CVS – Gerenciamento de Versões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Advertisements

Banco de Dados I Aula 20.
Moodle para Professores
Tipos de sistemas de Lehman
Engenharia de Software
Curso Técnico de Informática
Informática Aplicada.
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Gerenciamento de Configuração
O que é ? Subversion (ou svn) é um sistema de controle de versão criado para substituir o CVS. Ele permite que você recupere versões antigas de seus arquivos,
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Documentando con Javadoc
Configurando Subversion no Windows
Seminário de Andamento Módulo: Merge Grupo 5 André Ribeiro Coelho Rafael de Souza Santos.
Folha de Cálculo TIC 10.
Controle de Versão SVN e Tortoise SVN
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Conheça o iManager Apresenta a interface do iManager, mostrando
Gerência de Configuração
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
Gerenciamento de Configuração
Concurrent Versions System Leandro Augusto de Oliveira
Gerenciamento de Versões de Páginas Web Marinalva Dias Soares Orientadora: Profª. Drª. Renata P. de M. Fortes Orientador substituto:
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Gestão de Configuração & Mudanças 3. Ferramenta de Controle de Versões
INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP.
Configurando Subversion no Windows. TortoiseSVN Cliente gráfico para gerenciamento de repositórios usando SVN
Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014.
7 - Criação de Páginas Web
Prognus Software Livre Airton Bordin Junior
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
Paulo Oliveira – phslfo Victor Acioli - vaca 11/05/2010.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
S ISTEMA DE C ONTROLE DE V ERSÃO : B AZAAR Carolina Ramalho Priscilla Gonçalves.
Controle de Versão bitbuchet & mercurial Thiago e Rafael.
Controle de versão. Política trava-modifica-destrava Nessa política, o sistema de controle de versão permite que apenas um desenvolvedor por vez altere.
André Silva Rodrigues Diretor de Tecnologia. O que é subversion? Como subversion funciona? 12/4/2015WorkSet Indo 2 Introdução.
Gerência de Configuração Autor: Silvio Cortez. Fluxos e papeis Escrever plano Definir ferramentas Escrever plano de gerência de configuração Gerente de.
Academia de Ensino Superior 2007 O Ciclo de Dados.
Conceitos Básicos Introdução.
XI Jornada de Informática Controlando Projetos com Netbeans e Subversion.
RequisitePro Ismênia Galvão Lourenço da Silva ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS CENTRO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Concurrent Versions System (CVS) Alexandre Monteiro.
José de Arimatea - jarn José Luiz - jlcn 20/01/2013.
Concurrent Version System (uma introdução) Seminário do curso de Programação eXtrema Alfredo Goldman Departamento de Ciência da Computação 15 de agosto.
Edivox: trabalhando com comandos de bloco
Gestão da Configuração do Software
1 Concurrent Versions System - CVS Pra que usar? Onde encontrar? Como configurar? Como usar? André Luís Moreira
SACADO Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Início Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios Relatório de.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Controle de Versão com SubVersion
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Utilizando subversion como controle de versão
Metodologia de Desenvolvimento de Software Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo Borba © Centro de Informática Universidade.
Montado o diretório. Crie uma pasta sem conteúdo.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Windows para Usuário Módulo I – Aplicativos do Windows 7 Windows Explorer Prof.: Rogério Morais.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Subversion- Treinamento Básico Controle de versões de Arquivos na Acropolis Atualizado em
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Controlando versões e sincronizando dados Tecnologia em Redes de Computadores Maurício B. Bendjouya – Prof. Me. Rafael.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Subversion- Utilização com Eclipse Utilização do Subversion com o Eclipse via plugin Subclipse Atualizado em
Transcrição da apresentação:

CVS – Gerenciamento de Versões Priscila T. L. Rossato

O que é o CVS? CVS é um sistema de controle de versões (Concurrent Versions System). Com CVS você pode gerenciar diferentes versões de um programa (ou projeto). Pode atualizar, adicionar e eliminar arquivos e diretórios ao programa. Pode criar ramificações de um projeto. Múltiplos programadores podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo projeto. http://www.cvshome.org/

Descrição Básica Repositório (Servidor CVS) é o repositório central: é uma árvore de arquivos e diretórios que corresponde à última versão de cada um dos arquivos-fonte do projeto e armazena também todo o histórico de modificações realizadas adicionalmente, contém arquivos criados pelo programa cvs para o gerenciamento das versões. acesso nunca é direto, mas através de ferramentas do pacote CVS Módulos: nomes definidos pelo usuário para subconjuntos da árvore de diretórios do repositório

Descrição Básica Cópia de Trabalho (Cliente CVS): cada usuário trabalha em sua própria cópia dos arquivos e diretórios de um repositório, utilizada no desenvolvimento usuários trabalham concorrentemente: nada é “travado” (lock files) ou “reservado” ; Cada usuário pode criar sua própria cópia dos arquivos a qualquer momento - normalmente pega-se as últimas versões; versões anteriores também podem ser obtidas facilmente;

Conceitos Básicos Versão: Todo arquivo tem uma versão que é automaticamente definida pelo cvs. De uma maneira geral a versão do arquivo é redefinida a cada alteração do arquivo que foi gravada no repositório.

Conceitos Básicos Tag: É um nome simbólico dado a uma determinada versão do projeto, pode ser usado para delimitar etapas do desenvolvimento de um projeto. É possivel reverter o projeto para uma versão anterior através da tag.

Conceitos Básicos Release: É uma versão definitiva de todos os arquivos do projeto. A diferença entre o tag e o release, é que o tag não modifica a versão dos arquivos do projeto. O release modifica a versão de todos os arquivos, dando a todos os arquivos um mesmo número de versão. Depois de definido o release o mesmo não pode ser modificado.

Conceitos Básicos Brach: Um branch (ramo) é usado para dividir um projeto. Normalmente existe o ramo mestre e os ramos secundários. É possivel fundir dois branches (merge) de maneira automática

Principais Comandos checkout: obter uma cópia de um módulo para a área de trabalho local commit: enviar as alterações da cópia local para o repositório update: atualizar a cópia local com eventuais mudanças do repositório add/remove: adicionar e remover arquivos de um módulo diff: compara diferentes versões dos arquivos

Diagrama de Operação

TortoiseCVC TortoiseCVS é uma interface gráfica de um Cliente CVS. Fácil e intuitiva Permite que os desenvolvedores controle os arquivos do CVS diretamente pelo Windows Explorer

Entendendo os ícones

Checkout - Obter um módulo

Commit – CVS Gravar Novo Arquivo: Primeiro tem que Adicionar o arquivo e depois Gravar Alterar Arquivo Existente: Apenas Gravar o arquivo Excluir Arquivo: Deve Remover o arquivo e depois Gravar a remoção

Update – CVS Atualizar Quando dois ou mais desenvolvedores modificam o mesmo arquivo-fonte, o CVS irá automaticamente fundir as modificações durante o commit Entretanto, se dois (ou mais) desenvolvedores modificam a mesma linha, o CVS registra um conflito e aceita apenas o primeiro commit realizado

Conflitos O CVS deixará indicações do conflito na sua cópia de trabalho, os arquivos em conflito contém marcações na forma: <<<<< <nome do arquivo> [versão local do código] ===== [versão do repositório] >>>>> <número da versão no repositório> Essas marcações deixam o código "incompilável“ Por garantia, o CVS faz uma cópia da versão local antes de colocar as marcações (pe. .#usanConst.pas.1.41) O conflito deve ser resolvido manualmente pelo desenvolvedor, onde ele deve escolher qual é o código correto

Utilitários Diferenças: mostra visualmente a diferença entre dois arquivos.

Utilitários Histórico: é o histórico de todas as alterações do arquivo (data, autor e comentário).

Utilitários Anotações: é possível ver quem alterou cada linha do arquivo e em qual versão.

Alteração Manual do Repositório (Linux) Em algumas situações é preferível alterar manualmente o repositório, ao invés de utilizar os comandos add e remove: para mover diretórios e preservar seu conteúdo inalterado para mover arquivos e manter seu histórico para remover arquivos e diretórios definitivamente do CVS, inclusive seus históricos

Atenção !!! SEMPRE LEMBRE DE COLOCAR O COMENTÁRIO AO GRAVAR O ARQUIVO Todos os Forms devem ser gravados em forma de Texto, para isso sempre selecione a opção “Text DFM” Sempre lembre de adicionar as novas classes ao projeto 

Referências Uso do CVS com Eclipse – Uso do CVS com Tortoise – http://hotwork.sourceforge.net/hotwork/manual/eclipse/eclipse-user-guide.html#CONTROLE_DE_VERS%C3O Uso do CVS com Tortoise – http://www.tortoisecvs.org/