REUNIÃO DE PAIS Turma Professoras:
Apresentação... Tempo de trabalho Formação acadêmica O que procura com o seu trabalho, durante o ano letivo!
OBJETIVOS DA REUNIÃO Aproximá-los das atividades dos filhos, na escola... Favorecer a troca de informações sobre as crianças...
CONTEÚDOS TRABALHADOS NO 1º SEMESTRE PROJETOS: Enfim, quais os avanços e expectativas para o 2º semestre?
AFETIVIDADE: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? Criança que foi desejada pelos pais: sentirá prazer em si própria, sentirá amada, prazer em si própria e buscará sempre ser reconhecida e AFETO!; Pais afetuosos: favorecem o desenvolvimento global da criança e elevará sua autoestima; Em casa: pais Na escola: professores; Afeto: favorece o pensar e o aprender!!, Troca de investimentos!!!, O amor também significa limites: fortalecimento da confiança, respeito, compreensão...; Como lidar melhor com uma criança? Aceitando a criança que existe dentro de você!!!;
Criança transfere para o professor o relacionamento que tem com os pais; Com o afeto é possível: que a criança pense por si, seja crítico e se torne independente; Sem afeto: não há motivação, questionamentos, desenvolvimento...; O afeto acelera o desenvolvimento ou retarda se for um obstáculo; Afetividade: prazer, desprazer, simpatia, emoções, vontade, interesses, esforços, simpatias...
mas não pode se desfazer a qualquer hora, O laço e o abraço Mário Quintana "Meu Deus! Como é engraçado. Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço. Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola. Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço. É assim que é o abraço (...) Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços. Então o amor, a amizade são isso. Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço."
COMO PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR? Brutalidade, grito e choro não resolvem problemas, mas sim por meio da conversa, demonstrar que não gostou, ou falar com a professora ou pais; Como disse a palestrante Lislei: “Somos todos exemplos para as crianças”. Cuidado com nossas atitudes; Mostrar as crianças que os números, letras, cores, formas, leitura, escrita...estão sempre presentes no dia a dia. Portanto conversar sobre produtos, mostrar placas, embalagens, revistas, jornais...;
Leia sempre com seu filho: mostre que a leitura e escrita fazem parte e são importantes na nossa vida; Estabeleça regras: o que pode? O que não pode? Conversar sobre as regras sempre que precisar para reforçar comportamentos que são legais ou não; FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS, ATITUDES SEMELHANTES PARA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDAM!!
INFORMES GERAIS Aqui podem ser colocadas informações sobre: caderno de recado, fraldas, chupeta, mochila, APM, ou seja, dados importantes para os pais.
MUITO OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO!!