Persistência histórica de dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Quem é o homem ?.
Grécia Antiga.
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Conversando sobre memória
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Dimensões da Globalização
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Introdução à Prática da Pesquisa I
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Linguagem verbal.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Processamento de dados na UCP e memória UCP
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
História geral Introdução ao estudo de história
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Colégio Adventista de Diadema
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
 .
Cultura Digital 2015.
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Gestão de Documentos e Arquivos
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
O Positivismo.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Documentos Digitais Aula 6.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Comportamento e Feminismo
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Atividade complementar 04
Do Mito à Filosofia.
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Cultura Digital 2015.
Profa. Lívia Perasol Bedin
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
OS DESAFIOS DA NUTRIÇÃO NO SÉCULO XXI
TIPOS DE PESQUISA.
Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos.
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Patrimônio cultural.
Como explicar o mundo?.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos

Introdução A Ciência da Informação, campo interdisciplinar de conhecimento, responde aos problemas informacionais da sociedade, de sua origem voltada ao uso da informação nos diferentes contextos humanos (Saracevic, 1996). Ao preservar documentos, os lugares da memória guardam materialmente a memória de um povo, de uma cidade, de um país e, com isso, a Ciência da Informação desconsiderou um importante aspecto da memória: o esquecimento.

Introdução Já nos primórdios de sua história, o homem constrói espaços destinados à armazenagem dos registros produzidos pelas civilizações, em especial a biblioteca.

O Esquecimento na Memória Biológica  Izquierdo (2004) diferencia essas memórias da seguinte forma: memória de trabalho ou operacional: “... é a que usamos para entender a realidade que nos cerca e poder efetivamente formar ou evocar outras formas de memória.” memória de curta duração: é a memória que dura no máximo seis horas, o suficiente para que se possa formar a memória de longa duração. memória de longa duração ou remota: essa memória demora horas para ser construída e pode durar anos, ou décadas.

O Esquecimento na Memória Biológica As memórias têm origem nas conexões entre os neurônios, pontos de contato que recebem a denominação de sinapses. Quando uma sinapse é ativada, o fortalecimento temporário observado na formação da memória de curto prazo é criado.

O Esquecimento na Memória Biológica

Memória coletiva A memória, enquanto fenômeno social, pode ser entendida como a História, a tradição, a cultura de um povo. Pode, ainda, ser entendida como memória coletiva, aquela que ultrapassa a memória individual e biológica de um indivíduo por ser a memória de uma sociedade.

Memória coletiva

Memória Oral As sociedades consideradas orais são aquelas que antecedem a invenção da escrita, nas quais todo o saber era transmitido oralmente aos indivíduos por meio de narrações, ritos e mitos. Essa temporalidade utiliza-se, basicamente, da memória biológica para a conservação dos saberes.

Memória Escrita Com o advento da escrita, os fatos poderiam ser registrados em suporte, não mais cabendo à memória humana a exclusiva função de reter e preservar informações.

Memória Escrita Os suportes de inscrição dos fatos (a argila, as tábuas de cera, o pergaminho, o papiro ou o papel), representaram uma extensão da memória biológica humana.

Memória Escrita Para Platão (428-348 a.C.), a invenção da escrita seria responsável pela obliteração da memória biológica, provocando o esquecimento.

Memória digital A sociedade digital começou a desenvolver-se a partir do surgimento das primeiras máquinas de calcular, no final do século XIX. Os avanços das tecnologias digitais prosseguiram à grande velocidade e, atualmente, há uma utilização massiva dessas novas técnicas.

Memória digital Na sociedade digital, sobretudo no ciberespaço, o esquecimento é uma constante (como na memória biológica), pois nesse meio não há garantias de preservação. Com efeito, podemos perceber que o esquecimento afeta, de maneira muito mais sutil, a sociedade escrita que as demais. O esquecimento, entre outras características, aproxima a sociedade oral da sociedade digital.