Arte na Mesopotâmia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Advertisements

A arte Suméria, Assíria e Persa
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Mesopotâmia PROFESSOR CHIQUINHO.
Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia Professoras: Jose e Rô.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Grupo Trabalho de história geral João Magliano Márcio Renato
Mesopotâmia.
6.Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir identifique as alternativas corretas I. A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para.
Egito Antigo.
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
TEMA DA AULA.
Mesopotâmia.
A Antiguidade Oriental: a Mesopotâmia
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
ARTE EGÍPCIA 4000 a.C a 30 a.C.
MESOPOTÂMIA.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
A arte pragmática e a arte dos deuses.
Mesopotâmia Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait
Antiguidade Oriental.
Os povos da Mesopotâmia
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Mesopotâmia.
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
Mesopotâmia PROFESSOR Mário nadaf.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Escola Secundária Antero de Quental 2010/2011 Língua Portuguesa, 8.º ano Antigo Egipto Elaborado por: Mariana Barreira Pavão 8.ºD, n.º
MESOPOTÂMIA.
Arte Egípcia.
Prof. Renato Denadai da Silva
A arte no Egito.
PROFESSORA MARIA CRISTINA
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
Mesopotâmia.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
A Mesopotâmia: terra entre rios
Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Primeiras Comunidades.
Civilizações do Oriente Próximo
E G I T O A N T I G O.
Mesopotâmia.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
Mesopotâmia.
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
MESOPOTÂMIA Região situada entre o Rio Tigre e Eufrates ( Vale do Crescente Fértil) Berço da Civilização Sumérios, Babilônicos , Assírios e Acádios.
MESOPOTÂMIA.
Mesopotâmia.
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Arte egípcia.
IDADE ANTIGA.
MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
30/6/2016www.nilson.pro.br1 LOCALIZAÇÃO 30/6/2016www.nilson.pro.br2.
Transcrição da apresentação:

Arte na Mesopotâmia

A antiga Mesopotâmia (Terra entre rios) situava-se na região do Crescente Fértil, entre os rios Tigre e Eufrates.

A produção artística da mesopotâmia foi o resultado da mistura das culturas que se sucederam naqueles territórios. O sedentarismo que ocorreu após a Revolução Neolítica trouxe consigo um processo de concentração de poder, gerando o surgimento dos primeiros Estados (Cidades).

A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos séculos, perpassando por diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações. No geral, as produções se concentravam em objetos feitos por elementos naturais como o barro, tijolos, cerâmica e fibras de tecidos. Os povos mesopotâmicos são diferentes civilizações: entre eles estão os sumérios-babilônicos e os assírios.

Arquitetura SUMÉRIOS - BABILÔNIOS A arquitetura foi a área da arte mais desenvolvida. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus. Material utilizado era o tijolo, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.

Zigurate de Ur, atualmente a área pertence ao Iraque. Sua base é um quadrado de 90 metros.

Portal de Ishtar - Oitavo portal da cidade mesopotâmica da Babilônia. Foi construído por volta de 575 a.C. por ordem do rei Nabucodonosor II no lado norte da cidade.

Escultura A escultura desse período é o que podemos chamar hierática. Não há preocupação descritiva, salvo pelo rosto. Touro Alado com cabeça humana, Assíria, calcário, do século 8 a.C., Museu do Louvre.

As figuras esculpidas em baixo-relevo caracterizam-se por um grande “realismo”.

Após algumas revoluções entre os povos da mesopotâmia, acádios e babilônicos realizaram uma grande renovação artística. A ourivesaria ganhou força e as estelas tornaram-se importantes formas de expressão artística. Estelas Acádias

A escrita cuneiforme, utilizada pelos mesopotâmicos, foi criação dos antigos sumérios. Contrato de venda de terras e uma casa, 2600 a.C.

Entre os mais importantes legados, destaca-se o Código de Hamurabi, que se tornou, posteriormente, a base do Direito de quase todos os povos.

TORRE DE BABEL Histórico: Babel era um grande centro comercial que recebia vendedores e compradores de todos os lugares do mundo, onde falavam diferentes línguas. Bíblico: Construída pelos descendentes de Noé em busca de uma eternização e busca aos céus em que sua atitude provocou a ira de Deus que fez com que cada pessoa falasse uma língua diferente dificultando a comunicação.

ASSÍRIOS Viviam da agricultura e da caça, mas seu destaque ficava para a guerra. Tornaram-se uma sociedade poderosa militarmente e expansionista, conquistando terras e dominando outros povos. Sua violência era tão marcante que ao dominarem um povo, destruíam suas manifestações artísticas impondo a sua cultura.

Contribuição para a arte A principal contribuição dos assírios para a arte da mesopotâmia foram separar a escultura das construções, transformando-as em obras singulares. Os temas sempre envolviam guerras e disputas. Realistas e agressivas os baixo-relevos eram muito descritivos.

Pintura Poucos exemplares restaram das pinturas mesopotâmicas. Pinturas simples com poucas cores, uso da frontalidade e serviam de adorno das construções. Pintura Cena de sacrifício ritual. Pintura mural em Mari (ex cidade mesopotâmica, atualmente localizada na Síria)

ARTE EGÍPCIA

Os egípcios tinham uma das sociedades mais complexas que já existiu na antiguidade. Sua cultura e organização social eram invejáveis. A estrutura da sociedade egípcia pode progredir devido a sua localização próxima ao Rio Nilo, que ajudou muito na estabilidade social.

RELIGIÃO ALGUNS DEUSES EGÍPCIOS: Sem dúvidas, a religião é o aspecto mais importante da sociedade egípcia. Este povo seguia sua vida a base de orientações divinas. Em todas as áreas da sociedade, a religião era detentora do saber e do poder. Tudo dependia das suas crenças: colheita, seca, chuva, felicidade e inclusive as artes dependiam das vontades divinas. OS EGIPÍCIOS ERAM POLITEÍSTAS, OU SEJA, ACREDITAVAM EM VÁRIOS DEUSES. ALGUNS DEUSES EGÍPCIOS:

O FARAÓ Os faraós eram os reis do Antigo Egito. Eram reis que possuíam poderes divinos, como verdadeiros representantes dos deuses na Terra. Também eram administradores, chefes de exércitos e supremos sacerdotes.

O Faraó nunca mostrava seus cabelos O Faraó nunca mostrava seus cabelos. Sempre utilizava toucados para cobri-los: os nemes. Um dos mais famosos nemes, o do Faraó Tutancâmon

Outros Faraós e seus diferentes nemes: Faraó Tutmés I Faraó Ramsés II

As pirâmides Quando se fala em Egito é impossível não fazer associação a arquitetura majestosa das pirâmides. Por mais incrível que sejam estas construções, os egípcios não eram preocupados apenas com as pirâmides. A arquitetura egípcia também se remete aos palácios, templos, obeliscos e esfinges.

Como foram construídas as pirâmides? Por cidadãos assalariados: pão e cerveja Interior das pirâmides de Gizé

Significa PODER e SABEDORIA Esfinge = Corpo de Leão com cabeça humana 57 metros x 6 metros x 20 metros Esculpida em uma única pedra Significa PODER e SABEDORIA

MASTABAS: Monumento Funerário para os nobres

Os templos para os deuses Templo de Abu Simbel, Núbia, Baixo-Egito.

Templo de Amon-rá

Obeliscos Monumentos Comemorativos decorados com hieróglifos

Sarcófago Urna Funerária dedicada as pessoas nobres como sacerdotes, rainhas e faraós. Os faraós eram mumificados e depois depositados nos sarcófagos e enterrados com todos os seus tesouros e pertences no interior das pirâmides.

Pintura A pintura egípcia era bastante detalhista e repleta de regras. Lei da Frontalidade: As figuras eram desenhadas de forma que o tronco e olhos são vistos “de frente” enquanto membros e cabeça são vistos de perfil.

A pintura era policromática e cada cor possuía um significado especial. Era uma pintura hierárquica, onde as pessoas mais importantes eram desenhadas maiores do que as outras..

As pinturas se mesclavam com a escrita egípcia: os hieróglifos.

A Pedra de Roseta A Pedra de Roseta é um fragmento de uma estela de granito do Antigo Egito. O texto inscrito na pedra está metade em grego e a outra metade em hieróglifos. Sua descoberta permitiu uma melhor compreensão das escrituras egípcias.   Pedra de Roseta - Museu Britânico

Escultura As esculturas tinham o objetivo de representar a imortalidade. Eram rígidas e de aspecto imóvel. Como matéria prima usavam rochas e os metais. Escribas, rocha.

Busto da Rainha Nerfetiti – Esposa de Amenófis IV – Considerada uma das mais belas mulheres da história.

Devido a Deusa Bastet ser apresentada em forma de um gato, estes animais eram considerados sagrados pelos egípcios e quaisquer maus tratos eram severamente punidos.

CURIOSIDADES: O faraó Pepi II, o último faraó de destaque, odiava que moscas pousassem sobre ele, então deixava escravos nus cobertos de mel a sua volta. Homens e mulheres egípcios usavam maquiagem. A pintura dos olhos era verde (com tinta feita de cobre ) ou preta ( com tinta feita de chumbo ). Os egípcios acreditavam que a maquiagem tinha poder de cura e originalmente, era usada como proteção contra o sol, não como adorno

Piolhos eram um problema sério no Antigo Egito Piolhos eram um problema sério no Antigo Egito. Muitos, principalmente os da classe rica, resolviam o problema raspando o cabelo. Os meninos egípcios, até aos doze anos, tinham a cabeça raspada, com exceção apenas de um pequeno tufo deixado no centro da cabeça. A medida também visava combater a infestação de piolhos.

A rainha Cleópatra testava e eficiência de seus venenos dando-os aos escravos. Os egípcios bebiam muita cerveja. Havia pelo menos 15 tipos, tão espessos que precisavam ser coados para beber.