"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

DOMINGO 18º DO TEMPO COMUM Ano B
A Palavra se fez Ser humano.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Tira as sandálias.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Vigília Pascal.
Mãe de Deus.
Dá-me dessa água.
Uma Morada para o Senhor
veio morar no meio de nós
O Pão partilhado.
Eu sou o Pão Vivo.
O Chamado.
O Tabor.
Juiz ou Salvador?.
A Comunidade.
O Pão partilhado.
Pescadores de homens.
Jesus e seus Seguidores.
O Chamado.
Nosso coração está sempre insatisfeito
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A Voz de Deus.
Juiz ou Salvador.
Tire as sandálias.
O Profeta.
O Verbo se fez carne.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
"Dá-me de beber".
A Reconciliação.
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mãe de Deus.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
JOÃO é seu nome.
Trindade.
A Reconciliação.
Eu Sou a Videira.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Eu sou a Videira.
Todos nós desejamos segurança, felicidade... Mas onde a podemos encontrar? - Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenos e, para isso, se dedicam.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
O Pão partilhado.
As Tentações.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
A Liturgia fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1ª Leitura Elias recebe no deserto um "pão do céu"
18 DO TEMPO COMUM Ciclo B Oremos escutando o louvor às mãos de Jesus (“Ad manus” de Buxtehude) que multiplicaram os Pães Regina.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
Ser uma igreja acolhedora, que inspira pessoas a viverem os propósitos de Deus.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
O Chamado.
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior em preparação à grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus nos lembra.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
A Liturgia desse 3º domingo de Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Esta se concretiza quando apresentamos frutos de amor, paz e justiça. Conversão.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito
Transcrição da apresentação:

"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-os de toda fome.

Na 1ª Leitura, Deus alimenta o Povo com o MANÁ. (Ex 16, ) O povo está no deserto faminto, a caminho da terra Prometida. Depois dos primeiros dias de entusiasmo pela liberdade conquistada, o povo sente a dureza da marcha e a escassez de alimento e de água. Recorda as seguranças que tinha no Egito.... Começa, então, a reclamar de Moisés e Aarão. No Egito era escravo sim, mas tinha comida em abundância. E estavam dispostos a trocar a liberdade por um pouco de comida...

Deus não o abandona. Oferece um alimento inesperado: o Maná e codornizes para fortalecido prosseguir a caminhada. * O Maná é Sinal de outro alimento, de que nos falará o evangelho... A 2ª Leitura diz que quem se encontra com Cristo e o aceita como o "pão" da vida, deixa de ser homem velho e passa a ser "o homem novo". (Ef 4, ) No Evangelho Jesus se apresenta como o "PÃO DA VIDA". O Povo busca o pão do milagre e não o Messias que dá o pão. (Jo 6, 24-35)

O capítulo 6º de João continua, introduzindo o "sermão do pão da vida", que Jesus pronunciou na sinagoga de Cafarnaum, dando continuidade ao "sinal" da multiplicação dos pães. Entusiasmado com aquele milagre estrondoso, o povo procura Jesus. Poderia parecer um sucesso... Para Jesus, ao invés, foi um fracasso. O povo não entendeu o sentido daquele gesto.

Por que o povo está à sua procura? Não foi para escutar suas palavras e aprofundar a sua mensagem. mas porque comeu pão em abundância e de graça e esperava continuar tendo o pão garantido sem precisar trabalhar. 1) JESUS: critica essa procura e sugere outra procura: a FÉ. "Vocês estão me procurando porque comeram e ficaram satisfeitos. Não busquem o alimento que perece, mas o pão que permanece até a vida eterna."

Jesus não veio para oferecer pão com milagres, mas para ensinar que o amor e a partilha produzem pão em abundância. * Quantos ainda hoje o procuram, esperando apenas graças... milagres... E quando não conseguem... passam para seitas que os prometem... 2) Povo: "Que obras devemos fazer para conseguir esse alimento que permanece até a vida eterna ?" Jesus: "Que acrediteis naquele que Deus enviou...": Deus não exige "obras" (práticas da lei), mas fé em Cristo, enviado do Pai.

3) O Povo exige milagres para acreditar. Querem fé com garantias. Não foi suficiente a multiplicação dos pães: querem um sinal comparável ao de Moisés: Por isso, exigem : "Que sinal tu fazes para que vejamos e creiamos em ti?" Jesus: tenta explicar que foi Deus quem deu o Maná, e que o mesmo Deus envia o novo e verdadeiro pão do céu, que pode dar a vida verdadeira e sem fim. 4) E o Povo não entende a resposta de Jesus. E fixo nos seus interesses materiais, insiste: "Senhor, dá-nos sempre desse pão".

- Jesus, constrangido, esclarece: "EU SOU o Pão da vida… Quem vem a mim não terá mais fome e quem crer em mim jamais terá sede". Cristo, Palavra de Deus, é o único pão do céu que sacia plenamente nossa fome de felicidade e de paz do homem. No deserto, o Povo recebeu o Maná, um alimento para prosseguir a caminhada para a Terra Prometida... mas assim mesmo morreu. Hoje: Deus alimenta o seu povo com o pão da vida, com a sua PALAVRA, que é Jesus Cristo de Nazaré...

+ E Nós o que buscamos? O Povo procurou o pão do milagre, não o seu autor. Não basta buscar o pão de cada dia. É necessário buscar o pão que não perece e dura até a vida eterna. O Pão da vida eterna está presente na bondade, no amor, na luta pela justiça, na construção de um mundo novo... * Qual é a atitude que motiva a nossa busca de Deus, hoje? O encontro dominical é um momento privilegiado em que Cristo continua alimentar o seu povo, com sua palavra e seu pão...

Nós estamos aqui nessa celebração à sua procura. - É uma procura sincera de Deus, animada pela fé, para um encontro pessoal com Cristo, "Pão da Vida"? Ou é apenas um encontro social, movido por motivos humanos? Peçamos que Deus aumente a nossa fé para perceber seus sinais e seguir com generosidade seus apelos... Façamos nosso (no bom sentido) o pedido do povo de ontem: "Senhor, dá-nos sempre desse pão".

O primeiro domingo de agosto é dedicado à Vocação Sacerdotal. Rezemos ao Senhor para que continue enviando sacerdotes para o serviço da evangelização e da fraternidade. Que ele continue abençoando e plenificando a vida de todos os sacerdotes.

Padre, há 45 anos ORDENAÇÃO SACERDOTAL Pe. Antônio G Dalla Costa CS -

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração : Nelso Geraldo Ferronatto Música: O pão de Deus é o pão da vida L. e M. : Pe José Weber CD: Cantos de Abertura e Comunhão Hinário CNBB - Paulus Acesse o Endereço: