Musicalização no Prolicenmus C

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Criação e publicação de podcasts educativos
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Ligadura de prolongamento Harmonização de canções por audição
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
18 Teclas pretas e brancas - Atividades
6 Cordas Dedilhadas - Atividades
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Você deve participar das propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Revisão de conteúdos e recuperação de atividades anteriores Avaliação.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Você deve participar da proposta de atividade disponibilizada nesta unidade. Programa de Recital Cartaz de Recital Bom trabalho! E-book Violão Material.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução: Estudo 08, 09, 10, 11 e 12 Improvisações diversas Bom trabalho!
Identificação de notas: dó, ré, mi fá sol, lá e si
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Tutorial de utilização do
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Simone Braz Ferreira Gontijo
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
O Aluno a Distância e suas Necessidades
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Inserir Produção – Tela Inicial
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
TEORIA MUSICAL Iniciante
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo
CONFIDENCIAL. Distribuição Apenas a Parceiros Sem Divulgação. A Microsoft não faz garantias, explícitas ou implícitas. © 2012 Microsoft. Todos os Direitos.
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Pesquisa de Vídeos Fórum: Le tic tac choc Bom trabalho! Material.
Cálculo de intervalos de quarta justa com apoio do teclado
3 Recursos do Teclado - Conteúdo E-book Teclado Introdução Timbres Elaboração do timbre Uso de acompanhamento automático Material de apoio ao Curso Licenciatura.
21 Tom e Semitom - Conteúdo
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Tomás de Aquino – o mestre da razão e da prudência
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Material de Apoio
31 Três Reis Magos: Melodia e Forma – Atividades
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Planejamento de Estudo Entrevista com um instrumentista Bom trabalho!
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Instruções para realização de ditados
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
37 Seriados da TV: Ritmo – Material de Apoio
Conceitos de amostragem
Técnicas de Apresentação
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
Você deve participar das duas propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Estudo 18 Escalas Diatônicas Maiores e Menores Bom trabalho! 26 Formação.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Construção de Acordes de Subdominante Execução do Encadeamento I.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Transcrição da apresentação:

Musicalização no Prolicenmus C Orientações para realização da avaliação de N2 2009/2 Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C 2009/2

Instruções para a gravação do solfejo: o que solfejar? Objetivos Formato da avaliação Instruções para a gravação do solfejo: o que solfejar? Instruções para a gravação do solfejo: como solfejar? Instruções para a gravação do solfejo: quando e onde gravar? Instruções para a gravação do solfejo: outros detalhes Critérios de avaliação da gravação Sobre o questionário Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Objetivos Nesta etapa do curso, a avaliação de N2 tem por objetivos: Verificar a compreensão da linguagem musical desenvolvida ao longo da etapa; Verificar o domínio da linguagem musical na aplicação dos conteúdos à análise de peças ou trechos de obras musicais; Diagnosticar a situação do desenvolvimento perceptivo-musical do aluno em atividades de solfejo, visando a sua preparação para a próxima etapa do curso. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Formato da avaliação Para atingir os objetivos propostos, a avaliação de N2 nesta etapa consistirá de duas atividades, assim pontuadas: 1) Realização de um questionário na unidade 60 (50% do conceito); 2) Gravação de um solfejo, conforme descrição a seguir (50% co conceito). A nota de N2 será a média entre as pontuações obtidas nas duas atividades. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Instruções para a gravação do solfejo O que solfejar? Na unidade 56, você recebeu uma apostila com 15 solfejos, divididos em 3 blocos de 5 solfejos cada, organizados segundo sua composição intervalar. Esses blocos classificam os pontos de prova, assim definidos: - Bloco 1: solfejos até a quinta justa; - Bloco 2: solfejos até a sexta maior; - Bloco 3: solfejos até a oitava justa. Ponto A: Se você pretende atingir o conceito A, deve escolher um solfejo de cada Bloco (1, 2 e 3). Ponto B: Se você pretende atingir o conceito B, deve escolher um solfejo do Bloco 1 e um do Bloco 2. Ponto C: Se você pretende atingir o conceito C, deve escolher apenas um solfejo do Bloco 1. Escolhendo os solfejos dos blocos, você não estará automaticamente recebendo o conceito. Para atingir A, B ou C, você deverá realizar satisfatoriamente os solfejos selecionados, segundo as modalidades e critérios a seguir. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Instruções para a gravação do solfejo Como solfejar? É possível realizar o solfejo em várias modalidades, mas isso influenciará sua nota-conceito (veja adiante os critérios de avaliação): 1) Leitura das notas: Solfejo rezado: apenas o ritmo, dizendo o nome da nota ou os números dos graus melódicos, sem cantar as alturas que estão escritas na pauta; Solfejo cantado: completo, com ritmo e alturas, dizendo o nome das notas ou os números dos graus melódicos. É irrelevante você utilizar como suporte os números dos graus melódicos ou os nomes das notas, desde que utilize um dos dois (não utilizar sílabas aleatórias ou simplesmente murmurar) 2) Leitura rítmica: Deve-se solfejar evidenciando a compreensão da pulsação e da organização métrica. Portanto, é obrigatório escolher entre simplesmente marcar a pulsação realizar os sinais de regência. Solfejos sem uma destas marcações terão um pequeno desconto na pontuação. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Instruções para a gravação do solfejo Quando gravar? Conforme a agenda do pólo, no máximo até o dia 12 de dezembro. Onde gravar? A gravação deverá ser feita obrigatoriamente no pólo, com a presença e o auxílio do tutor. Isso garantirá a qualidade e o padrão do vídeo produzido e, consequentemente, a avaliação de seu trabalho. Vídeos entregues fora do padrão do pólo não serão avaliados. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Instruções para a gravação do solfejo Outros detalhes: - Antes de solfejar, diga o número e a letra que identificam o seu solfejo (1A,2B, etc); - Sente-se de frente para a câmera e solfeje com um volume saudável de voz: não grite, mas também não cante tão fracamente que não se possa ouvir na gravação; - A câmera deverá estar em posição aberta para que seja visível o rosto, o corpo do aluno e ambas as mãos, e a iluminação deve ter boa qualidade; - Lembre de fechar portas e janelas, evitando ruídos externos que possam prejudicar o áudio de sua gravação; - O arquivo deve ser salvo como nome_do_aluno_sobrenome e deve ter o formato WMV ou MPEG; - Só será avaliado 1 vídeo por aluno; portanto, combine com seu tutor para gravar de uma vez só todos os seus solfejos e depois editar em um arquivo único; - Tome cuidado com sua postura durante a realização do solfejo. Lembre-se que é uma situação oficial de avaliação e, portanto, atitudes irreverentes ou desrespeitosas não combinam com o contexto. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Critérios de avaliação da gravação Como minha nota será calculada? São considerados dois fatores na avaliação: “o quê” e “como”. Ou seja: 50% da nota será determinada pela escolha dos Blocos e 50% virá da modalidade escolhida. A nota final da gravação será a média entre “o quê” e “como”. Porém, lembre-se: essa será apenas a nota da gravação, correspondente a 50% de seu conceito de N2. Você ainda terá que realizar o questionário para completar seu conceito final. O quê? Ponto A Ponto B Ponto C Conceito A B C Como? 1A) Solfejo cantado 1B) Solfejo rezado 2A) Realizando a regência 2B) Marcando pulsação Pontuação De B até A (Entre 7 e 10) De C até B (Entre 6 e 8) Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C

Curso Musicalização no Prolicenmus C Sobre o questionário Maiores informações sobre o questionário serão divulgadas na Unidade 60, quando o mesmo será disponibilizado para realização. A data-limite para realização do questionário na plataforma é o dia 20 de dezembro de 2009. Não serão aceitos trabalhos atrasados, sob hipótese alguma. Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da CAPES. Curso Musicalização no Prolicenmus C