Missões transculturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Advertisements

Pr. Luiz Damasceno Departamental de Escola Sabatina na Associação Norte Catarinense.
Este é um texto teste para este slide.
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27,
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, aprovação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu.
“Eu sou a ressurreição e a vida “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá”. (Jo 11:25)
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
CRUCIFICADO E RESSURRETO
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
QUEM É JESUS CRISTO? 03 “Mas vós, perguntou Ele, quem dizeis que Eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus” (Lc 9:20).
SEGUINDO JESUS NA VIDA DIÁRIA
A MISSÃO DE JESUS 08. A MISSÃO DE JESUS 08 “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lc. 19:10.
CRISTO COMO SENHOR DO SÁBADO 05 “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o filho do homem é senhor.
O REINO DE DEUS 11. O REINO DE DEUS 11 “Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus”. (Lc 13:29)
JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO
JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA
PALAVRAS DE VERDADE 09. PALAVRAS DE VERDADE 09.
A missionária inesperada
PALAVRAS DE SABEDORIA 08. PALAVRAS DE SABEDORIA 08.
COMO LIDAR COM AS CONTENDAS
AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05. AS BÊNÇÃOS DOS JUSTOS 05.
O QUE VOCÊ VAI RECEBER NÃO É O QUE ESTÁ VENDO 06.
“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
Jesus: o Mestre das missões
Filipe como missionário
Paulo: seu passado e seu chamado
Ester e Mordecai 06 “Não pense que pelo fato de estar no palácio da rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora,
Paulo: missão e mensagem
Pedro e os gentios 09. Pedro e os gentios 09 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Exilados que se tornaram missionários 05 “Foi –lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas O servissem;
AS MISSÕES INTERCULTURAIS
Lição da Escola Sabatina 16 de agosto a 22 de agosto de 2015.
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
Lição 8 - Missões Transculturais. Eles sentiram-se INDIGNOS de receber a benção de Jesus; tiveram o SENSO de que Deus estava entre os homens na pessoa.
“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”
Lição da Escola Sabatina 23 de agosto a 29 de agosto de 2015.
VIVENDO PELA FÉ 11. VIVENDO PELA FÉ 11 “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro”. Prov. 29:25.
A crise (interna e externa)
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
A destruição de Jerusalém
REPREENSÃO E REPRESÁLIA
A crise continua 07. A crise continua 07 “O que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo.
JEREMIAS. O Jugo de Jeremias 09 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc. 9:23).
De volta ao Egito 12. De volta ao Egito 12 “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o Senhor, o.
Atos Simbólicos 06. Atos Simbólicos 06 “Não tem o oleiro direito sobre a massa, para o mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?”.
A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12. A HUMILDADE DOS SÁBIOS 12.
Lições de Jeremias 13. Lições de Jeremias 13 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá.
A aliança 11. A aliança 11 “Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá" (Jr 31:31).
Crise no Céu 01. Crise no Céu 01 “Ao nosso Deus, que Se assenta no trono e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Ap 7:10.
Mais tristezas para o profeta
A rebelião global e os patriarcas 03 “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto.
Conflito e crise: os juízes 04 “Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos.
O Conflito continua 05 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos.
VITÓRIA NO DESERTO 06. VITÓRIA NO DESERTO 06 “ O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10.
Companheiros de armas 08. Companheiros de armas 08.
O grande conflito e a igreja primitiva 09 “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram.
PAULO E A REBELIÃO 10 “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá.
O Evangelho de Mateus. O Sermão do Monte 03 “Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque.
O Evangelho de Mateus. Filho de Davi 01 “Ele salvará o Seu povo do pecado deles”. Mateus 1:21.
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
O Evangelho de Mateus. Senhor de judeus e gentios 07.
Descanso em Cristo 06. Descanso em Cristo 06 “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).
O Evangelho de Mateus. FÉ E CURA 04 “Qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer ‘levanta-te e anda?”. Mt 9:5.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
O Evangelho de Mateus. Os Últimos Dias de Jesus 12.
A restauração de todas as coisas 01 TEXTO CHAVE “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn. 1:27).
Transcrição da apresentação:

Missões transculturais 08

“Eis aqui o meu servo, que escolhi, o Meu amado, em quem a Minha alma Se compraz. Farei repousar sobre Ele o Meu Espírito, e Ele anunciará juízo aos gentios.” (Mt 12:18).

Apresentar princípios bíblicos que orientem a missão transcultural. Despertar cada cristão para a necessidade da pregação a pessoas de outras culturas. Estimular o envolvimento de cada cristão com a missão transcultural através da oração, auxílio financeiro ou envolvimento pessoal.

No ministério de Jesus, pessoas de diferentes culturas e ambiente social foram alcançadas pelos atos de misericórdia e salvação. A salvação é estendida a todos indiscriminadamente.

A mulher samaritana Através de seu ministério, Jesus demonstra respeito pela cultura. No entanto, não permite que a tradição se torne uma barreira para a pregação. Jesus rompe com a tradição ao entrar em contato com um estrangeiro (Jo 4:7). Jesus ultrapassa os limites da tradição ao ficar sozinho com uma mulher que não fazia parte de sua família (Jo 4:9).

O oficial do exército romano Como o evangelho pode unir pessoas de diferentes culturas? A expressão de confiança do centurião demonstra que a fé não está restrita a determinada cultura, antes, porém é um elemento universal (Lc 7:7-9). Diante da necessidade espiritual de cada ser humano, o cristão pode ser um meio de conduzir cada individuo a Jesus (Lc 7:4-6). Quando as pessoas reconhecerem que andamos com Cristo, irão contar com nosso auxílio para buscar a Deus (Lc 7:3).

Lidando com os demônios Quais foram os atos de Jesus que demonstraram que o evangelho deve alcançar a todas as culturas? A presença de porcos no ambiente onde o jovem de Gadara fora liberto indica que Jesus buscava alcançar os pagãos. Na libertação da filha da mulher cananeia, o amor de Jesus pelos não israelitas é manifestado (Mt 15: 21-28).

Dez leprosos O infortúnio poder conduzir pessoas de diferentes culturas a romperem com as barreiras culturais e unirem-se na busca por socorro Os dez leprosos, entre eles um samaritano, unem-se a fim de receber o socorro divino. A compaixão divina pelas necessidades humanas, além de conduzir os necessitados à pessoa de Deus, é capaz de unir indivíduos e quebrar preconceitos.

Os gregos e Jesus Como podemos minimizar as barreiras culturais na pregação do evangelho? O conhecimento das peculiaridades culturais de cada pessoa, povo ou nação pode facilitar a evangelização. Devido à identificação cultural, a pregação do evangelho a determinadas culturas poderá sofrer menor resistência quando feita por uma pessoa da própria cultura.

Devemos a semelhança de Jesus, incluir todas as pessoas e culturas em nosso esforço evangelístico. Levar em consideração os aspectos culturais das pessoas ao transmitirmos a mensagem de salvação. Não permitir que diferenças culturais tornem-se barreiras para não pregarmos o evangelho.

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb. adventistas. org www COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015 usb.adventistas.org www.maisumdiscipulo.com TEXTO: Vanderson Rodrigues Distrital de Jardim Esplanada Associação Central Paranaense PROJETO GRÁFICO: Marcos Castro Designer gráfico marcosgularte@gmail.com

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação. O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site