Planejamento familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos para Planejar a Família
Advertisements

Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.
Disciplina: Ciências Professora: Isabel Fernandes
Este texto, sobre a “Pílula do dia seguinte”, é uma coletânea de artigos que considerei plausíveis para o tema da aula de atualidades… Com o plenário da.
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Métodos contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Métodos contraceptivos
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
PÂNCREAS E GÔNADAS.
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Obsolescência Informática – 2ª etapa.
Trabalho realizador por :
Oral Vip Bebê Clínica.
Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Métodos Contracetivos Hormonais
Métodos anticoncepcionais
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Sexualidade Ana Catarina e Tiago. Sexualidade Para ti o que o que é a sexualidade? Para ti o que o que é a sexualidade? É um relacionamento entre um homem.
Entrevista.
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
ACCÃO DE FORMAÇÃO Sabores com Muita Sabedoria 7ª sessão – 12 de Fevereiro de 2007 Investigar o iogurte e o queijo para conhecer as bactérias.
Métodos contracetivos artificiais hormonais
Métodos contracetivos naturais
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Adolescência: Conflito entre gerações
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
USP - Universidade de São Paulo
As dificuldades encontradas na adolescência
FILOSOFIA WTA CAPACITAÇÃO SÃO PAULO (OSASCO): 2 ANOS PARA PT.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
- Abstinência Periódica - Contracepção Cirúrgica.
© All rights reserved No part of this CD may be copied or altered without the prior express written permission of the: Education Committee Ovulation.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Método de Ovulação Billings
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

Planejamento familiar Métodos naturais Planejamento familiar

Métodos naturais Humanae Vitae – Papa Paulo VI É contra a contracepção mesmo dentro do matrimônio Deve-se respeitar os processos naturais. Como os métodos naturais não impedem o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, não são de interesse hoje. Observar como os artificiais abriram as portas ainda mais da infidelidade conjugal e da degradação da moralidade, casamentos desfeitos, milhares de abortos, preservativos distribuídos no primário... Os métodos naturais são para casais cuja sexualidade é exclusivamente entre os dois, obedecendo a lei de Deus. São tão eficientes quanto os artificiais com a vantagem de não terem efeitos secundários.

Métodos naturais Não é necessário um ciclo regular. É possível aprender a usá-lo em qualquer altura da vida fértil. Os métodos naturais desenvolvem o respeito do casal pela fertilidade e de um pelo outro, à medida que aumenta o crescimento mútuo e o dom da fertilidade. Podem ser usados para planejar a gravidez ou para evitá-la.

Ovatel Alterações na formação dos sais na cristalização da saliva Pode ser substituído por um microscópio da Barbie. Ou farmácia LigMed na W3 sul

Dias inférteis – distribuição aleatória dos cristais. Ovatel Dias inférteis – distribuição aleatória dos cristais.

Ovatel Dias de preparação para ovulação – início da organização dos cristais em forma de folhas de samambaias.

Dias férteis –cristais organizados em forma de folhas de samambaias. Ovatel Dias férteis –cristais organizados em forma de folhas de samambaias.

Tabelinha Considera como se o ciclo da mulher fosse fixo. Mas não é. E é natural que não seja. Toda mulher tem uma certa irregularidade dos ciclos. O que é regular e fixo são os dias entre a ovulação e a próxima mestruação (13 a 15 dias) Por isso não funciona, pois você não consegue prever a data da próxima mestruação para então definir a ovulação.

Ciclos mestruais com diferentes durações Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 ciclo curto   X ciclo longo ciclo médio

Temperatura basal A temperatura da mulher aumenta logo depois da ovulação. Tem que medir sempre no mesmo horário. Confirma que já ocorreu a ovulação, mas é difícil de detectar antes, quando tem uma pequena queda na temperatura.

Temperatura basal

Mini sophia ou L sophia Aparelho que funciona como termômetro e permite que você insira dados de outros métodos e faz a conta estatística para indicar o período fértil. Usa a tabelinha, junto com os dados de muco que você coloca, mais a marcação dos dias de mestruação que você insere. Um pouco caro. Você tem que obedecer todos os métodos juntos e guarda os dados dos últimos 6 meses.

Mini sophia ou L sophia

Fitinhas de ovulação Detecta a presença do hormônio LH na urina. Esse hormônio costuma aparecer de 48 a 24 horas antes da ovulação ocorrer e desaparece logo em seguida. Este hormônio só é produzido durante o dia. Então o teste não pode ser feito tarde da noite nem de manhã cedo. O horário melhor é no final da tarde. Deve ser usado juntamente com o método Billings.

Fitinhas de ovulação

Fitinhas de ovulação

Método Billings Observação da mudança da sensação e do muco. Através do muco (e suas variações de consistência) e da sensação (seca, úmida e lubrificada) avisa o tempo necessário antes da ovulação e confirma o dia ápice. O mais confiável é o Billings. É útil usá-lo em combinação com outros. Mas nunca usar apenas outro método sem o Billings junto.

Método Billings

Método Billings

Método Billings Muco: não é hidrossolúvel, não é absorvido pelo papel higiênico. O xixi é absorvido (escurece o papel) mas o muco não, fica sobre a superfície do papel. Observar toda vez que for ao banheiro. Aos pouco fica automático.

Método Billings

Método Billings

Método Billings O óvulo sobrevive durante um período. O método recomenda 3 dias de abstinência após a ovulação, caso o casal não esteja planejando ter um filho naquele período. O espermatozóide sobrevive durante um período também dentro da mulher, especialmente na época que está com muco fértil. Por isso o método recomenda 3 dias de abstinência antes da ovulação no caso de não estar planejando uma gravidez.

Método Billings A mestruação não é garantia de que não vai engravidar. O muco pode vir misturado com o fluxo e ovular logo após o período mestrual. O método funciona para qualquer duração do ciclo, mesmo com cisto