1 Unidade A sociedade dos indivíduos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

Cultura: Diversidade cultural e Multiculturalismo
Dois modos de ler a Bíblia.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Início da Comunicação
Geografia Geral Guilherme Henrique Barros de Souza.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Afeto e Comunicação Afetiva
Psicologia das Relações Interpessoais
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
ENTRE O EGO E A ALMA - Sílvia Schmidt -
Prof. Everton da Silva Correa
Quem É VOCÊ Por Diogo Cavalcanti.
ESTAR SOZINHO....
Sawabona Shikoba.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
A palavra conviver originou-se
Sociologia e sociologia e senso comum
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
O LUGAR ONDE VIVO !!!.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
 Acomodação Paulo Roberto Gaefke.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
CARTA DA TERRA Para crianças.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
BK Tijuca Palestra Multimídia, 30/9/2010
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Metodologia do Ensino da Arte
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Família, escola e sociedade.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Socialização.
Entre o bem e o mal.
O cinema na vida de cada um
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
ENTRE O EGO E A ALMA - Sílvia Schmidt - Enquanto pensamos que a morte é o que mais separa as pessoas, o EGO desde sempre, vem fazendo esse “serviço” muito.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
A educação como processo social
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º  Ana Rita Gaspar, n.º  Cátia Marmelo, n.º  Daniela Pedro,
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
Profº.: Denílson Pereira (86)
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

1 Unidade A sociedade dos indivíduos O que vem primeiro: o indivíduo ou a sociedade? Os indivíduos moldam a sociedade ou a sociedade molda os indivíduos? Podemos dizer que indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Não há separação entre eles. Unidade

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo É chamado de socialização o processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela. Thinkstock/Getty Images

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Nossa individualidade se constrói no contexto das relações com os diferentes grupos e instituições dos quais participamos. Por isso, temos experiências semelhantes ou diferentes das de outras pessoas. Tako X

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo O que nos é comum Ao nascer, a criança chega a um mundo que já está pronto. Nesse momento ela ainda não se reconhece como pessoa, pois não domina os códigos sociais. Thinkstock/Getty Images

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo No processo de conhecimento do mundo, a criança: percebe que existem outras coisas a seu redor; descobre que há coisas que pode fazer e coisas que não pode fazer. crédito das imagens:Thinkstock/Getty Images

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Ao conviver com a família e com os vizinhos, frequentar a escola, ver televisão, passear e conhecer novos lugares, coisas e pessoas, a criança vai se socializando. ©Will Deni McIntyre/Corbis/Latin Stock Cena registrada em escola da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Nesse processo, ela aprende e interioriza palavras, significados e ideias, enfim, os valores e o modo de vida da sociedade da qual faz parte. Thinkstock/Getty Images

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo As diferenças no processo de socialização Ricki Rosen/Corbis/Latin Stock Entender a sociedade em que vivemos significa saber que há muitas diferenças e que é preciso olhar para elas. Israel, 1993. Um garoto palestino e outro judeu. Amigos, apesar do conflito entre os dois povos.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo As desigualdades  promovem formas diferentes de socialização. Ao tratar das diferenças  temos de vê-las no contexto histórico. A socialização acontece de maneiras diferentes de acordo com a época e com as condições em que se vive  a socialização das pessoas que vivem em um país em guerra, por exemplo, é diferente daquela das pessoas que moram em um local em que há paz.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Tudo começa na família Socialização: processo formal  é conduzido por instituições como a escola e a Igreja; Thinkstock/Getty Images processo informal  acontece inicialmente na família, na vizinhança e pela exposição aos meios de comunicação.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Família: espaço privado das relações de intimidade e afeto; Pinacoteca do Estado de São Paulo espaço no qual aprendemos a obedecer às regras de convivência e a lidar com as diferenças e a diversidade. Cena de família de Adolfo Augusto Pinto. Óleo sobre tela de Almeida Júnior, 1891.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Espaços públicos: todos os outros lugares que frequentamos; locais em que precisamos observar normas e regras próprias de cada situação. Thinkstock/Getty Images Galeria principal do Museu de Orsay em Paris, na França.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo Exercícios 1. Observe as imagens e responda: Guerra ou paz, miséria ou abundância: como essas condições podem afetar a socialização das crianças? Randy Faris/Corbis/Latin Stock Kitra Cahana/Flash90/Epa/Corbis/Latin Stock Costa Rica, 2007. Israel, 2005.

O processo de socialização 2 O processo de socialização Capítulo 2. Imagine que você tenha de sinalizar um lugar, indicando com placas o espaço familiar e o espaço público. Desenhe essas placas. Depois, converse com os colegas sobre os significados delas.