Processo Criativo na Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
Como Preparar Seminários
Como organizar um, sem esquecer nada
PRODUÇÃO RESENHA.
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Como organizar um, sem esquecer nada
TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 8ª ANO
Produção de texto e roteiro audiovisual
Criação de anúncio.
LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.
Atualidades Entrevista de emprego.
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
O PODER DA ORAÇÃO.
Redação Publicitária I
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
E até gosta deles, viraram figuras folclóricas na sua vida.
Estrutura roteiro publicitário de Rádio
De um jeito só seu....
Olá meninas, essa aqui é minha prima Jessie!
A VOZ DA ALMA Rúbia A. Dantés.
Oficina de Roteiro.
APREDENDO A ORAR.
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – Aula 5
Coisas que você nunca irá ouvir de um homem
Milagre Lique seu som Clique para passar.
De um jeito só seu... By Jorge Corrêa.
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
  A VOZ DA ALMA.
TESTE DO HORÓSCOPO CHINÊS
O RE - SENTIMENTO.
Introdução O dia da mentira na Intel
Assim é a Vida....
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
ADAMUS – SOBRE A VOZ ADAMUS – Sua Verdadeira Voz Uma das razões pela qual pedi em Shouds recentes que vocês buscassem sua voz, sua verdadeira voz, é porque.
Programação – Quando é onde...
Programação Neurolingüística
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Mãe do Criador.
45 LIÇÕES QUE A VIDA ME ENSINOU
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
Medite agora neste lindo texto bíblico: Provérbios 18
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
A Pessoa Errada....
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
O Poder da Oração Ligue o Som.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
ENTENDENDO A PROPAGANDA A propaganda nada mais é do que o ato de propagar, anunciar, promover certo produto, marca ou cliente para o consumidor final.
Técnicas de Apresentação
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
A Pessoa Errada!.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
45 LIÇÕES QUE A VIDA ME ENSINOU Escrito por Regina Brett, 90 anos... Formatação: Julia Pap.
Educação Financeira para crianças e Jovens E você?
Educação Financeira para crianças e Jovens
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
Progressão automática. Acaba de ser revelado, o que uma mulher quer, e que Freud nunca descobriu. Ela quer uma relação amorosa equilibrada onde haja.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
As Palavras são a nossa forma de comunicação com as pessoas que estão em à nossa volta e são indispensáveis para uma vida em sociedade, mas o que poucos.
Transcrição da apresentação:

Processo Criativo na Comunicação Mídia Eletrônica

Processo Criativo na Comunicação Roteiros de Comerciais

Processo Criativo na Comunicação O que é um roteiro? Roteiro é uma narrativa. É simplesmente contar uma idéia. E não um storyboard.

Processo Criativo na Comunicação A diferença de um longa e de um comercial de 30 segundos é que o comercial está contando uma história a serviço de um produto.

Processo Criativo na Comunicação Conceitos e idéias também são necessários para criar um roteiro. A diferença é que aqui você tem aqui 30, 45 ou 60 segundos para contar esta idéia e vender o seu conceito através dela.

Processo Criativo na Comunicação Você pode construir uma narrativa de vários jeitos.

Processo Criativo na Comunicação A narrativa clássica: Primeira parte do roteiro: historinha. Locuções de passagem. Segunda parte do roteiro:pack shot do produto. Talvez uma terceira parte: uma voltinha.

Processo Criativo na Comunicação Tem outras narrativas: o produto vem desde o começo do filme, ou seja, ele está inserido dentro da história.

Processo Criativo na Comunicação Filme sem história, só um video-clip com imagens bonitas e depois entra pack-shot do produto.

Processo Criativo na Comunicação Filme com ator falando pra câmera. Filme que é pura demonstração de produto. Filme Hardsell, vendedor aqueles com letreiros: telefone, preços, condições e pagamento.

Processo Criativo na Comunicação Filme Institucional. Vende a marca e não um produto específico. A sua imagem. Filme com diálogo. Filme que é puramente direção de arte, ela tem uma presença muito forte no filme. A direção de arte é a idéia do filme.

Processo Criativo na Comunicação FILME COM MÚSICA

Processo Criativo na Comunicação Muitas narrativas de comerciais levam você a achar que é uma coisa, mas revela que é outra no final do roteiro.

Processo Criativo na Comunicação Filme com gente famosa – um ótimo recurso para fixar sua marca é pegar o aval de alguém famoso – pena que nessa categoria impera uma preguiça de se fazer filmes realmente criativos. Não basta uma pessoa famosa para o comercial ser bom. Mas existem exceções.

Processo Criativo na Comunicação Filme super produção. Filme que usa alguma referência de cinema.

Processo Criativo na Comunicação Filme com uma piada só no final.

Processo Criativo na Comunicação Uma narrativa assim como nos últimos títulos tem um ritmo, e se vale muitas vezes da repetição de uma ação que se repete três vezes num filme, a quarta vai ter que ser a virada criativa, vai subverter a ordem.

Processo Criativo na Comunicação Filme covardia bichos e crianças.

Processo Criativo na Comunicação Filmes criados a partir da assinatura, do slogan, do bordão. Exemplo: Budwiser Wassup, Brastemp.

Processo Criativo na Comunicação Filme onde o problema ou benefício do produto é exagerado e tratado literalmente. (Exemplos: Leão em Cannes Reebok Fuja da Barriga / Fuja do sofá)

Processo Criativo na Comunicação E lembre-se: TV é imagem. Não dá para desprezar isso, mesmo em comerciais com muito texto ou diálogos. Na hora de escrever um roteiro você tem sempre que ter em mente que: as imagens também são palavras.

Processo Criativo na Comunicação *Pense na sacada final do seu comercial – um bom desfecho é imprescindível num comercial – é o que muitas vezes o coloca na categoria de comercial criativo.

Processo Criativo na Comunicação *Pense que diferente da mídia impressa, um comercial de TV tem movimento, não tente reproduzir simplesmente o anúncio na TV. Não vai funcionar.

Processo Criativo na Comunicação TV é um meio econômico por natureza. Em comerciais menos é mais sempre.

Processo Criativo na Comunicação É muito comum ouvir de diretores de criação críticas a roteiros do tipo: “este filme está sem um final”, “trabalhe neste final”, “ele precisa de uma piada, uma gag, uma esquisitice”, “uma volta depois do pack”.

Processo Criativo na Comunicação O cabeçalho tem o cliente, o produto, o nome do filme (precisa de nome sim) e o tempo do filme. Põe-se também data, caso haja alguma refação, para saber se aquele roteiro já tem as novas alterações ou não.

Processo Criativo na Comunicação Nos primeiros estágios da criação os roteiros não precisam estar prontos. Coloque as idéias no papel, depois de selecionadas as melhores, roteirize.

Processo Criativo na Comunicação Filmes de diálogos são um caso à parte. Diálogos são construídos. É carpintaria. Nenhuma fala é a toa. E uma fala está conectado com a fala seguinte.

Processo Criativo na Comunicação Leia em voz alta o seu roteiro. Você vai detectar as falhas, o que soa falso, se o português não foi assassinado, se você esta escrevendo coloquial, como se fala e vai saber se o filme dá no tempo estabelecido. E por favor, faça isto com um cronometro na mão. Descobrir que o filme não dá por exemplo em 30 segundos depois que o cliente aprovou a idéia pode ser um grande desastre.

Processo Criativo na Comunicação A primeira idéia. Tem gente que já se satisfaz com a primeira idéia que vem a cabeça. Errado: mesmo que depois você venha a usar justamente a primeira idéia, tente mais umas 50 idéias por garantia.

Processo Criativo na Comunicação Não seja chato. Não persista demais numa idéia se ela não deu muito ibope, parta para outra, meu filho.

Processo Criativo na Comunicação É mais do que normal ter uma idéia genial e descobrir que mais quatro tiveram uma idéia parecida; por isso, é sempre bom ter outras idéias na manga.

Processo Criativo na Comunicação Na hora de criar um roteiro, nunca descreva movimentos de câmera. Isto se chama decupagem de roteiro, e quem faz é o diretor de filmes com a produtora.

Processo Criativo na Comunicação Não tente contar mais de uma idéia ao mesmo tempo. É melhor uma idéia boa, do que cinco ruins.

Processo Criativo na Comunicação Virais: Não tem formatos estabelecidos ( 30, 45, 60). Precisam de apelos como sexo, o politicamente incorreto, micos, palavrão, contestações para que o internauta viralize o filme.

Processo Criativo na Comunicação Virais: Regra principal: Quanto menos parecer um comercial melhor. Internauta diferente do telespectador que consumir entreterimento, conteúdo.

Processo Criativo na Comunicação Estudo, pratique. Ninguem nasce sabendo e idéia boa não aparece sem esforço mental.