Sabugal – A Sazonalidade da População Agrupamento de Escolas do Sabugal Carlos Frade Gisela Gonçalves Paulo Torres Data: 04-05-2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
À cidade associam-se um conjunto de características:
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Conferência das Cidades Mato Grosso
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
População.
População II.
O Mundo Urbano Brasileiro
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Urbanização brasileira Aula ª série
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
O RIO DE JANEIRO HOJE É O PRINCIPAL CENTRO PARA INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA. A percepção de segurança cresceu com o sucesso das UPPs, a retomada dos.
Parque Natural do Alvão
Migrações.
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
CIDADES + INTELIGENTES
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
2013/ º06 Parque Aquático - Braga Trabalho de: André Borges
Agrupamento de Escolas João de Deus faro – Escola Secundaria Curso profissional técnico de gestão ambiental Modulo 5 –”Intervenção sobre o Território.
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Trabalho de: -João Gonçalves -João Palmeiro -Marco Dias -Pedro Sá 11º6.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Bruna Alves Duarte Mota Maria João Santiago Mariana Amorim Nuna Fernandes 12º J.
1 Equipe Ana Pegorini Carlos Soares Éberli Riella Iran Vieira Luiz Canabarro Cunha Luiz Rogério Muzel dos Santos Maria Natalia Shiavon Paulo Rocha Roque.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
MuseumsLine.
Área Urbana e Área Rural.
Autarquias no meio urbano
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Área expectante em Alcântara (Lisboa)
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Trabalho realizado por:
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Nossa Senhora da Bonança 11ºA Requalificação de.
ESCOLA SECUNDÁRIA D. INÊS DE CASTRO – ALCOBAÇA GEOGRAFIA A ISABEL BEJA
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
Trabalho de: -Catarina Sousa - Eugénia Rodrigues -Sara Cabanelas -Tiago Rosário -Vanda Costa 11º 05.
Trabalho de: -Bruno Ferreira -João Barbosa -Luís Rodrigues -Nicola Machado 11º5.
A organização do espaço urbano
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 Geografia A Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Geografia A - 11ºLHC: Anita Mateus nº2 Cristiana Veríssimo nº6 Gabriela Ribeiro nº11 Luisa Alexandra nº15 Mariana André nº19 PROJETO “NÓS PROPOMOS” Ano.
Projeto Nós Propomos Trabalho realizado : Bernardo Bento nº: 4 Dalton Nassif nº: 7 Marco Coelho nº: 17 Pedro Peixoto nº: 20 Telmo Santos nº: 26 Línguas.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
Analfabetismo.
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Santa Doroteia Zonas abandonadas, Falta de espaços.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
A DINÂMICA DAS CIDADES.
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana 2013/2014 Trabalho realizado por: Afonso Santos nº 1 11ºC David Soares de Albergaria nº 8 11ºC Tomás Gaidão nº 23 11ºC.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
Cidades.
Urbanização.
Transcrição da apresentação:

Sabugal – A Sazonalidade da População Agrupamento de Escolas do Sabugal Carlos Frade Gisela Gonçalves Paulo Torres Data:

Estrutura do Trabalho Apresentação; Localização Geográfica do Sabugal; O Inicio – Emigração e Êxodo Rural; O Desafio da Sazonalidade; Sazonalidade de Negócios; Sobrelotação dos Equipamentos; Canalização de fundos para aproveitamento sazonal; Dificuldades constantes em estacionar; Subaproveitamento de alguns equipamentos Conclusão.

Apresentação Para o Projecto Nós Propomos, o nosso grupo decidiu estudar o problema da população flutuante no Sabugal, ou seja, a desertificação populacional no Inverno e a sobrelotação da mesma na altura do Verão. A nossa cidade enfrenta todos os anos este problema, e nós iremos apresentar concretamente o problema e apresentar soluções.

Localização Geográfica do Sabugal A nossa situação longínqua em relação às grandes áreas metropolitanas e também de cidades médias torna o nosso concelho pouco atractivo, o que facilitou a vaga emigratória, especialmente ilegal (proximidade fronteiriça).

O Inicio – A Emigração e o Êxodo Rural

O Desafio da sazonalidade Este problema ameaça o desenvolvimento da nossa região, na medida em que é exercido um certo tipo de pressão na época estival sobre o território, população local, serviços e infra estruturas e a sustentabilidade dos equipamentos. O problema aparece consecutivamente no final do mês de Agosto. A população parece esquecer o problema ao longo dos meses de verão, lembrando-se apenas dele quando termina esta época.

Problemas enfrentados

Fonte: Sabugal+ (Postos de Turismo de Sortelha e Sabugal).

Sazonalidade de Negócios Com vista ao melhor abastecimento da população crescente, por parte do município aparecem novas formas de negócio como vendas ambulantes, novos cafés, cabeleireiros/esteticistas, novas formas freelancer de trabalho. Solução: Facilitar a aquisição de licenças de comércio na altura estival.

Sobrelotação de Equipamentos A época estival é, no nosso concelho, e na maioria do país, a época mais movimentada do ano. Todos os produtos/bens esgotam rapidamente, o transito triplica e os cafés não têm resposta para receber tamanha população. Solução: Cedência de licenças temporárias para a utilização de espaços da autarquia.

Canalização de Fundos Para Aproveitamento Sazonal Uma vez que o Verão é a época que mais problemas traz devido ao grande número de população e ao aumento do movimento, muitos dos investimentos tanto privados como municipais são feitos com vista às necessidades que o verão traz. Solução: Reforçar as redes de transporte existentes; Criação de emprego no setor turístico; Reforço do serviços de recolha de resíduos urbanos.

Subaproveitamento de Alguns Equipamentos Após o mês de Setembro, a maioria das construções, que no verão estão praticamente lotadas, deixam de ter alguma utilidade, deixadas ao abandono. Solução Autárquica: Manutenção das infra estruturas fundamentais; conservação e melhoramento de equipamentos-chave. Investimento na qualificação das áreas de localização empresarial existentes.

Conclusão Ao longo deste projeto, o nosso grupo foi capaz de avaliar com mais eficácia um problema que na nossa cidade não é novidade. Assim que a época estival chega, chegam com ela sobrelotação de parques de estacionamento, cafés, esgotamento de produtos, aumento da poluição, entre outros. A realização deste trabalho permitiu-nos contactar mais de perto com a nossa gente, e perceber as suas prespetivas. Na nossa opinião, ficamos contentes com o resultado.