Folclore Brasileiro . Caroline Nº10.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Saci perere.
Lobisomem. A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga.
como viviam os indios em
Trabalho de Portugues.
Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.
A lenda da iara A lenda da iara.
Serão os valores morais universais?
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Religião grega Zeus.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
MITO.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
LETRAS Faculdade de José Bonifácio - FJB ANA TEREZA GARCIA
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
O Saci-Pererê também tem seu dia
Nome RAQUEL N 23 Professora Joice
Pedro Luiz Professora: Joice integral
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Diana Mendes nº7 7ºc Prof: Ana Cristina Pereira 2012/2013.
O amor é como a gripe... apanha-se na rua e resolve-se na cama automático e manual.
A origem das línguas indígenas
Folclore.
Escola Estadual Marechal Rondon
Folclore Brasileiro Ana Letícia Nº03 4ºAno-a.
FOLCLORE.
E. M. Profª Elicea da Silveira
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
Folclore Brasileiro Angélica 4 ano a.
Nome:Agatha S.A.T.S. 4ºano A N°01
Bruna Mota Nº9 4 ºa Professora :Lia
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Anna Luiza Lopes Severo 5 4anoA
Profª Eliza Harumi Fuji Ratagami
Flávia Abreu Farias 4°ano A
Folclore Brasileiro Wivian .G.M.
UM ENCONTRO FOLCLÓRICO 3ª série C Campo Belo. Todos os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver às quantas andava a sua fama. Eram.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Folclore brasileiro leonardo.
Folclore brasileiro Isabela trenahi.
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
BRUNA HELENA Nº8 4°ano a professora :lia
Renan Anselmo Siqueira n° 26
Nome.Julio 4ano A N20 Folclore brasileiro.
Vitor Jordan Souza Santos Sant,Ana Pro:Ordalía
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
Grécia Antiga Mitologia.
Folclore brasileiro Nome:Felipe Gushiken 4 ano A N 12.
David Hume (1711–1776).
Folclore brasileiro Aalyiah 4°ano 32.
Folclore Brasileiro Filipe Rafael 4ano a numero:13.
Folclore brasileiro Sandra de Almeida Oliveira Nº27 4ºano.
Folclore Brasileiro Beatriz Nº6 4ºano A.
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
TRABALHO DE PORTUGUÊS.
EMÍLIA. IARA LOBISOMEM CURUPIRA.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Você sabe o que é folclore?. Qual das figuras é a mula-sem-cabeça?
Transcrição da apresentação:

Folclore Brasileiro . Caroline Nº10

Personagens do Folclore.

Iara. A Iara é um dos mitos mais conhecidos e também dos mais confundidos da região amazônica. Geralmente as pessoas acham que a Iara é uma mulher loura, de olhos azuis e a parte inferior do corpo em forma de peixe. Esta descrição na verdade é da sereia européia e não da Iara amazônica. A Iara, além de ser confundida com a sereia européia, o é também com a Iemanjá africana e na verdade nada tem a ver nem com uma nem com outra.  Em certos locais dizem-na boto - fêmea, também a encantar os homens e levá-los para o fundo, e em outros dizem ser a própria Boiúna (cobra preta), que traduzem erroneamente por cobra grande.

Lobisomem. Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, antros, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições européias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias. Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

Mula-sem-Cabeça. humana. É a forma que toma a concubina do sacerdote. Na noite de quinta para sexta-feira, transforma-se num forte animal, de identificação controvertida na tradição oral, e galopa, assombrando quem encontra. Lança chispas de fogo pelo buraco de sua cabeça. Suas patas são como calçadas com ferro. A violência do galope e a estridência do relincho são ouvidas ao longe. Às vezes soluça como uma criatura

Boitatá. O termo mais difundido é boitatá. O termo seria a junção das palavras tupis boi e tatá, significando cobra e fogo, respectivamente - ou ainda de mboi - a coisa ou o agente. Significa, assim, cobra de fogo, fogo da cobra, em forma de cobra ou coisa de fogo. Sobre a etimologia, escreveu Couto de Magalhães que "como a palavra o diz, mboitatá é cobra-de-fogo'" (in: O Selvagem, Rio de Janeiro, 1876 ).

Saci. O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-pererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é uma personagem bastante conhecida do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.

Pega-Pega O pega-pega (português brasileiro) ou apanhada (português europeu) é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.

Cobra-Cega. A cabra-cega é um jogo recreativo (uma brincadeira, no Brasil) em que um dos participantes, de olhos vendados, procura adivinhar e agarrar os outros. Aquele que for agarrado, passará a ficar com os olhos vendados. Hoje em dia é um jogo infantil, mas na Idade Média foi um passatempo palaciano. Neste jogo não há um número certo de jogadores e o material necessário é apenas uma venda para tapar os olhos da pessoa que faz de cabra-cega. O jogo começa com os jogadores a fazer uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados, entretanto começam a falar dizendo este discurso:

Conclusão. O folclore é formado de contos, lendas, tradições de uma cultura. O povo conta os seus costumes que aprenderam com outros pessoas. Todos os personagens do folclore foram criados pelas pessoas que conviveram com outros e assim foram formando idéias, comentários e influenciaram os costumes de um povo. O saci passou a ser o mais marcante do folclore brasileiro isto valorizando e diminuindo o Hallolllen no Brasil.