CEATA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Advertisements

Diferenciação Sindrômica Baço
MERIDIANOS DIVERGENTES
COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.
Primeiros Socorros Conceito:
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
SINUSITE.
APLICAÇÃO DE CALOR E FRIO
Feridas e úlceras : Cuidados de enfermagem
Doenças do sistema digestivo.
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
VIROSES Prof Edilson Soares
HISTÓRICO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
MOXABUSTÃO Prof. Vivian Pires.
Sistema Respiratório.
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
Oito formas de alongamento dos tendões ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
ARGILOTERAPIA A Argiloterapia é o tratamento de saúde feito com argila medicinal, pois é um agente de desintoxicação e regeneração física. Revitaliza.
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
Shu-Mo Denise Harari Ceata.
PONTOS XI Renata Fioretti.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PRIMEIROS SOCORROS.
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
professor Delvo F.Silva
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
Maiely Tezolin da Silva
Síndromes Gênito-Urinárias Femininas
Dra Adriana M. Auler Paloschi
Sinais vitais nos primeiros socorros
Apendicite.
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Acupuntura nos Esportes
TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO PELA TÉCNICA DE CANAL UNITÁRIO
Etiopatogenia na Medicina chinesa
YOSHIO MANAKA ACUPUNTURA JAPONESA.
Estômago Sistema Digestivo Fígado Pâncreas Intestino delgado
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
Plantas Amargas e Tônicas
Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira
PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
Vaso Concepção Denise Harari Ceata.
Doença de Chagas.
DO-IN.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Terapia SHIATSU.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Infeções sexualmente transmissíveis
SEMIOLOGIA ENFERMEIRO CLEBSON REINALO PEREIRA.
TERMOTERAPIA E CRIOTERAPIA
LOCALIZAÇÃO PONTOS ELEMENTARES 5 ELEMENTOS OU MOVIMENTOS
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Síndromes Energéticas
Meridianos lo/luo.
Substâncias Fundamentais
Transcrição da apresentação:

CEATA

Moxabustão Ventosa Sangria Objeto de aprendizagem desenvolvido por Dr Moxabustão Ventosa Sangria Objeto de aprendizagem desenvolvido por Dr. Ephraim Ferreira Medeiros http://www.ceata.com.br/moxaetc.pdf

Moxabustão – Jiu Fa

Moxabustão Palavra portuguesa Mechia ou Mogusa do Japonês A primeira aparição dessa palavra foi em 1677. A moxa é mais antiga que a acupuntura (tratados sobre moxa foram encontrados nas tumbas de Ma Wan Dui). Primeiras moxas feitas de galhos de árvores.

Moxabustão “Onde os medicamentos e as agulhas não curam deve-se aplicar a moxa”. “Quando uma doença não pode ser tratada com agulhas, deve-o ser com moxas.” (Cap.73 Ling Shu) A artemísia é o principal combustível mas a partir das dinastias Jin e Tang outros materiais são usados.

Moxabustão Moxa com Calor: Artemisia Vulgaris – Família Compositae

Moxabustão Uso Interno Sabor Picante Natureza Quente Penetra nos pulmões, Fígado, Baço e Rins Aquece os Meridianos; cessa os derramamentos de Sangue das funções vitais; dispersa o frio e elimina as dores; cessa a tosse acalma a asma e torna fluidas as mucosidades Útero Vazio e Frio; Esterilidade; Dores Abdominais;Leucorréias; Lombalgias; Opressão toracoabdominal;tosse e asma.

Moxabustão Uso Externo Ben Cao Jing: “ A artemisia cura todas as doenças quando empregada em moxas” Aquece e circula o Qi e o Sangue Fortalece o Yang dos Rins Elimina Vento e dispersa o Frio Refresca o Calor e dissipa o Veneno. Vivifica o Sangue e dissolve as estases.

Moxabustão Veludo de Artemisia As folhas são separadas dos talos e ramos e colocadas para secar. Depois da secagem são esmagadas numa plumagem fina e peneiradas para separar as impurezas. O melhor veludo tem 7 anos e é mais amarelado.

Moxabustão Moxa com Cones de Artemisia Cones de 0,8 a 1cm de altura. Constituição mais forte (ou locais de musculatura mais espessa=Cones maiores Constituição mais fraca (ou locais de musculatura mais reduzida= Cones menores DIRETA: - Sem Cicatriz - Com Bolhas - Com Cicatriz

Moxabustão Moxa direta Sem Cicatriz: Cones pequenos ou médio que são retirados antes do paciente sentir queimar e repostos sucessivamente. Tratam o Vazio e o Frio ( Lombalgia, Diarréia, dores abdominais, impotência, etc).

Moxabustão Moxa Direta Com Bolhas: Cones pequenos que são queimados até o paciente sentir queimação (deixar 3-5 segundos após o paciente referir sentir queimação). A bolha não deve ser furada e deve ser protegida com m curativo. Trata casos de asma, tuberculose.

Moxabustão Moxa Direta com cicatriz - Utilizar vários cones consumindo-os até o final Dar pancadinhas ao redor do ponto para reduzir a dor. Limpar a queimadura após o tratamento. Uma semana depois aparecerá uma sutura abacteriana (se estiver verde ou amarelada indica infecção). Proteger e trocar de curativo todos os dias. Pouco usado atualmente mas excelente para: Asma (B12,B13,B43, VC17) ; úlceras gastroduodenais ,edemas (VC9,VC4, VC6, E36), Impotência (VC 6 , E36), Manutenção preventiva da saúde (E36, B43, VC6).

Moxabustão Moxabustão Indireta Intercala-se uma substância medicamentosa entre a pele e a moxa, visando ampliar os efeitos do tratamento. Mais de 30 tipos. Doenças Crônicas e ulcerações no tecido cutâneo.

Moxabustão Moxabustão indireta com alho (lamina ou pasta): Refresca o Calor, elimina toxinas, vivifica o Sangue, dissolve os acúmulos, faz desaparecer os inchaços. Furúnculos, Picadas de insetos, cobras, fase inicial de úlceras cutâneas, tuberculose óssea.

Moxabustão Moxabustão indireta com Gengibre: - Tonifica o Vazio, expele o Frio. Dispepsia, abdome doloroso, diarréia, espermatorréia, ejaculação precoce, dores reumáticas (Bi por Vazio-Frio)

Moxabustão Outras Modalidades: - Pimenta branca com pó medicinal (cravo da índia, Almiscar, Canela da China) – Bi do Vento, Frio e Umidade. - Grão de Soja fermentada- Furunculos e ulcerações cutâneas)

Moxabustão Moxa Sobre Umbigo: Nunca fazer moxa diretamente sobre o umbigo. Pode-se preencher com sal e outros medicinais. Refresca Calor, Elimina Toxinas, Fortifica o Estômago e os Intestinos, Impede a debilidade, Faz voltar o Yang. Gastroenterite aguda, desarranjos intestinais, vômito, doênças crônicas do estômago e dos intestinos, prolapso anal, colapso por golpe de vento.

Moxabustão Moxa Indireta com bastão: É a mais usada na prática. Indicada para: Baço-Estômago Vazios e Frios, Impotência sexual, disenterias,cistites, baixo ventre Frio Doloroso, Cólicas Menstruais por Frio e estase de Sangue, parestesias e paralisias.

Moxabustão Moxa Indireta com bastão: Variantes: - Aplicação em Bicada é indicada para Perda de Consciência, síncope, Bi do Vento, Umidade e Frio. Também utilizada para tonificar. - A aplicação em “Passar roupa” é indicada para doenças de pele, dermatoses,frieiras, Bi da Umidade e do Vento afetando uma grande superfície, Paralisia e parestesia.

Moxabustão Outras Variantes Caixa de Moxa Agulha milagrosa (mistura de artemísia com outros medicamentos para formar um bastão). Fumigação (para tratar os Bi, Inchaços, Diarréias, dores abdominais crônicas de Frio) Moxas Sem Artemísia (Enxofre,Cera, Tabaco, Ramos de Amoreira ou pessegueiro) Patchs com substâncias que aquecem com a exposição ao ar. Moxas sem Calor (emplastros de medicamentos sobre os pontos)

Contra Indicações da Moxa: Doenças Febris com pulso rápido e Yin Vazio. Nos Casos de Yin Vazio com Calor Falso. Plenitude –Calor Cefaléia devido a excesso de Yang do F Zhong Feng Fechado Pacientes desnutridos ou de constituição muito frágil. Pacientes que comeram muito ou estão bêbados. EVITAR MOXA : - Região Lombossacra e baixo abdome de gestantes. - Pacientes que tiveram grandes perdas de líquidos (transpiração profusa, hemorragias e edemas generalizados). - Moxa direta no rosto e ao redor dos orifícios naturais, em cicatrizes, pontos descarnados, articulações do punho e tornozelo. - Moxa na região do Coração, ao redor dos olhos, no pescoço e na nuca, sobre os órgão sexuais e nas proximidades de uma mucosa ou vaso sanguíneo importante.

Contra Indicações da Moxa: Pontos Proibidos segundo o Zheng Jiu Da Cheng: VG15, VG16, B10, B6, VB15, E8, TA23, B2, B1, VG25, IG19, IG20, ID18, E7, E9, ID17 , P3, BP20, VC15, BP16, ID 9, TA4, CS9, P11, P10, P8, VB42, VG 3, VG6, BP1, BP7, BP9, E38, E35, E33, E32, E31, B62, B40, B37, B36, B30, B15.

Após o tratamento com Moxa: Beber com moderação. Evitar comida crua, gordurosa e o álcool. Abster de Relações sexuais Evitar situações de estresse EVITAR SE EXPOR AO FRIO (E O VENTO FRIO) e UMIDADE .

Sangria por Agulha Triangular San Leng Zhen

Sangria Técnica muito antiga desde os tempos das agulhas Bian Shi Diversas citações nos clássicos. Indicada principalmente para situações de Excessos de Calor e estagnação de Sangue nos vasos. Vivifica o Sangue, dissolve os acúmulos, reduz as inflamações, acalma as dores, dispersa as plenitudes e elimina as acumulações. http://www.itmonline.org/arts/bleeding.htm

Técnicas de Sangria Agulhada Rápida (Dian Ci): Inserir rapidamente a agulha e não estancar o sangramento. Agulhadas Dispersas (San Ci): Sangrar sobre a borda da linha vermelha que delimita uma região inflamada. Laceração (Tioa Ci): Lacerar uma pequena parte da pele com auxilio da ponta da agulha triangular. Agulhas Agrupadas (Cong Ci): Agulhadas rápidas e próximas sobre uma região específica e deixar sangrar. Agulhadas em Círculo ( Wei Ci): Agulhar rapidamente ao redor de um local doloroso ou inchado.

Técnicas de Sangria Pontos Mais Utilizados: Shixuan (Pontos extra) -Técnica Dian Ci : Hipertermia, desmaio, insolação, paresia das extremidades dos membros. Shier jing (12 pontos Ting)- Técnica Dian Ci : Hipertermia, desmaio, garganta dolorosa, inflamação das amígdalas

Técnicas de Sangria Pontos Mais Utilizados: SiFeng -Técnica Dian Ci : Digestão dificil, indigestão, Doença de Chron, desnutrição infantil. P10 - Técnica Dian Ci ou San Ci : Hipertermia, garganta dolorosa, inflamação das amígdalas

Técnicas de Sangria Pontos Mais Utilizados: P5 - Técnica Dian Ci : Insolação, vômitos e diarréia aguda. CS3 - Técnica Dian Ci : Insolação, opressão torácica, sentimento de inquietação com sensação de opressão, de calor torácico e de sufocação (agitação ansiosa). B40 - Técnica Dian Ci : Insolação, vômito e diarréia aguda, lombalgia por acumulo de sangue e contratura de panturrilha.

Técnicas de Sangria Pontos Mais Utilizados: Bafeng - Técnica Dian Ci : Paresia, inchaço doloroso dos pés Baxie - Técnica Dian Ci : Inchaço doloroso da mão, paresia da mão. Yintang - Técnica Dian Ci : Cefaléia, Vertigem, desmaio, olhos vermelhos, rinite. Taiyang - Técnica Dian Ci ou San Ci : Cefaléia Olhos vermelhos e dolorosos VG 20 - Técnica Dian Ci: Cefaléia, desmaio, alucinação, hipertensão arterial Ápice da orelha - Técnica Dian Ci: Hipertensão, Cefaléia por subida do Yang do Fígado.

Técnicas de Sangria Contra-indicações: Não utilizar em casos de deficiência de Sangue, nos hipotensos, nas pessoas de constituição frágil, nas gestantes, nas parturientes, nos doentes sob tratamento com anticoagulantes ou naqueles sujeitos a sangramentos espontâneos o crônicos.

Ventosa (Ba Guan Zi)

Ventosa Utilizadas para puxar o Sangue para o Exterior e fazê-lo Circular. As primeiras ventosas eram feitas de chifres de animais. Diversos tipos: - Vidro, Barro, Bambu, Ferro, Cobre, aparelhos de sucção, plástico e improvisadas. As melhores são as de vidro

Ventosa Criar pressão negativa dentro do frasco para que haja a sucção. Vários metodos podem ser utilizados para tanto, dependendo do modelo de ventosa. O tempo ótimo está compreendido entre 3 e 10 minutos mas deve ser modulado em função do grau de sucção produzida pela ventosa.

Ventosa Indicações: Dores por Calor-Plenitude-Umidade, Dores articulares com derramamentos. Região Lombar e costas doloridas B37, VG3, VG14 Cefaléias : VG14, Taiyang, Yintang Dores Gástricas crônicas VC12, B21, E36 Ganmao (resfriado): VG14, B11, IG4 Tosse : B13, B17 Asma : P1, VC6, B12 Hipertensão : IG15, IG11, IG4, B36, B40, B56, B60, R1, B62, E36

Ventosa Móvel Indicações: Partes doentes extensas ou regiões com músculos espessos nas costas e coluna vertebral.

Outras Modalidades Ventosa Com medicamentos Indicações:Dores Vento-Umidade Ventosa sobre agulha no ponto: Indicações:Dores Vento-Umidade Ventosa Escarificada : Meridianos Tendino Musculares afetados por energias perversas

Contra Indicações Hipertermias, espasmos, convulsões, Ulcerações cutâneas, alergias cutâneas, insuficiência cardíaca, tumores malignos, tuberculose pulmonar evolutiva, doenças mentais, na menstruação, doenças hemorrágicas, doenças infecciosas agudas, nos idosos debilitados e sobre abdome e lombar de gestantes.