A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A educação como processo social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A educação como processo social"— Transcrição da apresentação:

1 A educação como processo social

2 Socialização: a criação do ser social
Amala e Kamala É a vida em sociedade que efetivamente nos transforma em seres humanos Nos obriga a certos comportamentos e idéias A idéia de humano não é meramente biológica, mas social.

3 Socialização: a criação do ser social
Considera-se ser humano o indivíduo que aprendeu a viver em sociedade As ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais “Socialização envolve todos os processos de aculturação, comunicação e aprendizagem através dos quais o organismo individual humano desenvolve uma natureza social e torna-se capaz de participar da vida social” (Robert W. Witikin, 1979) Esse aprendizado começa desde que a criança nasce.

4 Socialização: a criação do ser social
Os professores Peter Berger e Thomas Luckmann afirmam existir 2 tipos de socialização: Socialização primária – é a que o indivíduo experimenta na infância A criança conhece o mundo e a realidade social através das definições dos familiares É o único mundo que a criança conhece, por isso não há conflito Grande importância da família As normas e valores sociais são interiorizados A criança adquire uma identidade social, aprende a se localizar nas posições sociais e a definir os comportamentos esperados de cada um A criança forma sua personalidade

5 Socialização: a criação do ser social
Socialização secundária A socialização primária termina quando a criança consegue perceber que as normas sociais são feitas para todas as pessoas O processo de socialização secundária não termina Ao crescer a criança participa de várias instituições, e essa participação envolve aprendizado Cada instituição tem a sua linguagem, valores e comportamentos próprios (escola, igreja, trabalho)

6 Um indivíduo, muitos papéis
Papel social: abrange tanto o que o detentor de uma posição tem de saber como a maneira de agir quando estiver ocupando aquela posição. É a socialização que prepara o indivíduo para o desempenho dos diferentes papéis sociais. Os papéis variam de sociedade para sociedade e ao longo do tempo.

7 Controles: moldando o ser social
Controle social – mecanismos da sociedade para coagir os indivíduos a se comportarem segunda as expectativas para cada papel social que desempenham. Eles podem ser: Positivos: implicam em recompensas àqueles cujo comportamento indica uma conformidade aos papéis. Ex: elogios, medalhas, prêmios, promoções. Negativos: implicam sanções àqueles cujo comportamento representa um desvio dos padrões aceitáveis. Ex: castigos, ridicularização, segregação. A socialização é uma relação mútua. O indivíduo é moldado pela sociedade, mas também age no sentido de transformá-la.

8 A educação como fenômeno social
A socialização sempre envolve um processo educativo, e todo processo educativo é um ato de socialização.

9 Educação formal Envolve todo processo de transformação de um conteúdo específico de modo intencional e dotado de método, regulamentos e periodicidade próprios. Não se resume a instituição escolar

10 Educação informal Envolve todos os processos educativos que ocorrem no interior da sociedade e que não são dotados de métodos, regulamentos, periodicidade e conteúdos próprios. Aprendemos ao ver filmes, ler um livro.


Carregar ppt "A educação como processo social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google