JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEFALÉIAS Caracterização
Advertisements

MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Diferenciação Sindrômica Baço
MERIDIANOS DIVERGENTES
Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência.
COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
SINUSITE.
TEORIA YIN YANG.
HISTÓRICO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
TEMPO E CLIMA.
Professor Theunis Wilson
Fisiologia Energética
FILOS ANIMAIS Poríferos e Cnidários.
Dor Neuropática no Diabetes.
Acupuntura: Tradição e Ciência
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Nutrição Ayurvédica.
SINDROMES COMPLEXAS.
ARGILOTERAPIA A Argiloterapia é o tratamento de saúde feito com argila medicinal, pois é um agente de desintoxicação e regeneração física. Revitaliza.
Curso Massagens Terapêuticas
MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS
Shu-Mo Denise Harari Ceata.
PONTOS XI Renata Fioretti.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Delvo Ferraz da Silva SISTEMAS INTERNOS.
professor Delvo F.Silva
Maiely Tezolin da Silva
Síndromes Gênito-Urinárias Femininas
Dra Adriana M. Auler Paloschi
CEFALÉIAS.
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO PELA TÉCNICA DE CANAL UNITÁRIO
Etiopatogenia na Medicina chinesa
Estômago Sistema Digestivo Fígado Pâncreas Intestino delgado
Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira
TÉCNICAS CORPORAIS E MEDITAÇÃO Energia- Yin e Yang SÍMBOLO TAOÍSTA
PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
Professor Itamar Ferreira dos Santos Doenças e Seqüelas Neurológicas Acupuntura Σnergética Faço Diferente Medicina Tradicional Chinesa Fisioterapia Educação.
Analgesia em Acupuntura.
ELETROACUPUNTURA AURICULAR
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
Vaso Concepção Denise Harari Ceata.
Câncer.
Hidroterapia.
Quando uma Articulação fica Dolorida Mavis Lindgren “Como é maravilhoso na minha idade, ao levantar de manhã, não sentir nenhuma dor.”
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
SISTEMA DE TERAPIAS ORIENTAIS PARA ESTÉTICA
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
Processo de Saúde e Doença na Acupuntura/MTC
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO
Alexandre José Exposto
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Introdução à Parasitologia
LESÕES MENISCAIS Adriana Vilela Ana Paula Albergaria Danilo Abreu
Enf:saray.
VENTOSA/ SANGRIA.
Síndromes Energéticas
CICLO SHENG e CICLO KO.
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
Dr. Ephraim Ferreira Medeiros Dra. Denise Harari Dra. Renata Ribeiro
Substâncias Fundamentais
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA A Cura integrativa Dr Wilmar Souza – Fisioterapeuta –
Transcrição da apresentação:

JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER DOR NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR TRATAMENTO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER

ESTA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE REVISÃO DE LITERETURA DOR NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR TRATAMENTO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ESTA PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE REVISÃO DE LITERETURA

ATM na M.T.C. As articulações na medicina chinesa são mais que uma entidade anatômica: apresentam uma função importante em relação a circulação do qi e do Xue.

ATM na MTC As articulações são os locais onde o qi e o xue se encontram, sendo também o local onde o qi percorre do interior para o exterior ou ao inverso.

ATM na MTC O qi de cada articulação é formado por um determinado zang fu, que o nutre energeticamente, e pelos canais de energia principais que transitam pela articulação. No caso da ATM os zang fu são (TA-VB).

Etiologia Esse processo tem origem no desequilíbrio Yin/Yang dos zang fu, e é causado por fatores que vão instalando-se e aprofundando-se de forma cada vez mais abrangente. A evolução do processo dinâmico obedece às inter – relações dos zang fu, que são regidas pelos princípios dos cinco movimentos da Medicina Tradicional Chinesa.

Etiologia A distinção entre os fatores externos e os fatores internos, freqüentemente se torna vaga; por exemplo, o vento, frio, calor, umidade e secura podem surgir pela invasão externa, agindo como fatores climáticos, ou internamente que está associado com as desarmonias internas. A diferenciação é feita de acordo com os sintomas de desarmonia instalada.

Etiologia A capacidade dos tendões para contrair e relaxar depende da nutrição e umedecimento do sangue do fígado. A função do fígado de armazenar e regularizar o volume do sangue também tem influencia indiretamente com nossa resistência aos fatores patogênicos (MACIOCIA, 1996).

Etiologia Estando os zang fu e canais de energias principais com qi em desarmonia, principalmente se houver vazio de qi existe predisposição à penetração de energias perversas

Etiologia A medicina tradicional Chinesa considera o clima como a mais importante fonte externa como originador de fatores de doença. As energias perversas que penetram no corpo e transitam por meio dos canais de energia são importantes fatores nos distúrbios na circulação de qi, determinando estagnações de qi e xue.

Etiologia As energias perversas, são classificadas de acordo com suas características energéticas, em Yang, englobando o calor, o vento e a secura, e, em yin, constituídas pelo frio e umidade.

Etiologia O agente perverso calor: provoca sintomas como sensação de pontada, cólica, espasmo agudo, facada. Dor aguda localiza-se mais na superfície, geralmente acompanhada de rubor, calor, tremor. Quando o fator patogênico exterior se transforma em calor no interior, isto ocorre especialmente com uma deficiência de yin. É caracterizada por dor e calor (articulações), vermelhidão, inchaço na articulação e limitação do movimento e dor severa.

Etiologia O agente perverso vento: caracteriza-se por quadros dolorosos migratórios, articulares ou musculares. Também apresenta a característica de agente perverso calor, porem menos acentuadas.

Etiologia O agente perverso frio: provoca dor constritiva, em queimação, continua e profunda. Provoca também sensação de dor profunda ou sensação de frio doloroso. Os tendões e as articulações tendem a ter dificuldade de fletir, endurecendo-se

Etiologia O agente perverso umidade: provoca dor com sensação de peso, de entumescimento. Geralmente, é acompanhada de aumento de volume das partes moles ou derrame articular. Quando ocorre a transformação em umidade calor pode desencadear processo inflamatório/infeccioso

Penetração das energias perversas Penetram pelos poros (Wei QI) Ponto Ting ou IU No caso do ponto IU acesso é direto a canal principal No ponto ting o acesso é feito pelos canais tendinomusculares (pontos ashi)

Penetração das energias perversas Os canais Unitários são verdadeiras barreiras energéticas O primeiro canal atingido é o TAY YANG e a seguir SHAO YANG. As dores da ATM são provocadas pelo acometimento do Shao Yang (TA-VB) pelas energias perversas de vento, calor, umidade, frio, que promovem estagnação de qi e xue (YAMAMURA, 2003).

Tratamento No caso da invasão de energias perversas primeiramente a necessidade de expelir os fatores patogênicos e posteriormente, a necessidade de se tratar também os órgão internos (MACIOCIA, 1996). TA5 e VB 41, VB39, e pontos gerais B17, BP6, F8 para nutrir sangue, E36, VC6, VG14, VG4 para nutrir yang no caso fator ser o frio, BP9, BP6, B20 para eliminar umidade.

Tratamento Para o tratamento segundo YAMAMURA, deve-se, então, fortalecer o canal de energia principal e derivar seu qi para o canal tendinomuscular pelo estimulo do ponto ting (VB44), em seguida, eliminar a energia perversa estagnada no canal, dispersando, sangrando ou utilizando-se da técnica de analgesia, nos pontos dolorosos (pontos ashi) situados nesses canais. Finalmente dispersar o ponto de reunião ID18.

Tratamento O tratamento energético comum a todas as afecções, decorrentes do acometimento dos canais de energia, visa desbloquear o qi e xue, promover a circulação de qi e fortalecer o zang fu. Com pontos locais E7, TA21, TA17, E5, tratamento de pontos distantes TA5, VB34, e pontos para canal unitário Shao Yang TA2, TA3, VB41, VB43.