Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Indústria - II Prof.: Nobre.
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Segunda Revolução industrial
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Subdesenvolvimento.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Países do Norte - desenvolvidos
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Industrialização Prof. Felipe.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Geografia Geral Prof. JORGE.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
O Domínio da Tecnologia
INDÚSTRIA MUNDIAL Indústria original ou clássica – típica dos países desenvolvidos. Indústria planificada – típica dos países socialistas. Indústria tardia.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO
Prof. Jeferson C. de Souza
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afeta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Prof° Paulo R. Moraes da Luz Fundação José Carvalho
Evolução Industrial.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
A partir do século XVIII
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Revoluções Industriais
Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Revoluções Industriais
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
Atividades econômicas
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geografia Rede SESI de Educação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Industrialização Brasileira
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com

As revoluções industriais

As revoluções industriais A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa a partir do século XVIII. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

A Primeira Revolução Industrial Três características básicas: Uso de fontes de energia para movimentar as máquinas; Produção em larga escala; Especialização do trabalho.

Fatores que favoreceram a Revolução Industrial Acumulação de capitais (Império Colonial) Estabilidade política Existência de matérias-primas Mão de obra barata Mercados consumidores INGLATERRA Berço da Revolução Industrial

Mudanças econômicas, sociais e ambientais O crescimento da urbanização; As novas relações de trabalho; Revolução nos transportes.

1ª Rev. Industrial - Principais inventos 1782 – James Watt, máquina a vapor que passa a ser usada em larga escala

1ª Rev. Industrial - Principais inventos 1804 – Richard Trevithick inventa a locomotiva a vapor.

A Segunda Revolução Industrial Quando? De 1850 ao início do século XX. Onde? Inglaterra, EUA, Japão, França e Alemanha. Características: Aumento do desemprego; Uso da eletricidade e do petróleo; Surgimento de trens elétricos, carros e aviões; Fordismo (produção em série).

2ª Rev. Industrial - Principais inventos 1880 - Lâmpada elétrica, Thomas Edison

2ª Rev. Industrial - Principais inventos 1886 - Motor a combustão, Karl Benz

FERRO AÇO VAPOR TÊXTIL Primeira Fase Segunda Material Industrial Básico FERRO AÇO Principal Fonte Energética VAPOR ELETRICIDADE PETRÓLEO Setor Predominante TÊXTIL DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO (expansão)

A Terceira Revolução Industrial Quando? A partir da década de 1970. Características: Novas tecnologias da informação; Desenvolvimento da robótica, informática, química fina e biotecnologia; Mais velocidade nas trocas de informações; Aceleração dos transportes e diminuição da noção de distância; Interconexão dos lugares em tempo real; Expansão das empresas transnacionais; Substituição do trabalho humano por máquinas ou sistemas robotizados.

A Terceira Revolução Industrial Cristais de insulina Rede mundial de computadores Farmacos e cosméticos Robotização na indústria

A Terceira Revolução Industrial Toyotismo: novo sistema de produção cujo princípio básico era produzir com o mínimo de recursos para reduzir os custos. Características: Resposta à demanda; Flexibilidade; Redução de estoques.

Classificação das indústrias Tecnologia empregada Indústrias tradicionais Indústrias modernas Indústrias de tecnologia de ponta Função econômica Indústrias de bens de produção Indústrias de bens intermediários Indústrias de bens de consumo

A localização industrial No início as indústrias se instalavam próximas às bacias carboníferas; Na primeira metade do século XX, mesmo com a introdução da eletricidade e do petróleo, as novas indústrias se beneficiaram do ambiente criado pelas indústrias já instaladas (mercado consumidor, força de trabalho, redes ferroviárias e rodoviárias e serviços); Na segunda metade do século XX, inicia-se o processo de desconcentração espacial das indústrias.

A desconcentração espacial das indústrias Industrialização dos países subdesenvolvidos: A China é o maior produtor têxtil do mundo; Empresas automobilísticas se instalam em países como México e Brasil em busca de menores custos de produção. Em escala nacional, ocorre o enfraquecimento das antigas zonas industriais e o crescimento dos tecnopolos (baixo consumo de energia e forte integração dos centros de pesquisa e desenvolvimento).

Alta tecnologia e localização industrial Tecnopolo do Vale do Silício (EUA)