A crise do feudalismo História a – aula 18

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
CRISE do SÉCULO XIV e XV A economia feudal não foi capaz de enfrentar as transformações que se intensificavam desde as Cruzadas.
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
MODOS DE PRODUÇÃO.
MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
As transformações geradas com o Renascimento Urbano e Comercial
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Feudalismo.
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
Feudalismo.
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
RENASCIMENTO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Anna Lavínia Mirella Larissa
BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI – XV)
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
CULTURA MEDIEVAL.
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Renascimento das cidades
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
MUNDO DO TRABALHO.
HISTÓRIA.
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
O FEUDALISMO.
O século da fome, da guerra e da Peste
Declínio da Idade Média
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
O feudalismo O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. De modo geral, a configuração.
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Conceito de Idade Média
O Estado Moderno.
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
O Império Bizantino Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, persistiu a porção oriental. O Império Bizantino perdurou até ser conquistado pelos.
PhotoDisc/Royalty Free
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Médio, 1ª Série As revoltas populares na Europa medieval e a participação de novos grupos sociais.
HUMANISMO
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA. LEI SÁLICA (FRANÇA) O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR.
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Grupo: 1 Capítulo: 1 Tema: Idade Moderna e suas transformações
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
CAPITULO I A crise do Feudalismo.
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
CULTURA MEDIEVAL.
Idade Média.
Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.
Declínio do Feudalismo
Revisão PG 2 7º ano- História.
{ Monarquias Nacionais (conflitos) Cultura na Idade Média – Aulas 28 e 29.
Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MÉDIA.
IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC XI – XV) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:  Decadência do feudalismo.  Estruturação do modo de produção capitalista.  Transformações.
Transcrição da apresentação:

A crise do feudalismo História a – aula 18 Século xiv História a – aula 18

Causas Contradições Campo e Cidade. Estagnação Comercial. A Crise Agrícola. A Superrexploração Feudal. A Grande Fome (1315 – 1317). Insurreições Camponesas.

A Peste Negra Nos porões dos navios que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam ratos. Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. As pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada.

Entre 1348 – 1351 a terça parte do mundo morreu. 20 milhões de pessoas morreram.

Multiplicaram-se os cortejos flagelantes, penitentes que faziam procissões com dorso nú chicoteando o seu predecessor. Diante da morte muitos entregaram-se à religiosidade profunda e outros às devassidões.

Sublevação de Etienne Marcel INSURREIÇÕES CAMPONESAS E REVOLTAS POPULARES. Sublevação de Etienne Marcel Os desastres militares, na Guerra dos Cem Anos provocaram na França oposição contra o Governo Real.

Jacquerie – França 1358 Sublevação dos camponeses franceses contra os pesados impostos e às consequências da guerra.

Rebeliões Wat Tyler (Inglaterra) Sublevações camponesas contra a miséria, a servidão e a exploração, para financiar a guerra. Teve o apoio de setores urbanos, a quem a taxa também penalizava.

Revolta dos Ciompi Sublevação dos trabalhadores assalariados dos lanifícios que passaram a participar dos órgãos diretivos da cidade.

C A U S Conflito Feudal Casamento de leonor de Aquitânia com Henrique II da Inglaterra (séc.XII)

DISPUTA PELA REGIãO DE FLANDRES Economicamente importante devido ao comércio e indústria têxtil. A matéria-prima usada em Flandres vinha da Inglaterra.

Nobre Inglês e Rei da Inglaterra. Eduardo III Nobre Inglês e Rei da Inglaterra. Neto de Filipe o Belo – lado materno. (izabel, a mãe era filha de Filipe o Belo).

Filipe de Valois Nobre Francês Sobrinho de Filipe o Belo – lado paterno. (filho de um irmão de Filipe o Belo).

Em maio de 1337, filipe VI confiscou o Feudo Aquitano. A Guerra Em maio de 1337, filipe VI confiscou o Feudo Aquitano. Eduardo III respondeu não reconhecendo mais “Filipe, que se diz rei da França”. Fases da guerra 1337 – 1420  Vitória inglesa. 1420 – 1453  vitória francesa.

Joana D'Arc

Sobre esse período, é correto afirmar que: (UFSC) “Vamos pôr de lado a circunstância de um cidadão ter repugnância de outro; de quase nenhum vizinho socorrer o outro; de os parentes, juntos, pouquíssimas vezes ou jamais se visitarem, e quando faziam visita um ao outro, ainda assim só o fazerem de longe..”  BOCCACCIO, G. O Decamerão. São Paulo: Abril Cultural, 1981. O trecho acima, extraído da obra de Boccaccio, descreve o comportamento dos moradores de Florença, atingidos pela Peste Negra em 1347.   Sobre esse período, é correto afirmar que:

01. a Peste Negra, conhecida hoje como peste bubônica, teve como elemento facilitador as péssimas condições de higiene das cidades feudais. 02. a Peste Negra foi interpretada por muitos médicos e leigos medievais como um castigo divino. 04. nesse momento, o comércio na Europa encontrava-se em desenvolvimento, tendo como principais pólos cidades como Veneza, Gênova e Pisa

08. a grande circulação de diferentes moedas por ocasião das feiras fez surgir um novo personagem responsável por fazer a troca de moedas e emprestar dinheiro a juros. 16. embora as cidades tenham crescido a partir do século XIV, o comércio não se tornou uma atividade permanente. Soma 15

(UFSC) Os relatos sobre o período histórico conhecido como Idade Média revelam a ocorrência de conflitos bélicos, pestes e fome. Sabe-se, porém, que no mesmo período houve desenvolvimento econômico e cultural. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências à cultura medieval.

01. O caráter religioso predominou nas artes medievais, pois um dos seus objetivos era a glorificação de Deus. 02. Na literatura, além de Dante Alighieri, destacaram-se os trovadores, responsáveis pela divulgação da poesia popular e das canções de gesta. 04. O crescimento urbano e o comércio foram responsáveis pela decadência intelectual verificada na Idade Média, por dificultarem a criação de novas universidades.

08. Entre os pensadores medievais, destacou-se Santo Tomás de Aquino que, com a Suma Teológica, tentou resolver a controvérsia entre fé e razão. 16. Na arquitetura medieval predominaram dois estilos: o românico e o gótico. 32. Durante a Idade Média, as línguas nacionais foram denominadas “vulgares”. O latim foi a língua falada pelos eruditos. Soma: 59

(UFSC/04) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) nas suas referências às características do sistema feudal. 01. A sociedade feudal era agrária, sendo a terra a principal fonte de riqueza. 02. Na Alta Idade Média, a produção econômica do feudo, além de atender à subsistência, destinava-se ao mercado externo, principalmente o asiático.

04. Os camponeses, além de produzirem o seu próprio sustento, eram obrigados a executar tarefas suplementares para o senhor e a entregar-lhe parte da produção. 08. Na maior parte da sua existência na Europa Ocidental, o feudalismo ligou-se a formas de governo caracterizadas pela descentralização política. 16. Na sociedade feudal, a realeza, a nobreza e a burguesia constituíam-se nas classes superiores. Os clérigos, os servos de gleba e os vilões constituíam as camadas mais baixas. Era grande a mobilidade social. Soma: 13