores focos de violência urbana do Rio de Janeiro, o conjunto Habitacional “Cidade de Deus” é o campo de pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
Situação 2 "ENTRE AMIGOS" A- TUDO ? VIAJAR FÉRIAS VOCÊ ?
Maria Aparecida Araujo Santos
O uso da pontuação pode fazer a diferença.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
QUERO VOLTAR A CONFIAR! (Arnaldo Jabor).
Você sabe o valor de uma Amizade???.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
QUERO VOLTAR A CONFIAR!.
Bem vindo ao museu da família!.
Pedido de demissão.
Rotina....
ZÉ ALEGRIA.
Aprendi....
Clique.
Vestido Azul.
Valorize a vida... Formatação: E. Gaudenzi Música: Aeriss_theme.
O Poder.
Rotina....
O Quebra-Cabeças e a Vida.
CASADOS...  .
O PÃO DE CRISTO....
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
Retextualização conto de machado de Assis ( pai contra mãe)
Portão do Paraíso.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
O LUGAR ONDE VIVO !!!.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
O que é Bullying?.
UTOPIA.
Mobilizando seus colegas de trabalho
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
Direito 2014 Pontuação e Argumentação no texto escrito
Dicas para o sucesso da Recepção
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e.
Um Homem Feliz   Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava. Os médicos tentaram de.
A menina dos olhos castanhos
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
QUERO VOLTAR A CONFIAR!.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Você sabe o valor de uma Amizade???.
Rotina....
MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA
Esta pesquisa se destina ao estudo sobre
Deus é o primeiro, o melhor e último”.
Ciclos da Vida!!!.
A árvore dos problemas.
QUERO VOLTAR A CONFIAR.
Onde e quando Jesus nasceu?
. TWISTER Colacio.j 002 Autor (a) texto: Desconhecido.
Lição de um advogado.
Fernanda Teixeira Carneiro Psicóloga Clínica Insight.
Para os Meus 3 amigos.
Luiza Monteiro.  Com o advento da internet e dos recursos tecnológicos de uma maneira geral, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente.
Com total infraestrutura e levando consigo o peso do nome de uma Construtora de sucesso, o Residencial Odaléa chega ao bairro do Marapé com a proposta.
O BAIRRO ONDE VIVO.
Sou do tempo em que ainda se faziam visitas.
30 de maio de :46:28 Naquela casa reinava a paz e o amor, todos eram bem- vindos e era um entra e sai diário, era gente chegando, era gente saindo,
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Procura-se o autor.
Parabola da grande Ceia
A EMPRESÁRIA E O MENDINGO
Ti conhecer,
Transcrição da apresentação:

Sobre o livro... Conhecido como um dos maiores focos de violência urbana do Rio de Janeiro, o conjunto Habitacional “Cidade de Deus” é o campo de pesquisa sobre o qual foi elaborado esse livro, que aborda a pobreza e seus diferentes significados. Alba Zaluar faz aqui um rico e diversificado estudo da vida de seus moradores, seu trabalho, a constituição de sua vida familiar, lazer e religião, buscando entender, entre outras coisas, as diferentes histórias de vida que levam ao trabalho ou ao banditismo.

O Antropólogo e os Pobres – Introdução Metodológica e Afetiva Imagine-se estacionando seu carro particular na rua de um bairro de pobres cujo nome permanecia nas manchetes dos jornais (...) O Cenário Não era desprovido de tranqüilidade De certos ângulos parecia mesmo calmo de intensa vida social entre os vizinhos Meninos correndo, soltando pipa no telhado. Donas de casa conversando no portão Homens jogando carteado na birosca Trabalhadores passando a caminho do trabalho Grupinhos na esquina e tudo mais que foi eternizado para nós no samba

Mas a tensão era visível Nos bêbados apedrejados, na mulher louca andando pela rua em meio a indiferença geral e nas esquinas estratégicas e nos olhares atentos e avaliadores dos adolescentes que se encaminham para a vida que denominamos criminosa. Sinais de miséria social e moral eram sublimados pela própria composição material do conjunto. Ruas esburacadas, cheias de lama e de dejetos fétidos do esgoto.

A Primeira Fase Um novo papel nas idas e vindas de mediador intelectual entre os pobres temidos e meus temerosos iguais. O intuito principal da pesquisa era recolher as representações dos moradores acerca da pobreza vinculadas ao consumo nas unidades domésticas. A Recepcão Com desconfiança, como jornalista interessada em difamar o local, ora com esperança como enviada do governo que antecederia os sacos de feijão e arroz que o governo iria mandar para as pessoas pobres.

A Entrevista Dos que aceitavam, a expectativa era de que a autora funcionasse como agência ambulante de emprego. Mulheres tentando encaminhar seus filhos para o mercado de trabalho. Dos que não aceitavam o argumento de um homem é de que isso não serviria para nada, E uma mulher que queria saber quantos sacos de feijão ganharia por isso.

Na Segunda Fase Contato com a associação de moradores e organizações voltadas para o lazer. Opção por dedicar-se a agremiações carnavalescas e aos times de futebol. Isto porque a principal associação recusou abrir a história da associação. Resolve procurar as organizações que atuavam ao nível das quadras praças, das ruas do conjunto e que se espalhavam por todo ele.

Armadilhas Clientelísticas Oferta de atuar no papel de juíza da escola de Samba Pedidos velados de dinheiro para passagem Pedidos de roupas velhas e de presentes para as crianças Pedidos mais claros de ajuda ao bloco nas suas obrigações de rituais e exibição de prestígio junto a outro bloco. Financiamento de bebida quando o bloco apadrinhou uma agremiação amiga. Pagamento de dívida de registro na federação dos blocos Palco para espetáculo para visitas importantes

Passada a fase inicial - Finalmente aceita Uma das lições mais marcantes durante a pesquisa foi a que não se pode fotografar juntos uma mulher com marido de outra, mesmo que seja no meio da rua. Uma das impressões mais vividas na memória foi a corrida descarada das crianças e a pressa mais disfarçada dos adultos em se postarem sob o ângulo das minhas lentes.

Material da pesquisa como resultado “Recolhi um material muito mais rico e mais diferenciado do que meu treinamento em farejar padrões, regularidades e estruturas me deixava suspeitar.”

Muito obrigada !!! FELIZ FÉRIAS!