Deus sai ao encontro do homem: a Revelação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística VI - B
Advertisements

SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Creio em Deus, Pai todo - poderoso
O fim do homem: dar glória a Deus, conhecê-Lo e amá-Lo
A INFÂNCIA DE JESUS.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
20 A comunhão dos santos PRETI, Mattia Cristo na Glória (detalhe)
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
07: Introdução ao Credo Apostólico
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
A Bíblia é um livro comum ?
Deus criou o homem livre e responsável
Por Moisés Sampaio de Paula
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
A Revelação de Deus à humanidade:
você tem uma vida nova em Cristo
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
A oração do Senhor: “Pai Nosso"
No mês de Setembro comemoramos o
A eucaristia Começar.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
Bíblia, Palavra que transforma.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
PALAVRAS DE UM PEREGRINO PARA A CAMINHADA. JERÔNIMO GRACIÁN.
Catequese 2.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Ave Maria Cheia De Graça “Cheia de graça" és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada.
Tu és verdadeiramente Mãe de Deus, ó Virgem Maria! “Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
Carta do Apóstolo Paulo
Primeira Igreja Batista
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Quem sou eu? Catequese 2.
CURSO BÍBLICO.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Virgem Maria no projeto de Salvação
07 Deus criou os anjos TIEPOLO, Giovanni Battista
Deus criou o mundo por amor
A resposta do homem a Deus: crer
Hino 604 – “Deus Eterno” Luiz Soares
O mistério da Santíssima Trindade 05 BALEN, Hendrick van Santa Trindade 1620s Sint-Jacobskerk, Anberes.
REDESENHAMENTO DAS PRESENÇAS Encontro Continente Americano 11 maio 2010 Com um só coração… com uma só alma… rezemos pelo Brasil.
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
LEIA A BÍBLIA Leia atentamente e peça ao Espírito Santo para te dar entendimento e revelação Você tem o privilégio de ler agora uma porção linda das Sagradas.
Deus chama o homem à oração
Obrigado por estar aqui Hoje! Deus te abençoe grandemente!!!
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
A ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu 15 ALTDORFER, Albrecht A ressurreição de Cristo c Kunsthistorisches Museum, Viena.
A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus Capela Contarelli São Luís de França, Roma.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor 10 BARTOLOMEO, Fra A adoração de Cristo menino c Galleria Borghese, Roma.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
Deus concede-nos a graça 43 BOSCH, Hieronymus Tríptico do jardim das delícias (detalhe) c Museu do Prado, Madrid.
A paixão e morte de Jesus 14 RUBENS, Pieter Pauwel Cristo na Cruz 1627 Rockox House, Amberes.
Jesus Cristo fundou a Igreja 18 Basílica de São Pedro Roma.
Celebração litúrgica da Eucaristia: a Santa Missa 31 SIMONE MARTINI Missa milagrosa (detalhe) Fresco Capela de São Martino, Lower Church, São Francisco,
Transcrição da apresentação:

Deus sai ao encontro do homem: a Revelação 02 Deus sai ao encontro do homem: a Revelação

Compêndio do Catecismo 6. O que é que Deus revela ao homem? 50-53 68-69 Deus revela-se ao homem, na sua bondade e sabedoria. Mediante acontecimentos e palavras, Deus revela-se a Si mesmo e ao seu desígnio de benevolência, que Ele, desde a eternidade, preestabeleceu em Cristo a favor dos homens. Tal desígnio consiste em fazer participar, pela graça do Espírito Santo, todos os homens na vida divina, como seus filhos adoptivos no seu único Filho.

Introdução Nas Confissões, Santo Agostinho proclama: “Tu és grande, Senhor, e mui digno de louvor: grande é o Teu poder, e a Tua sabedoria não tem medida (...). E o homem, pequena parte da Tua criação, quer louvar-Te. Tu mesmo o incitas a isso, fazendo com que encontre as delícias no Teu louvor, porque nos fizeste, Senhor, para Ti, e o nosso coração está inquieto até que descanse em Ti". San Agustín es uno de los santos más notables que ha tenido la Iglesia y uno de los hombres más sabios del cristianismo. Después de una vida apartada de Dios, se bautizó y llegó a ser obispo de Hipona, en el norte de África. Escribió mucho y tiene un libro especialmente sugerente: Las Confesiones, donde cuenta su conversión y proclama el anhelo de Dios inscrito en el corazón de la criatura: "Tú eres grande, Señor, y muy digno de alabanza: grande es tu poder, y tu sabiduría no tiene medida (...). Y el hombre, pequeña parte de tu creación, quiere alabarte. Tú mismo le incitas a ello, haciendo que encuentre sus delicias en tu alabanza, porque nos hiciste, Señor, para ti y nuestro corazón está inquieto hasta que descanse en ti". BOTTICELLI, Sandro Santo Agostinho nos seus aposentos 1490-94 Galeria Uffizi, Florença

Ideias principais BLOEMAERT, Abraham Os discípulos de Emaús 1622 Museus Reais de Belas-Artes, Bruxelas Ideias principais

1. O desejo de Deus no coração O desejo de Deus está inscrito no coração do homem. Deus atrai-o até Si e só n’Ele homem encontra a paz. O homem é um ser religioso. Em Deus nos movemos, existimos e somos (Actos 18, 28) El deseo de Dios está inscrito en el corazón del hombre, que ha sido creado por Dios y para Dios; Dios no deja de atraer al hombre hacia sí, y sólo en Dios encuentra la paz, la verdad y la alegría, que no cesa de buscar. El hombre es un ser religioso. Como decía San Pablo en Atenas, "en Dios vivimos, nos movemos y existimos" (Hechos 17,28). RAFFAELLO Sanzio Estúdio de São Paulo pregando em Atenas 1514-15 Galeria de Uffizi, Florença

2. O esquecimento ou negação de Deus O homem pode esquecer-se de Deus ou inclusivamente recusá-Lo: Ignorância, rebelião contra o mal, afã de riquezas, mau exemplo, atitude de medo do pecador. Nenhum pretexto justifica o esquecimento ou a negação de Deus. Pero a veces el hombre puede olvidarse de Dios e incluso rechazarlo o negar su existencia. ¿Motivos? La ignorancia, el rebelarse contra el mal que se sufre o se ve, los afanes del mundo y de las riquezas, el mal ejemplo de algunos que se llaman cristianos, ideas contrarias a la religión, y la actitud del pecador que -por miedo- se oculta de Dios y huye ante su llamada. Ninguno de estos pretextos justifica el olvido o la negación de Dios. GOES, Hugo van der A queda 1467-68 Kunsthistorisches Museum, Viena

3. Pode-se conhecer a existência de Deus por meio da razão natural de Deus por dois caminhos: o caminho sobrenatural e o caminho natural. Caminho natural: a partir da criação. Com a razão, advertimos que nós e os seres que nos rodeiam não temos a razão de ser em nós mesmos. Somos contingentes, seres criados e dependentes. Conhecimento de um Deus criador, ser necessário e eterno, causa primeira e fim último de tudo. MICHELANGEL Buonarroti Criação do sol, da lua e das plantas (detalhe) 1511 Capela Sistina, Vaticano El hombre puede conocer la existencia de Dios por dos caminos, uno natural y otro sobrenatural. El camino natural para conocer a Dios tiene como punto de partida la creación, es decir, las cosas que nos rodean. Con la sola luz de la razón, el hombre sabe que ni las cosas ni él tienen en sí mismos la razón de ser, porque han tenido principio y tendrán fin: son seres contingentes, seres creados y dependientes. Por eso, a través de lo creado el hombre puede llegar al conocimiento de la existencia de Dios, creador, ser necesario y eterno, causa primera y fin último de todo.

4. Deus sai ao encontro do homem Deus revelou-se ao homem. Dá-lhe resposta às perguntas sobre o sentido e o fim da vida humana. História da revelação: Adão e Eva, a quem promete a salvação. Abraão e eleição de Israel. Envio de Jesus Cristo. Dios además, por amor, se ha revelado al hombre, saliendo a su encuentro; de esta forma, le ofrece una respuesta definitiva a las preguntas que se hace sobre el sentido y el fin de la vida humana. Se dio a conocer, en primer lugar, a los primeros padres, Adán y Eva; después de la caída por el pecado original, no los abandonó sino que les prometió la salvación y ofreció su alianza. Luego, con Abrahán, eligió al pueblo de Israel. Por fin, Dios se reveló plenamente enviando a su propio Hijo, Jesucristo. CARAVAGGIO A vocação de São Tomé 1599-1600 Contarelli Chapel, São Luís de França, Roma

5. Jesus Cristo, Palavra do Pai Filho de Deus feito homem. Palavra única, perfeita e definitiva de Deus Pai. Jesus Cristo disse tudo o que Deus queria dizer aos homens. Não haverá outra Revelação depois de Cristo. Jesucristo es el Hijo de Dios hecho hombre. Es la Palabra única, perfecta y definitiva de Dios Padre. Jesucristo ha dicho ya todo lo que Dios quería decirnos a los hombres, de manera que ya no habrá otra Revelación después de Cristo. GRECO, El A adoração do nome de Jesus (detalhe) finais década de 1570-80 National Gallery, Londres

6. As fontes da Revelação: Sagrada Escritura e Tradição São duas as fontes da Revelação: Sagrada Escritura e Tradição. Sagrada Escritura: palavra de Deus transmitida por escrito. A Bíblia. Livros inspirados por Deus: 45 Antigo Testamento + 27 Novo Testamento. Tradição: Revelação dada por Cristo e pelo Espírito Santo aos apóstolos, e transmitida de viva voz à Igreja. La Revelación de Dios se encuentra en la Sagrada Escritura y en la Tradición divina. La Sagrada Escritura es la Palabra de Dios transmitida por escrito, y consta en los libros inspirados por Dios que forman la Biblia: 45 del Antiguo Testamento (antes de venir Jesucristo a la tierra) y 27 del Nuevo Testamento. La Tradición es la revelación divina encomendada por Cristo y el Espíritu Santo a los Apóstoles, y transmitida íntegra de viva voz a la Iglesia. DÜRER, Albrecht Cristo entre os doutores 1506 Colecção Thyssen-Bornemisza, Madrid

7. A Igreja, custódia e intérprete do depósito da fé Cristo confiou à Igreja a Revelação de Deus Depósito da fé: Sagrada Escritura e Tradição. Para quê? Para que a Igreja o custodie, interprete, professe e pregue a todo o mundo. Esta é a doutrina cristã que a Igreja não se cansa nunca de proclamar. Cristo confió a su Iglesia la Revelación de Dios, contenida en la Sagrada Escritura y en la Tradición. A ese tesoro lo llamamos depósito de la fe. Cristo lo ha confiado a la Iglesia para que lo custodie, interprete, profese y predique a todo el mundo. Ésta es la doctrina cristiana, que la Iglesia no se cansa nunca de enseñar a los hombres y mujeres de todas las edades y de todas las épocas.

8. Conhecer a Bíblia Destacam-se os 4 evangelhos, pois o seu centro é Cristo. Todo o cristão deve conhecer a Sagrada Escritura, especialmente os evangelhos: Lê-la. Meditá-la. Desconhecer a Escritura é desconhecer a Cristo (São Jerónimo) La Iglesia tiene gran veneración por la Sagrada Escritura, destacando los cuatro evangelios que ocupan un lugar verdaderamente privilegiado, pues su centro es Cristo Jesús. En la Misa, después de leer el Evangelio, el sacerdote lo besa en señal de veneración y de respeto. Es lógico que todo cristiano conozca la Sagrada Escritura, especialmente los Evangelios, y que dedique un tiempo a leerla y meditarla. Como dice San Jerónimo, "desconocer la Escritura es desconocer a Cristo". Miniaturista francês Bíblia de Carlos V 1372 Rijksmuseum, Haia

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Pensar esta frase de Santo Agostinho: “Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração está inquieto até que descanse em Ti”. Ler cada dia algo da Bíblia, começando pelos quatro evangelhos.