A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS..."— Transcrição da apresentação:

1 SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS...

2 QUEIMADAS: egundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), durante o período de junho a novembro, grande parte do país é acometido por queimadas, que se estendem praticamente por todas as regiões, com maior ou menor intensidade. O fogo é normalmente empregado para fins diversos na agropecuária, na renovação de áreas de pastagem, na remoção de material acumulado, no preparo do corte manual em plantações de cana-de-açúcar etc. S T rta-se de uma alternativa geralmente eficiente, rápida e de custo relativamente baixo quando comparada a outras técnicas que podem ser utilizadas para o mesmo fim. Os Estados que, tradicionalmente, apresentam maior número de focos de calor são Mato Grosso e Pará.

3 DESMATAMENTOS D esmatamento ou desflorestamento é o processo de destruição das florestas através da ação do homem. Ocorre, geralmente, para a exploração de madeira, abertura de áreas para a agricultura ou pastagem para o gado. A queimada ilegal é o processo mais utilizado para o desflorestamento. O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e principalmente pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial. O processo de desflorestamento ocorre a milhares de anos. Em algumas regiões do mundo, as floresta foram totalmente destruídas. Na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, quase não há mais florestas nativas.

4 QUANDO DESMATAMENTOS E QUEIMADAS PODEM SER PREJUDICIAIS?
Queimadas e derrubamento de árvores devem ser devidamente autorizados pelo IBAMA sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, por exemplo, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O IBAMA pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando os conhecidos incêndios florestais.

5 IMPACTOS AMBIENTAIS Poluição do Solo; Intensificação do efeito estufa;
Alterações no clima (aquecimento global); Destruição de nascentes (água); Destruição da Fauna.

6 ATIVIDADE Agora que você já aprendeu um pouco sobre queimadas e desmatamentos, que tal aprofundarmos nossas pesquisas sobre os impactos dessas atividades na natureza? Para isso, siga as orientações da próxima página...

7 ATIVIDADE Escolha um dos impactos ambientais citados neste material, vá até a biblioteca da escola e colete alguns dados sobre o assunto. Depois vá até o laboratório de informática, e seguindo as orientações de seu professor pesquise o mesmo tema na Internet. Procure evidenciar o que há de novo sobre o assunto em questão, a partir das diferentes fontes de pesquisa. Verifique principalmente as notícias vinculas na mídia sobre o assunto. Os registros poderão ser realizados em seu caderno e posteriormente compartilhados com a turma no seminário organizado pelo professor.

8 SITES PESQUISADOS PARA PRODUÇÃO DESTE MATERIAL:


Carregar ppt "SOBRE QUEIMADAS E DESMATAMENTOS..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google