Revisão P3 História pontos importantes!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Advertisements

O ILUMINISMO.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO REGIME:
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Prof. Emerson Guimarães
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
O processo de Independência
BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
O I L U M N S Professor: Odair.
Independência do Brasil.
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
NAPOLEÃO BONAPARTE.
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Chegada da família real portuguesa.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
CHEGA A INDEPENDÊNCIA.
A Era Napoleônica.
Avaliação Mensal: 7º A . B : 31/10 7º C: 01 /11
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
ILUMINISMO Daniela Torres.
O governo Luso no Brasil
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos.
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
Independência dos Estados Unidos
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
A Era Napoleônica ( ).
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
Revisão.
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Período Joanino.
A Vinda da Família Real para o Brasil
18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Revolução Francesa.
1. CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1. Grave crise econômica no Brasil: a agricultura de exportação não rendia os mesmos lucros que a mineração, que estava em declínio.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
Crise do Antigo Regime Revoluções Inglesas Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele.
REVOLUÇÃO INGLESA.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Transcrição da apresentação:

Revisão P3 História pontos importantes! Professor Bruno Barreira

Liberalismo/Iluminismo Características Ideologia fundamental para o fim do absolutismo. E esse era o seu objetivo, combater o absolutismo. O liberalismo representa a aplicação dos ideais iluministas. Ou seja, liberdade de expressão, igualdade perante a lei, livre iniciativa econômica, divisão dos poderes em três esferas: executivo, legislativo e judiciário. O liberalismo forneceu toda a ideologia para as revoluções burguesas, como a Revolução Inglesa, Francesa e Americana. No campo econômico, representou a aplicação do Capitalismo (liberdade para fazer negócios) em substituição ao Mercantilismo, onde tudo era controlado e direcionado pelo Estado (rei), algo extremamente criticado pelos liberalistas.

Revolução Inglesa Características Fim do absolutismo na Inglaterra Movimento motivado pela briga entre o Parlamento e o Rei, que resultou na Guerra Civil, levando Oliver Cromwell ao poder, que instituiu uma ditadura civil (Revolução Puritana) Entre os principais feitos de Cromwell está a publicação do Ato de Navegação, que obrigava que todo comércio marítimo feito com a Inglaterra utilizasse apenas navios ingleses ou do país de origem A instalação de uma Monarquia Constitucional somente ocorreu após a morte de Cromwell, quando finalmente a burguesia conseguiu instalar os princípios liberalistas com a chamada Revolução Gloriosa. Revolução Industrial Pioneirismo inglês, pois se deu com a chegada da burguesia ao poder em busca do lucro. Assim, 1) Fase:restrita à Inglaterra, 2) Fase se espalhou para a Europa, Ásia e EUA. 3) Permanece até os dia de hoje. Duas conseqüências: rápida urbanização, crescimento das cidades e exploração do operariado.

Despotismo Esclarecido Características Diversos monarcas, com medo de que a onda revolucionária liberal burguesa chegasse em seus territórios, passaram a adotar alguns princípios liberais. A ideia era acalmar a população para evitar que novas revoluções viessem acontecer. Foi o que aconteceu na Prússia, Rússia, Império Austro-Húngaro, entre outros. Assim, esses monarcas, que continuaram absolutistas, passaram a adotar princípios como: liberdade religiosa, liberdade de comercio e direito à propriedade privada.

Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana Características Ambas foram influenciadas pelas revoluções burguesas. Suas reivindicações eram consideradas crimes, porque representavam traição em relação à Coroa. Em ambos os casos, a Coroa trabalhou com a ideia de Castigo Exemplar, para que não houvesse mais conspirações desse tipo, sendo que no caso da Inconfidência Mineira, somente um dos participantes recebeu este castigo, pois os outros eram nobres ricos. Já na Conjuração Baiana (Conjuração dos Alfaiates), todos receberam o castigo exemplar. OBS: A Conjuração Baiana também é chamada de Conjuração dos Alfaiates Das duas, a Conjuração dos Alfaiates foi a mais liberal, tinha como objetivo instalar uma República e acabar com a escravidão. Foi um movimento popular ao contrário da Inconfidência Mineira.

A vinda da Família Real para o Brasil Napoleão e o Bloqueio Continental Em seu auge, Napoleão decretou o Bloqueio Continental econômico sobre a Inglaterra. O objetivo era enfraquecê-la economicamente. Todos os países europeus, portanto, estavam proibidos de fazer comércio com os ingleses. A economia de Portugal, no entanto, era extremamente dependente da manufatura inglesa e acabou furando o bloqueio. Como represália, Napoleão enviou seu exército sobre Portugal, ocasionando a fuga da Família Real para o Brasil Principais feitos de D. João no Brasil Elevação do Brasil a condição de Reino Unido com Portugal O Rio de Janeiro passou a ser a capital do Império. Criação do Banco do Brasil, Casa da Moeda, Escola de Medicina, entre outros. Abertura dos Portos O Tratado de 1810 Tratado de comércio fechado entre a Inglaterra e o Brasil, que firmava uma taxa de importação dos produtos ingleses de 15% e 16%para os portugueses. As demais nações ficariam em torno de 26%. A situação prejudicou o desenvolvimento da manufatura e industria brasileira, pois os produtos ingleses entraram em abundância e em baixo preço. O processo de independência Finalizado a partir da chamada Revolução do Porto em Portugal, que exigia o retorno da Família Real ao país. No entanto, o príncipe D. Pedro I permaneceu e ganhou o apoio da elite agrária local. O processo foi encerrado com a declaração de permanência “Dia do Fico” e, por fim, a declaração de independência, separando Brasil e Portugal.