TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Advertisements

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Transtorno Obsessivo Compulsivo
Distúrbios Alimentares
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Transtorno Obsessivo - compulsivo
Andréa Carajoinas Ramalho.
Atualidades Entrevista de emprego.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Quatro Meses Clique para avançar.
Síndrome de Tourette.
Conectados na Alma Maria Cristina Manfro
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
Mensagens & Reflexões!!! Apresenta Ligue o som!!!
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
HO’OPONOPONO É uma técnica de amor, onde você se autocura e auxilia a
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Eventos Fazemos todas as festas do calendário anual, como Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal... Com isso buscamos divertir um pouco essas crianças.
Distúrbios alimentares
Afirmações Para Luz Divina.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Aprendi Clique.
Perturbação obsessivo-compulsiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio.
“Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Salmo 34.8a NTLH
Curativos.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
TOC Transtorno Obssessivo Compulsivo
CARLOS EDUARDO RIBEIRO SOARES Fernanda Maria Fonseca de Sousa
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Psicopatologia Especial I Professor Octavio Domont de Serpa Jr.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Transtornos Fóbico-ansiosos
MEDIDA DE SEGURANÇA.
Conectados na Alma.
UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO
FABIANA DE PAULA PEREIRA
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
TOC - Transtorno Obsessivo compulsivo
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Dicas para cozinha ♥ Toda mulher que cuida dos serviços domésticos, sabe muito bem o trabalho que dá manter uma cozinha sempre limpa e impecável. Apesar.
Quatro Meses Clique para avançar.
ESQUIZOFRENIA.
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
TOC: Transtorno Obsessivo-Compulsivo
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
Neurose... Psicose... Compulsão... Obsessão... Doença.
ConectadosnaAlma Certa vez recebi uma mensagem a qual dizia que receber s faz bem à saúde. Inclusive, parece que isto já foi até comprovado.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
EU TE AMO....
Texto: Luiz Gonzaga da Silva Site:
Alzheimer Tarsila Cunha.
REAÇÕES EMOCIONAIS DIANTE DO SOFRIMENTO / MORTE
ENTUSIASMO, UM FATOR DE COMPETÊNCIA. EMEF Jardim Anchieta HEC HORÁRIO DE ESTUDO COLETIVO PSICOPEDAGOGA RESPONSÁVEL: Damaris Bezerra de Lima.
O que são Transtornos Alimentares?
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Esquizofrenia.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

TOC Transtorno de ansiedade, e que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões.

T O C Cerca de 4% da população mundial sofre deste transtorno T O C Cerca de 4% da população mundial sofre deste transtorno. Embora grande parte dos pacientes sofra anos antes de buscar ajuda especializada. Os sintomas podem surgir em qualquer fase da vida, mas em geral surgem com maior frequência entre a adolescência e os 30 anos.

Obsessões São pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. Podem ainda ser imagens, palavras, frases, números, músicas, etc. Sentidas como estranhas ou impróprias, geralmente são acompanhadas de medo, angústia, culpa ou desprazer.

As obsessões mais comuns envolvem: Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação; Dúvidas; Preocupação com simetria, exatidão, ordem, sequência ou alinhamento; Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas;

As obsessões mais comuns envolvem: Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios; Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar; Preocupações com doenças ou com o corpo;

As obsessões mais comuns envolvem: Religião (pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias); Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários; Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis.

Compulsões Compulsões, ou rituais, são comportamentos de respostas às obsessões e são feitos para diminuir as sensações de desconforto causadas por elas.

As compulsões mais comuns são: De lavagem ou limpeza; Verificações ou controle; Repetições ou confirmações; Contagens; Ordem, simetria, sequência ou alinhamento;

As compulsões mais comuns são: Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), poupar ou economizar; Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números; Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.

Apesar de a ciência estudar os Causas Apesar de a ciência estudar os motivos pelos quais alguém desenvolve o TOC, ainda não há uma causa estabelecida.

Causas Sabe-se, no entanto, que até mesmo crianças podem desenvolver o transtorno. E que, se diagnosticadas e tratadas precocemente, o risco de recaídas diminui muito na fase adulta. Isso porque esse é um transtorno que demanda atenção durante toda a vida. É difícil falar em cura, mas, sim, em controle.

Tratamento O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (aumentam os níveis de serotonina no organismo).

Tratamento Os medicamentos são efetivos para 40 a 60% dos pacientes e são a primeira escolha, principalmente quando, além do TOC, existem outros problemas associados como depressão, ansiedade, o que é muito comum. Raramente eliminam por completo os sintomas.

Pacientes Semi-imputáveis ▪ Os pacientes obsessivo-compulsivos sentem-se arrastados pela impossibilidade de resistir aos sintomas, ainda que tentem. ▪ O TOC, embora não retire a capacidade intelectiva do agente, afeta a autodeterminação, o que os coloca na zona fronteiriça entre os distúrbios imputáveis e inimputáveis penalmente, portanto, semi-imputáveis.

Pacientes Semi-imputáveis O reconhecimento da semi-imputabilidade, oriunda da caracterização do transtorno obsessivo compulsivo, possibilitaria ao juiz, no momento de aplicar a pena, substituí-la por medida de segurança não detentiva, consistente no tratamento médico especializado previsto no artigo 98 do CP.

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças. Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada. Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos. Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as mãos depois. Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los pouco limpos ou achar que posso contrair doenças. Verifico portas e janelas mais do que o necessário.

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC Verifico repetidamente o gás, o fogão, as torneiras e os interruptores de luz após desligá-los. Minha mente é invadida por pensamentos desagradáveis e impróprios, que me causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar. Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico aflito(a) quando estão fora do lugar. Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números, palavras ou frases).

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares. Necessito contar enquanto estou fazendo coisas. Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.

Caso tenha respondido positivamente a uma ou mais dessas afirmativas, é provável que você seja portador do TOC. Para o diagnóstico definitivo ou se tiver dúvidas, discuta com seu médico.