EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
soluções DISPERSO DISPERSÃO DIPERSANTE
Advertisements

Misturas e Soluções.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II.
SOLUÇÕES.
Química Geral Soluções - Cálculos Solução
Método Científico das Ciências da Natureza
(conceitos fundamentais, classificação, purificação)
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Misturando as coisas....
PROCESSOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
SUBSTÂNCIAS.
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
SOLUÇÕES
Propriedades gerais da Matéria
Densidade ou massa volúmica de uma substância
SOLUÇÕES.
MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
MATERIAIS DE LABORATÓRIO
REVISÃO QUÍMICA PROFESSOR SOUZA.
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
Propriedades Coligativas Professor Claudio Reinke
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
TITULOMETRIA Determinação do título (concentração) de uma solução, por meio de reação com uma solução de título conhecido, na qual se medem os volumes.
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
Substâncias e Misturas
SOLUÇÕES DILUIÇÕES DE SOLUÇÕES
UNIDADES E MEDIDAS – TRANSFORMAÇÕES (parte 1)
EMULSÕES.
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Misturas.
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
solução Uma solução é uma mistura homogénea.
SOLUÇÕES.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Ciências Farmacêuticas
Características; Transformações; Concentração; Densidade;
ANÁLISE IMEDIATA.
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Resumo e expressões sobre soluções Soluções: são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde a substância em maior quantidade é chamada de solvente,
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 3: unidades de concentração.
Em Química, chama-se solução a uma mistura homogénea constituída por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos. O soluto é a substância que.
Transcrição da apresentação:

EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS FÍSICO-QUÍMICA EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS

PRIMEIRA PARTE Conceitos de solução, solvente e soluto; Método para o preparo laboratorial de uma solução aquosa de concentração conhecida; Concentração comum; Distinção entre concentração comum de uma solução e densidade de uma solução;

Na lista abaixo estão relacionados alguns termos e conceitos Na lista abaixo estão relacionados alguns termos e conceitos. Indique no seu caderno aqueles que você julga estarem relacionados à imagem e justifique sua escolha. mistura de soluções dissolução diluição aumento de concentração diminuição de concentração neutralização

Os muitos materiais com que tomamos contato em nosso dia a dia raramente são substâncias puras. Geralmente, são misturas de duas ou mais substâncias.

As misturas podem ser fundamentalmente divididas em dois tipos: Misturas heterogêneas: que apresentam duas ou mais fases, ou seja, porções com propriedades distintas. Misturas homogêneas: que apresentam uma única fase, ou seja, tem as mesmas propriedades em todos os seus pontos.

As misturas homogêneas são também denominadas soluções.

As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes. Por exemplo, se você misturar uma colherada de açúcar em um copo de água e mexer bem, obterá uma solução aquosa de açúcar. Uma das propriedades dessa solução é o seu sabor doce.

Se, em outro experimento, você misturar três colheradas de açúcar em um copo de água e mexer bem, também obterá uma solução aquosa de açúcar. Esta última apresenta, contudo, um sabor mais doce que a primeira. Em linguagem química, dizemos que essa segunda solução é mais concentrada, ou seja, apresenta uma maior concentração de açúcar. E a primeira delas é menos concentrada, ou mais diluída.

Esta parte de nosso estudo em físico-química destina-se a abordar alguns modos para expressar matematicamente a concentração de soluções. Destina-se, também, a discutir a diluição de soluções, técnica que permite obter soluções menos concentradas a partir de outras, mais concentradas. Finalizando o capítulo, veremos exemplos de cálculos estequiométricos em reações com reagente(s) em solução e mostraremos como o conhecimento da concentração das soluções possibilita tais cálculos.

Alguns conceitos introdutórios Solução Solvente Soluto

Quando você coloca um pouco de açúcar na água e mexe até obter uma só fase, está fazendo uma solução. O mesmo acontece se você adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Solução é o nome dado a qualquer mistura homogênea. Embora a maior parte das soluções esteja no estado líquido, existem também soluções gasosas e soluções sólidas. O ar atmosférico, convenientemente filtrado para eliminar partículas nele dispersas, é um exemplo de solução gasosa, na qual predominam o gás nitrogênio (cerca de 78%) e o gás oxigênio (cerca de 21%). Entre as soluções sólidas está o ouro 18K usado pelos joalheiros (mistura de ouro e cobre em proporção adequada).

Quando uma substância é capaz de dissolver outra, costumamos chamá-la de solvente. Assim, por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal, para o álcool e para várias outras substâncias.

A substância que é dissolvida num solvente, a fim de fazer uma solução, é denominada soluto.

Se uma solução é preparada com o solvente água, dizemos que é uma solução aquosa. Ao dissolver açúcar em água, por exemplo, obtemos uma solução aquosa de açúcar, na qual a água é o solvente e o açúcar é o soluto.

Jamais cheire ou coloque na boca uma substância empregada em experimentos.

Equipamentos para medida de volumes líquidos Nos laboratórios, quando trabalhamos com soluções, há frequentemente a necessidade de conhecer a quantidade de soluto presente em solução. Por esse motivo, além de ser necessário determinar a massa de solutos (caso sejam sólidos), o que é possível com o uso de balanças de precisão, devemos também medir com exatidão o volume de líquidos, já que trabalharemos com soluções aquosas.

Exemplo de Vidrarias para medida de volumes líquidos Bequer: é pouco preciso; apenas fornece medidas aproximadas de volume. Balão volumétrico: Assim como a pipeta volumétrica, esse balão permite medir com boa precisão dado volume de líquido. Erlenmyer Proveta Pipeta graduada Bureta Copo de béquer Balão volumétrico Erlenmeyer: também é pouco preciso; apenas fornece medidas aproximadas de volume. A proveta é um instrumento de maior precisão que a proveta e é útil para medir o volume de solução adicionado a um frasco. Proveta: é um pouco mais precisa que o béquer e o erlenmeyer, fornecendo medidas razoáveis para procedimentos que não exijam precisão muito grande. Pipeta volumétrica: apresenta um traço de calibração (ou aferição) a uma dada temperatura que vem indicada no instrumento. O traço permite medir, na temperatura estabelecida, o volume fixo de líquido com boa precisão.

O preparo de uma solução aquosa em laboratório

Os químicos possuem uma linguagem verbal específica para representar a solução preparada. Observe a seguir que existem diferentes maneiras de se referir a uma determinada solução: As frases acima, embora diferentes, dizem respeito à mesma solução.

O frasco com a solução preparada deve ser tampado e rotulado para indicar o conteúdo. Ao rotular um frasco para informar o seu conteúdo, os químicos adotam uma linguagem matemática. Essa linguagem utiliza frações para representar quantitativamente os componentes da solução, ou seja, a concentração da solução. O estudo dessa linguagem matemática é chamado em química de estudo da concentração das soluções.

Concentração comum ( C ) A solução cujo preparo foi descrito apresenta um volume total de 1 L e a massa de soluto nela presente é de 80 g. Assim, a solução contém 80g de soluto dissolvidos em 1L de solução, o que, ao ser expresso em linguagem matemática, pode ser escrito: As frações acima são idênticas porque o soluto está homogeneamente distribuído por todo o volume da solução, ou seja, cada porção da solução apresenta a mesma relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solução ( 80 = 80 = 80 ). Um refrigerante tipo cola contém 1,0 g de H3PO4 por litro do refri­gerante. Para preparar 8.000 L desse refrigerante é necessário adicionar 8.000 g do H3PO4 na solução e completar o volume a 8.000 L.

ATENÇÃO NaOH ( hidróxido de sódio ou soda caústica ) não deve ser manipulado sem orientação e supervisão adequada. É um sólido branco em escamas que provoca queimaduras na pele e nos olhos. Se ingerido, causa sérias lesões internas. Sua solução aquosa também oferece esses riscos e NÃO deve ter contato com a pele, as mucosas e os olhos. Óculos de segurança, luvas e aventais protetores são obrigatórios para sua manipulação.

Generalizando, uma das maneiras usadas pelos químicos para expressar a concentração de uma solução é por meio da massa de soluto dissolvida em certo volume dessa solução. Essa grandeza, no Ensino Médio brasileiro, é frequentemente denominada concentração comum. A concentração comum de uma solução expressa a massa de soluto presente num certo volume de solução.

Dois comentários são importantes sobre esse conceito: Primeiro, a unidade da concentração comum será composta por uma unidade de massa qualquer (mg, g, kg, t etc) dividida por uma unidade de volume qualquer (cm3, mL, dm3, L, m3 etc). Segundo, o volume que se leva em conta nessa definição não é o volume de solvente usado para fazer a solução, mas sim o volume da solução.

Vejamos agora a leitura do rótulo identificador de uma solução aquosa contida em um frasco. No rótulo do frasco vão as seguintes informações: NaOH (aq) C = 80 g/L NaOH (aq) indica que a substância dissolvida (soluto) é o NaOH e que o solvente é a água. C = 80 g/L indica uma solução aquosa de NaOH de concentração igual a 80 g/L.

Um ponto importante referente ao tema deste capítulo é a correta interpretação de informações contidas em rótulos que expressam concentração de soluções. Se, no rótulo de um frasco que contém uma solução aquosa, existe a informação de que ela tem concentração 80 g/L, isso deve ser interpretado como: existem 80 g de soluto em cada litro de solução. Abaixo você encontra um exemplo de rótulo para interpretar.