SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

A Informática.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Fundamento à Informática
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Profª Amita Muralikrishna
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
PCI- Introdução à Computação
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Estrutura e funcionamento de um computador
Estrutura e Funcionamento de um Computador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Conceitos Básicos de Informática
Organização e Arquitetura de Computadores
Hardware e Software Trabalho realizado por O nosso nome
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Prof.: Nilo Cesar SENAC CEP Ceres Curso Recepcionista
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
(Sistema de Processamento de Dados)
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Computação Eletrônica 2
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL INFORMÁTICA COMERCIAL
Introdução à Informática
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Fundamentos de Hardware
Arquitetura de Computadores
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Arquitetura geral de computadores
Arquitetura de Microcomputadores
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –
Introdução à Programação
Introdução a Informática
Introdução à Computação
Princípios Básicos de Utilização do Computador
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores
Bruno Iran Ferreira Maciel
Algoritmos e Programação Aula 01 Computadores e seus componentes.
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro Informática Administração/2016.
Tecnologias de Informação e Comunicação Estrutura e funcionamento de um sistema informático Agrupamento de Escolas de Carvalhos Professora Susana Oliveira.
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
Origem da palavra Informática
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Introdução à Computação Professora: Dina Françoile – dinna@bol.com.br Aula: Organização e Funcionamento do Computador (Hardware e Software)

Computador Computador parte física (hardware) + parte lógica (software). Hardware é o conjunto de todos os elementos físicos que compõe o computador (o equipamento propriamente dito). Software é o conjunto de instruções que controla e orienta (instrui) o computador para execução de tarefas.

Computador O computador é um sistema de computação que realiza processamento eletrônico de dados, através das funções básicas de entrada, processamento e saída. A entrada de um sistema de computação corresponde ao conjunto dos dados necessários para a realização de uma tarefa; O processamento refere-se às modificações realizadas sobre os dados de entrada e à elaboração dos resultados; A saída corresponde ao conjunto de dados resultantes obtidos; Um sistema de computação está organizado em 2 componentes: o hardware e o software.

Hardware Hardware É o equipamento propriamente dito; Todo e qualquer componente que faça parte da máquina como um todo interna ou externamente; Constituído por elementos básicos, ditos unidades funcionais básicas: Unidade Central de Processamento; Memória principal; Unidades de Entrada e Saída Os componentes de hardware interligam-se à placa-mãe, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador;

Hardware Arquitetura Básica de um Computador (Von Neumann) Unidade Central de Processamento

Hardware: CPU Unidade Central de Processamento (UCP) ou processador ou CPU - Central Processing Unit sua função é controlar o funcionamento do computador e a execução de programas; Um programa é composto por uma série de instruções que são executadas seqüencialmente pela CPU, através de operações básicas como somar, subtrair, comparar e movimentar dados. A CPU é composta por 2 componentes básicos: Unidade de Controle (UC) Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou ALU).

Hardware: CPU Unidade de Controle (UC) é a parte coordenadora do computador; responsável pela supervisão do funcionamento das demais partes (componentes funcionais) do computador; Controla e coordena os outros componentes do computador bem como o fluxo de dados; A UC analisa e interpreta cada instrução de programa e ordena a cada parte funcional envolvida que execute sua tarefa na execução daquela instrução.

Hardware: CPU Unidade Lógica e Aritmética (ULA) responsável pelas funções de processamento, ou seja, execução das instruções; executa operações aritméticas (cálculos) e lógicas (comparações entre itens da memória, movimentos de dados na memória, etc.)

Unidade Lógica e Aritmética Hardware: CPU Unidade Central de Processamento CPU Unidade de Controle Unidade Lógica e Aritmética

Hardware: Memória Memórias São dispositivos que têm locais para o armazenamento de dados e instruções Tem por função armazenar internamente toda a informação que é manipulada pela máquina; Em geral, está classificada em dois grandes grupos: memória principal ou primária memória secundária ou auxiliar.

Hardware: Memória Memória Principal ou Primária a) RAM (Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório) armazena os dados e programas enquanto estão sendo processados (armazenamento temporário); Temporária e volátil, pois os dados só permanecem nela armazenados enquanto houver energia elétrica; armazena os dados intermediários resultantes das operações lógicas e aritméticas; todos os dados que entram e que saem do computador passam pela memória RAM; Permite a leitura e a escrita

Hardware: Memória Memória Principal ou Primária a) ROM (Read Only Memory – Memória Somente de Leitura) Fornece armazenamento permanente para dados e instruções que não mudam; Não volátil, pois as informações não são perdidas quando a energia é cortada; Suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas; Por esse motivo é uma memória só de leitura.

Hardware: Memória Memória Auxiliar ou Secundária É um complemento da Memória Principal para guardar dados; Permite o armazenamento, por prazos relativamente prolongados, de uma grande quantidade de dados, fora da CPU e do armazenamento principal, que não são perdidos com o desligamento do computador; Os dispositivos de armazenamento caracterizam a Memória Secundária, alguns exemplos são: CD-ROM; DVD; Disco Rígido; Disquete; Pen Drive.

Hardware: Memória Memória Cache É um tipo de memória de alta velocidade que um processador pode acessar mais rapidamente do que a memória principal; Os dados usados freqüentemente são armazenados em memória cache de fácil acesso em vez da memória RAM.

Hardware: Unidades de Entrada e Saída Dispositivos ou Periféricos de Entrada e Saída Os dispositivos de entrada e saída servem basicamente para a comunicação entre o computador e o meio externo; Por esses dispositivos as pessoas (usuários) levam dados e instruções para o computador e recebem resultados dele; Tem por função permitir que a saída resultante de um processamento seja compreensível para as pessoas e os dados de entrada o sejam para o computador.

Hardware: Unidades de Entrada e Saída Os dispositivos de E/S estão classificados em: Dispositivos de Entrada Aqueles que permitem introduzir dados e/ou comandos do meio externo para dentro da máquina Dispositivos de Entrada e Saída Aqueles que permitem tanto a inserção de dados no computador, bem como a retirada de informações do mesmo Dispositivos de Saída Aqueles que permitem mostrar ou colocar na parte exterior do computador o resultado processado (informação)

Hardware Comunicação entre os componentes de hardware do computador

Software Software Os programas que são utilizados para o computador funcionar; Um programa de software é uma série de declarações ou instruções para o computador; Refere-se às instruções detalhadas que controlam a operação do hardware do computador;

Software Os dois principais tipos de software são: Software de sistemas consiste em programas que gerenciam a apóiam um sistema de computador e suas atividades de processamento de informação Software aplicativo Os pacotes de software são programas escritos e codificados previamente, e disponíveis no comércio

Software: Software de Sistemas Programas de Gerenciamento de Sistemas Sistema Operacional: o sistema operacional pode ser encarado como o administrador geral do sistema de computador. Gerenciamento de Redes: esses programas são utilizados por servidores e outros computadores em uma rede para controlar e gerenciar o desempenho da rede. Gerenciamento de Banco de Dados: controla o desenvolvimento, utilização e manutenção dos bancos de dados.

Software: Software de Sistemas Programas de Desenvolvimento de Sistemas Uma linguagem de programação permite a um programador desenvolver um conjunto de instruções que constituem o programa de computador. O processo de escrever ou codificar o programa é denominado programação, e a pessoa que executa essa tarefa chama-se programador.

Software: Software Aplicativo Aplicativos Específicos Programas que apóiam aplicações de usuários em empresas e outros campos específicos; Exemplos: Pacotes aplicativos específicos nas empresas (contabilidade, administração de vendas, análise de investimentos, etc.); Softwares aplicativos específicos para ciência e engenharia, arquitetura, educação, matemática, entretenimento, entre outros

Software: Software Aplicativo Aplicativos para Finalidades Gerais São programas que executam trabalhos comuns de processamento de informações para usuários; Exemplos: Navegadores de rede; Correio eletrônico; Processamento de textos; Planilha eletrônica; Edição de Imagens; Vírus/Antivírus, etc.

Bibliografia FEDELI, Ricardo Daniel et al. Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2003 MANZANO, André Luiz N. G.; MANZANO, Maria Izabel N. G. Estudo Dirigido de Informática Básica. 7ª Ed. São Paulo: Erica, 2007 VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: Conceitos Básicos. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004