Período Imperial: ( ) Primeiro reinado( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 – D. Pedro I e as regências
Advertisements

O 1º REINADO.
I Reinado ( ).
Ordem social e econômica do período colonial:
Quando o Brasil virou capital do Império Português
Revisão 8° ano Conteúdos: A independência do Brasil O Primeiro Reinado
1. Ordem social e econômica do período colonial:
Primeiro Reinado ( ).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
A Independência do Brasil
Primeiro Reinado
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
Ordem social e econômica do período colonial:
Aulas 19 e 20 Ordem social e econômica do período colonial:
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
INDEPENDÊNCIA DO.
O processo de Independência
Independência do Brasil
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Ordem social e econômica do período colonial:
I Reinado ( ).
Como o segundo reinado estabilizou o país?
CHEGA A INDEPENDÊNCIA.
As Independências na América Latina
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A organização do Estado brasileiro
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
I império brasileiro
No balanço do Reggae! Professor Jorge Oliveira.
O reinado de D. Pedro II.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Brasil – Império Primeiro Reinado ( )
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO:
RECONHECIMENTO DA INDEPENDÊNCIA
História do Brasil Império
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO: 1.1. A história é resultado de processos históricos e não de ações individuais de pseudo-heróis A diferença entre mito.
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
FORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Aula 3 - Cursinho Noturno
Processo de Independência do Brasil [1822]
Capítulo 10 A independência se conquista no grito?
Primeiro Reinado ( ).
Independência...para quem?
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
BRASIL IMPERIAL PROF: ADRIANO CAJU.
Primeiras rebeliões separatistas
Prof. André Rosa
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O IMPÉRIO DO BRASIL: Primeiro Reinado
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A construção do Estado: Política e Economia no Primeiro Reinado
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado ( )
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
O Império Brasileiro Profª Gladis Annes. I Império (1822/1831) Período Regencial (1831/1840) II Império (1822/1889) Fundação: A Única Monarquia instituída.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A AMÉRICA LATINA:
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Prof. Rafael Chaves - O Período Joanino ( ) Prof. Rafael Chaves -
1º. Reinado Características Gerais Independência feita pelas Classes Dominantes (Aristocracia Rural Independência feita pelas Classes Dominantes.
Transcrição da apresentação:

Período Imperial: (1822-1889) Primeiro reinado(1822-1831) Regência(1831-1840) Segundo reinado(1840-1889)

Primeiro Reinado:

Brasil Independente: D.Pedro, filho primogênito, se configurava como uma nova liderança política rival das cortes portuguesas. O estado brasileiro buscava o reconhecimento e a consolidação de sua independência. Quadro Independência ou Morte mais conhecido com "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela - 1888)

As relações internacionais: Os EUA são os primeiros a reconhecerem a independência do Brasil cumprindo o discurso da doutrina Monroe.(1824) No mesmo período o congresso de Viena prometia invadir as colônias rebeldes da América com a Santa Aliança

Relações Internacionais: O patrocínio inglês foi fundamental, através de empréstimos e a intermediação das negociações entre o Brasil e Portugal. As tropas portuguesas que aqui estavam se rebelaram contra o governo, exigindo que fossem contratados mercenários franceses e ingleses. Na capitação dos recursos se destacaram os irmãos Andrada.(José Bonifácio, Martim Francisco e Antonio Carlos de Andrada e Silva)

A “eminência parda”: José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), nascido em Santos (Brasil), estudou mineralogia na Academia de Minas de Freiberg, professor de Metalurgia da Universidade de Coimbra.

As disputas Armadas: As disputas se concentraram na Bahia, Piauí, maranhão, Pará e cisplatina(1822-1823).Em todas essas guerras o Brasil foi vitorioso. Estas disputas enfraqueceram a unidade territorial brasileira favorecendo revoltas provinciais.

O reconhecimento Português: Depois de contraírem pesadas dividas e percebendo que não conseguiriam apoio internacional, a corte portuguesa reconhece a independência do Brasil mediante ao pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas.(1824) A Inglaterra concedeu o empréstimo ao Brasil, exigindo que Portugal pagasse parte de sua dívida com o mesmo dinheiro, portanto o dinheiro nem saio dos bancos ingleses.

Relações comerciais: A ajuda inglesa contribui para o estabelecimento das parcerias comerciais com o Brasil onde foram mantidas as vantagens dos tratados de 1810. O Brasil nasce bastante endividado criando uma situação de bastante desvantagem no campo das negociações. Em primeiro momento a independência não siguinificou uma grande mudança no campo da economia, sendo mantida a estrutura agro-exportadora e a escravidão.A industria interna não encontrou espaço para crescer relegando o Brasil a dependência comercial.

Política Interna: Logo após a independência a elite brasileira já apresentava a divisão política em dois partidos: Brasileiro e Português. Na elaboração da primeira constituição foram convocados 90 deputados para a constituinte, todos representantes da elite(Aristocracia rural). Sobre a liderança dos irmãos Andradas foi confeccionada uma carta constitucional de caráter liberal e altamente polêmica.

, 24 de setembro de 1834)

O projeto constitucional da Mandioca: Características: Subordinação do poder executivo e das forças armadas a o legislativo. Instituição do voto censitário – Renda comprovada através da PRODUÇÃO AGRÍCOLA. Para ter direito a o voto o eleitor de paróquia deveria ter o equivalente a 150 alqueires de mandioca, para ser candidato a deputado era estabelecido a quantia de 500 alqueires e senador 1000 alqueires.

A constituição de 1824: D.Pedro não aprova o projeto de 1823 e promove uma dura perseguição aos constituintes liberais, prendendo e exilando vários deputados – O rei convoca uma nova constituinte, desta vez conservadora. 25/03/1824 foi outorgada a primeira constituição brasileira – O voto continuava censitário mas agora a renda deveria ser comprovada em mil réis.

Características: Considerava o imperador como sagrado não estando sujeito a qualquer responsabilidade. Subordinação da Igreja católica a o estado(padroado), seria garantida a liberdade de cultos em locais reservados. Excluía da participação política as classes menos favorecidas, consagrava o poder centralizado e absoluto em torno do rei.

A Confederação do Equador: Movimento que começou em Pernambuco e se espalhou por quase todo o nordeste em 1824. Fatores: A crise constitucional (1823-1824). As dificuldades econômicas do nordeste. A adoção do regime republicano no resto da América.

Confederação do Equador: Movimento separatista,republicano,popular e urbano. Líderes:Paes de Andrade(político), Frei Caneca(jornalista e franciscano) e Cipriano Barata. Os revolucionários tomaram o poder em Pernambuco e tiveram o apoio do RN,CE e PB. É proclamada a confederação do equador um país republicano separado do Brasil A revolução é derrotada pelas tropas do governo e 16 pessoas foram executadas.

Economia do primeiro reinado: Aumento considerável da dívida externa. Balança comercial desfavorável. Cresce a produção mundial de produtos primários como açúcar e algodão. Café se apresenta como o produto importante nas exportações(1820). De maneira geral foi um período de bastante crise e aumento dos impostos. A inflação descontrolada e a falência do banco do Brasil (1829).

O Absolutismo: O governo de D.Pedro foi altamente despótico onde o rei administrou sem o legislativo até 1826.

A Abdicação de D.Pedro I :

, 24 de setembro de 1834)