HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental

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Revolução Francesa de 1789 HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Revolução Francesa de 1789 Considerada um dos marcos da História, alterou profundamente a base do poder político e social da França sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.” Imagem: Eugène Delacroix / Liberdade Guiando o Povo, 1830 / domínio público.

A França pré-revolucionária: HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A França pré-revolucionária: forma de governo: Monarquia Absolutista; estrutura social profundamente desigual, excluindo a maioria da população; sociedade estamental rigidamente dividida em ordens ou classes.

A sociedade Francesa do Antigo Regime HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A sociedade Francesa do Antigo Regime Primeiro Estado (Clero) 1% Segundo Estado ( Nobreza) 2% Terceiro Estado (Burguesia, Camponeses, Sans Cullotes) 97% Representava a maior parte da população e arcava com o pagamento de todos os impostos.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Os sans-culottes eram artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários que viviam nos arredores de Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes calções que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira. Imagem: Louis Léopold Boilly / Retrato de um sans-culotte / domínio público.

Minhas costas não aguentam mais esse peso ! HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Minhas costas não aguentam mais esse peso ! Imagem: Desconhecido / O Terceiro Estado levando as clero e da nobreza, 1790 / domínio público.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Além das questões sociais acima apontadas, a França passava por uma grave crise econômica. As finanças do Estado estavam prejudicadas desde o governo de Luís XV (1715-1774). Essa situação piorou com a derrota na Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra. Além disso, ao longo da década de 1780, o país foi castigado com más colheitas provocadas por problemas climáticos.

Situação de exploração do Terceiro Estado HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Situação de exploração do Terceiro Estado Grave crise econômica Ideias Iluministas Revolução Francesa!

Fases do processo revolucionário HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Fases do processo revolucionário Abril de 1789: Convocação dos Estados Gerais. Impasse quanto à forma de votação: voto por Estado; voto Por cabeça. Não aceitando o voto por Estado, o Terceiro Estado retira-se da reunião e decide se reunir separadamente. Apoiados por deputados dissidentes da nobreza e do clero, o Terceiro Estado declarara estar reunido em Assembleia Nacional.

A reunião dos Estados gerais HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A reunião dos Estados gerais Imagem: Auguste Couder / Abertura dos Estados Gerais, 5 de maio de 1789 / public domain.

A Tomada da Bastilha – 14 de Julho de 1789 HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A Tomada da Bastilha – 14 de Julho de 1789 Imagem: Jean-Pierre Houël / Tomada da Bastilha, 1789 / domínio público.

Assembleia nacional Constituinte HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Assembleia nacional Constituinte ( 1789-1792) Decretou a abolição dos privilégios feudais. Aprovou a Constituição Civil do Clero – confisco e nacionalização dos bens da Igreja Católica. Publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Aprovou uma Constituição para a França – 1791.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789). HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789). Defendia o direito à liberdade, à propriedade e à igualdade de todos perante a lei. Imagem: Jean-Jacques-François Le Barbier / public domain.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A Constituição de 1791 A forma de governo passou a ser uma monarquia constitucional. Estabeleceu-se o voto censitário. Manteve-se a escravidão nas colônias. Imagem: Erin Silversmith / domínio público.

Monarquia Constitucional HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Monarquia Constitucional (1791-1792) A manutenção da Monarquia como forma de governo dava ao movimento um ar de continuísmo. Lideranças populares aumentavam seu prestígio junto às massas. Entre elas, destacavam-se Danton, Marat e Robespierre. Os partidos políticos começavam a se delinear.

FORÇAS POLÍTICAS DA CONVENÇÃO HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa FORÇAS POLÍTICAS DA CONVENÇÃO GIRONDINOS: REPRESENTAVAM A ALTA BURGUESIA; DEFENDIAM POSIÇÕES MODERADAS (GARANTIR SUA RIQUEZA ECONÔMICA). JACOBINOS: REPRESENTAVAM A PEQUENA E MÉDIA BURGUESIA E O PROLETARIADO; DEFENDIAM POSIÇÕES RADICAIS EM BENEFÍCIO DOS OPRIMIDOS. PLANÍCIE OU PÂNTANO: REPRESENTAVAM A BURGUESIA FINANCEIRA;  NÃO TINHAM POSIÇÃO POLÍTICA DEFINIDA (ACOMPANHAVAM OS VENCEDORES); UNIÃO ENTRE GIRONDINOS E O GRUPO DA PLANÍCIE.

A Convenção Fim da Monarquia e estabelecimento da República. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A Convenção Fim da Monarquia e estabelecimento da República. Domínio inicial dos Girondinos, que procuraram conter o avanço das massas populares. Julgamento e condenação de Luís XVI à guilhotina. Ameaça de invasão estrangeira e agravamento da crise econômica faz com que os Jacobinos obtivessem o apoio dos Sans culottes e chegassem ao poder em 1793.

Execução de Luís XVI HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Execução de Luís XVI Imagem: Charles Benazech / 1793 / domínio público.

Danton Marat HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Imagem: Kelson / 1824 / public domain. Imagem:  University of Texas at Austin / public domain.

Robespierre HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Autor desconhecido / Retrato de Maximilien de Robespierre, 1790 / public domain.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Regime do Terror Robespierre assume o comando do governo revolucionário. Os jacobinos assumem o poder de um país à beira de um colapso: guerra com outros países, revoltas populares e crise econômica. Para manter-se no poder, Robespierre passa a exterminar todos os que fossem considerados inimigos da revolução. Os opositores do governo revolucionário foram levados à guilhotina. Robespierre, pressionado pela população, pôs em prática a redistribuição parcial da propriedade e leis de amparo social.

A guilhotina: símbolo do Período do Terror HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A guilhotina: símbolo do Período do Terror Isidore Stanislas Helman e Charles Monnet / A execução da rainha Maria Antonieta da França, 1794 / public domain.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A Reação Termidoriana A burguesia, temendo o confisco de seus bens e querendo a liberdade nos negócios, inicia uma campanha contra o governo de Robesbierre. Aproveitando-se da situação, eles derrubaram o governo de Robespierre e ordenaram sua morte na guilhotina. A Reação Termidoriana iniciou-se em 1794 e representou o retorno da alta burguesia ao poder. Uma nova constituição foi elaborada em 1795; foi mantida a República como forma de governo, o voto censitário foi restabelecido e o governo passou às mãos de um Diretório.

A noite de 9 Termidor HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa A noite de 9 Termidor Imagem: Maksim / public domain.

HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa O Diretório O poder político foi entregue a um conselho de cinco membros (O Diretório), eleitos para um mandato de cinco anos. O governo manteve-se graças a uma aliança com o Exército francês, naquele momento muito prestigiado pelas sucessivas vitórias contra a coligação de países europeus. A figura de Napoleão Bonaparte ganha prestígio diante da atuação do exército, o que o levou a assumir o poder posteriormente.

Os resultados da Revolução Francesa HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Os resultados da Revolução Francesa Os efeitos da Revolução Francesa de 1789 atingiram em pouco tempo todo o planeta. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade se consolidaram como princípios universais e inspiraram a luta pela independência e liberdade em diversos países. A Revolução Francesa contribuiu para a construção de sociedades mais democráticas pautadas nos Direitos Humanos.

Referências Bibliográficas HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental Revolução Francesa Referências Bibliográficas BRAICK, P. Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio, 8º Ano. 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2006. Boulos Junior, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania, 8º Ano. São Paulo: FTD, 2009. www.wikipedia.org.