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0 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO
PARTE III O GRUPO CAPÍTULO 8 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO

1 Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
OBJETIVOS DO APRENDIZADO Depois de ler este capítulo, você será capaz de: Diferenciar os grupos formais dos informais. Comparar dois modelos de desenvolvimento de grupo. Explicar como as exigências do papel mudam em diferentes situações. Descrever como as normas exercem influência sobre o comportamento individual. Explicar o que determina o status. Definir “folga” social e seu efeito sobre o desempenho do grupo. Identificar os benefícios e as desvantagens dos grupos coesos. Listar os pontos fortes e fracos do processo decisório nos grupos. Comparar a eficácia das reuniões de grupo de interação, das reuniões de brainstorming, das reuniões nominais e das reuniões eletrônicas. © 2006 by Pearson Education

2 DEFININDO E CLASSIFICANDO GRUPOS
Dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Grupo formal Grupo de trabalho definido pela estrutura da organização. Grupo informal Grupo que não é estruturado formalmente nem determinado pela organização; ele surge em resposta à necessidade de contato social. © 2006 by Pearson Education

3 DEFININDO E CLASSIFICANDO GRUPOS
Grupo de comando É composto por um chefe e seus subordinados imediatos. Grupo de tarefa É formado por pessoas que se reunem para executar uma determinada tarefa. Grupo de interesse Pessoas que se reunem para atingir um objetivo comum. Grupo de amizade Pessoas que se reunem por compartilharem características em comum. © 2006 by Pearson Education

4 Segurança Status Auto-estima Associação Poder Alcance de metas
QUADRO 8-1 Por que as pessoas se reúnem em grupos? Segurança Status Auto-estima Associação Poder Alcance de metas © 2006 by Pearson Education

5 O modelo de cinco estágios
Formação O primeiro estágio de desenvolvimento do grupo, caracterizado por uma grande dose de incerteza. Tormenta O segundo estágio de desenvolvimento do grupo, caracterizado por conflitos entre os membros. Normalização O terceiro estágio de desenvolvimento do grupo, caracterizado por relacionamentos mais próximos e pela coesão. © 2006 by Pearson Education

6 Desempenho Interrupção O modelo de cinco estágios
O quarto estágio de desenvolvimento do grupo, quando sua estrutura é totalmente funcional e aceita. Interrupção Estágio final de desenvolvimento dos grupos temporários, caracterizado por uma preocupação maior com a conclusão das atividades do que com o desempenho da tarefa. © 2006 by Pearson Education

7 QUADRO 8-2 Estágios de desenvolvimento do grupo
© 2006 by Pearson Education

8 ESTRUTURA DO GRUPO - PAPÉIS
Papel Conjunto de padrões comportamentais esperados atribuído a alguém que ocupa uma determinada posição em uma unidade social. Identidade do papel Determinadas atitudes e comportamentos efetivos consistentes com um papel. Percepção do papel Visão que temos sobre como devemos agir em uma determinada situação. © 2006 by Pearson Education

9 ESTRUTURA DO GRUPO - PAPÉIS
Expectativas do papel A forma como os outros acreditam que devemos agir em uma determinada situação. Conflito de papéis Uma situação em que um indivíduo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papéis que desempenha. © 2006 by Pearson Education

10 ESTRUTURA DO GRUPO - NORMAS
Padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo. Classes comuns de normas: Normas de desempenho. Normas de aparência. Normas de organização social. Normas de alocação de recursos. © 2006 by Pearson Education

11 ESTRUTURA DO GRUPO - NORMAS
Conformidade O ajuste do comportamento de uma pessoa para que ela se alinhe às normas do grupo. Grupos de referência Grupos importantes aos quais as pessoas pertencem ou querem pertencer e com cujas normas se conformam. © 2006 by Pearson Education

12 ESTRUTURA DO GRUPO - NORMAS
Desvios de comportamentos no ambiente de trabalho Atitudes anti-sociais praticadas por membros de organizações que violam intencionalmente as regras estabelecidas e resultam em conseqüências negativas para as empresas, para seus membros ou para ambos. © 2006 by Pearson Education

13 QUADRO 8-5 Tipologia de desvios de comportamentos no ambiente de trabalho
Fonte: Adaptado de S. L. Robinson e R. J. Bennett, “A typology of deviant workplace behaviors: a multidimensional scaling study”, Academy of Management Journal, abr. 1995, p. 565. © 2006 by Pearson Education

14 ESTRUTURA DO GRUPO - STATUS
Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo. Capacidade para contribuir com as metas O poder que uma pessoa exerce sobre as outras Normas do grupo Eqüidade do status Cultura Status do membro do grupo A hierarquia de status deve ser justa As características pessoais de um do indivíduo © 2006 by Pearson Education

15 ESTRUTURA DO GRUPO - TAMANHO
"Folga" social Tendência que as pessoas têm de se esforçarem menos ao trabalhar em grupo do que o fariam se estivessem trabalhando sozinhas. Group Size Performance Expected Actual (due to loafing) Desempenho Outras conclusões:  Grupos com número ímpar de membros tendem a ser melhores do que aqueles com número par. Grupos com cinco ou sete membros conseguem obter o melhor das características dos grupos pequenos e grandes. Esperado Real, em função da “folga” social Tamanho do grupo © 2006 by Pearson Education

16 ESTRUTURA DO GRUPO - COESÃO
O grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. Medidas para estimular a coesão do grupo:  Reduzir o tamanho do grupo. Estimular a concordância sobre os objetivos do grupo. Aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos. Aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele. Estimular a competição com outros grupos. Dar recompensas ao grupo, em vez de recompensar seus membros individualmente. Isolar fisicamente o grupo. © 2006 by Pearson Education

17 TOMADA DE DECISÕES EM GRUPO
Pontos fortes Informações e conhecimentos mais completos Maior diversidade de pontos de vista Decisões de qualidade mais elevada (maior precisão) Melhor aceitação de uma solução Pontos fracos Consome muito tempo Pressões para a conformidade dentro do grupo Possibilidade de domínio de um indivíduo ou de um pequeno subgrupo Ambigüidade da responsabilidade © 2006 by Pearson Education


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