Índice de Desmatamento no Brasil.(2007)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitoramento por Satélites: Resumo de atividades no INPE
Advertisements

As conseqüências do avanço da cana
Programa Amazônia: PRODES DETER
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
Conjuntura Econômica Brasileira
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Dej- Departamento de estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof:
O espaço geográfico e as atividades humanas
O projeto Premiação O projeto Dados coletados pelo Inpe apontam que as queimadas no país representam a maior contribuição brasileira para o chamado "efeito.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
MONITORAMENTO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS FLORESTAIS EM RORAIMA
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS...
Assessoria Econômica da FEDERASUL
GEOPROCESSAMENTO e fotointerpretação
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
CONVERSÃO DE FLORESTA TROPICAL EM PASTAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO BALANÇO HÍDRICO DA REGIÃO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. Kécio Gonçalves LEITE1, Carlos Mergulhão.
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Palestrante: José Eustáquio Viola
(ANALÓGICO).
Rastreamento de Sistemas Convectivos FORTRACC
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O Espaço e Suas Representações
Projeto de Física Grupo:Iuna,Larissa,Ana,Mariana e Beatriz.
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
PREPARATÓRIO ENEM 2012 COLÉGIO FAYAL
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
BIOMAS BRASILEIROS.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa Institucional.
Problemas Ambientais Brasileiros
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI Instituto Nacional Pesquisas Espaciais INPE PRODES 2014: Divulgação da taxa estimada de desmatamento.
Modelo de Gestão da Qualidade
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inflação Brasileira Preocupa.
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Fogo no Acre – Os Impactos dos Incêndios de 2005 nos Estoques de Necromassa e a Flamabilidade de Florestas Acreanas Mary C.S. Menton1,2,3, I.Foster Brown1,3,
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
Problemas Ambientais.
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Belem, 06 Dez 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
Manaus, 18 de novembro de 2008Demerval Aparecido Gonçalves1 Modelagem dinâmica espacial aplicada na bacia do rio Purus, na Amazônia Sul-Ocidental Demerval.
Natureza e Tecnologia.
Sistema de Detecção em do Desmatamento em Tempo Real (Deter) – Junho de 2010 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia.
Perebea mollis apresenta o fenômeno da autopoda de seus galhos, isto é, os galhos são perdidos naturalmente pela planta ao longo do tempo (Fig. 1). Objetivou-se.
Notícias em Zootecnia Notícias em zootecnia é uma coletânea semanal de noticias referentes a área de produção animal pesquisado em varias fontes e veículos.
Uma rápida análise sobre o Aquecimento Global ANTONIO CARLOS MARTINHO JUNIOR, Ph.D. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen Universidade.
Modelagem Espacial do Desmatamento Amazônico Ricardo Alexandrino Garcia Professor e pesquisador do IGC/UFMG Britaldo Soares-Filho Professor e Pesquisador.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Transcrição da apresentação:

Índice de Desmatamento no Brasil.(2007) Universidade Castelo Branco Alunas:Patrícia soiane de C. Leal Fernanda Lúcia Ciências Biológicas ( 1º período,turma A )

Visão geral: No Brasil,o problema do desmatamento é crônico e histórico. Inicia-se com a colonização e culmina nos dias de hoje com grandes áreas desmatadas, na Amazônia, Brasil central, oeste da Bahia e outras áreas disseminadas pelo país;cabe lembrar que, o desmatamento e o uso de fogo, são a forma tradicional de incorporação de novas terras ao uso agropastoril. Embora o problema esteja disseminado por todo território brasileiro,a maior preocupação são os índices captados na Amazônia e áreas circunvizinhas e que apresentaremos a seguir, tomando por base o ano de 2007.

Índice de desmatamento 2007. interpretação de imagens ,dezembro de 2007. 10 - 20% 20 – 30% 30 – 40% 40 – 50% 50 – 60% 60 – 70% 70 – 80% 80 – 90% 90 – 100%

Índice de desmatamento 2007 As taxas de desmatamento da região mais agredida pelo desmatamento ,a Amazônia, é elaborada pelo Prodes ( Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélites ) e pelo Deter ( Detecção de Desmatamento em Tempo Real) do Instituto de pesquisas Espacial ( INPE ) , vinculado ao Ministério de Ciências e Tecnologia. A área desmatada entre Agosto de 2006 e julho de 2007 foi de 11,224 Km2 , o que representou uma queda de 20% em relação ao período anterior, e 59% de queda acumulada nos três últimos anos. No entanto, esta queda foi acompanhada por índices alarmantes. O índice de desmatamento na Amazônia, quebrou recordes negativos no segundo semestre, dados coletados pelo INPE mostram que cerca de 7000 Km2 foram derrubados entre agosto e dezembro 2007.

Desmatamento detectados pelo Deter (por estado) de agosto a dezembro de 2007.

O número apresentado pelo Deter de 3,235 Km2 para o segundo semestre de 2007, representa cerca de 40 a 60% do que é registrado pelo Prodes,que faz o cálculo mais detalhado de área desmatada,portanto o número real para este período é da ordem de 7000 Km2,podendo apresentar uma variável de 1,400 km2 para mais ou para menos. Se o ritmo de derrubadas continuar como nos índices detectados no final de 2007, a área devastada pode chegar em um ano a 15,000 Km2.

A natureza pede socorro. Considerações finais. Os índices apurados no ano de 2007,só vem a confirmar uma triste estatística nacional.Apesar de alguns esforços para conter o desmatamento,nosso país vem perdendo a guerra contra a destruição de nossas reservas naturais. As queimadas e os desmatamentos causam danos irreversíveis a nossa biodiversidade ,ao solo, e agravam o efeito estufa causando mais um grave problema a saúde pública. A natureza pede socorro.

Fonte de pesquisa: INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espacial.) Rio,12 de abril de 2008.